Os 6 microestados europeus

Um dos meus passatempos favoritos da vida é ficar pesquisando a respeito da história de outros países. Vira e mexe, me pego googlando alguma coisa sobre algum país diferente. Dias atrás, no meio de uma das minhas googladas, eu caí nos 6 microestados europeus. Eu nunca tinha parado pra pensar sobre esse assunto, mas achei muito interessante e resolvi compartilhar.

Para ser considerado um microestado, o território não pode passar de 1.000km² e além de ser pequeno no tamanho, também precisa ser pequeno na população. O continente europeu abriga 6 dos 24 microestados presentes no mundo, são eles: Malta, Andorra, Mônaco, Liechtenstein, San Marino e Vaticano.

Vale ressaltar que eu já fui em 3 (Malta, Vaticano e San Marino) desses 6. Só faltam 3!

Em ordem: Andorra, Mônaco, Liechtestein, San Marino, Vaticano e Malta

Em ordem: Andorra, Mônaco, Liechtestein, San Marino, Vaticano e Malta

Cada um dos 6 microestados europeus tem um história super interessante, mas todos tem um ponto em comum: brigaram muito com seus vizinhos pra se manterem independentes!

1. Malta
População: 418 mil
Capital: Valetta
História: O mais populoso dos 6 microestados, localizado no mar mediterrâneo europeu e com história datada de 5.200 A.C., Malta é sem dúvida um dos países que mais passaram de mão em mão do mundo. Por lá já passaram romanos, fenícios, gregos, árabes, fraceses e por último, ingleses. Malta desvinculou-se do Reino Unido em 1964 e desde então, é um país independente.

2. Andorra
População: 78 mil
Capital: Andorra-a-Velha
História: É o maior dos 6 e fica cravado entre a Espanha e a França. As guerras entre França e Espanha pelo controle do território datam de 1200, mas foi em 1806, pouco depois da Revolução Francesa que o país adquiriu a sua soberania e assim se mantém até os dias atuais.

3. Mônaco
População: 38 mil
Capital: Cidade de Mônaco
História: Mônaco é uma das 48 monarquias da atualidade e é governada pela mesma família, os Grimaldi, por mais 7 séculos! Durante sua história, Mônaco foi invadida por muitos povos, sendo anexada e desanexada por eles. Foi só em 1489, que Carlos VIII, rei da França, reconheceu Mônaco como um principado independente e lhes deu a soberania.

4. Liechtenstein
População: 36 mil
Capital: Vaduz
História: O país fica entre a Áustria e a Suíça, e recebe seu nome em homenagem a família Liechtenstein, de origem áustriaca, que comprou o território e governou o país no século XV. Liechtenstein declarou-se independente em 1806, mas só recebeu de fato a independência em 1815.

5. San Marino
População: 31 mil
Capital: Cidade de San Marino
História: San Marino é a república soberana mais antiga do mundo, fundada em 301 D.C, mas que por ficar localizado dentro da península italiana, teve que brigar muito com os italianos para manter-se indepentende. Foi Napoleão Bonaparte, na época de sua ascenção, que fez um acordo com os San Marinos e deu a soberania ao país. Na época da unificação da Italiana (1870), San Marino foi persuadido a entrar, mas não aceitou pois ainda valia o acordo de Napoleão!

6. Vaticano
População: 900
Capital: Cidade do Vaticano
História: O menor país do mundo em área e em população, também fica dentro da Itália, mas diferente de San Marino, que fica localizado em uma área isolada por montanhas, o Vaticano é localizado no coração de Roma. O Vaticano foi reconhecido um país independente em 1929 e de lá que a igreja católica é governada.

Ps: Há quem diga que Luxemburgo e Chipre deveriam ser considerados microestados europeus também, mas eles não entram na lista oficial, aprovada pela ONU.

Anúncios

7 comentários sobre “Os 6 microestados europeus

  1. Pingback: San Marino, a República mais velha do mundo – parte I | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s