Os 6 microestados europeus

Um dos meus passatempos favoritos da vida é ficar pesquisando a respeito da história de outros países. Vira e mexe, me pego googlando alguma coisa sobre algum país diferente. Dias atrás, no meio de uma das minhas googladas, eu caí nos 6 microestados europeus. Eu nunca tinha parado pra pensar sobre esse assunto, mas achei muito interessante e resolvi compartilhar.

Para ser considerado um microestado, o território não pode passar de 1.000km² e além de ser pequeno no tamanho, também precisa ser pequeno na população. O continente europeu abriga 6 dos 24 microestados presentes no mundo, são eles: Malta, Andorra, Mônaco, Liechtenstein, San Marino e Vaticano.

Há quem diga que Luxemburgo e Chipre deveriam ser considerados microestados europeus também, mas eles não entram na lista oficial, aprovada pela ONU.

Quando escrevi esse post, em 2014, eu já tinha visitado Malta, mas fiquei tao interessado que resolvi comecar um projeto: visitar cada um dos 6 e também os 2 nao oficiais. Até agora já visitei 4 (Malta, Vaticano, San Marino e Mônaco) dos 6 e 1 (Chipre) dos 2!

Em ordem: Andorra, Mônaco, Liechtestein, San Marino, Vaticano e Malta
Em ordem: Andorra, Mônaco, Liechtestein, San Marino, Vaticano e Malta

Cada um dos 6 microestados europeus tem um história super interessante, mas todos tem um ponto em comum: brigaram muito com seus vizinhos pra se manterem independentes!

1. Malta
População: 418 mil | Capital: Valetta
História: O mais populoso dos 6 microestados, localizado no mar mediterrâneo europeu e com história datada de 5.200 A.C., Malta é sem dúvida um dos países que mais passaram de mão em mão do mundo. Por lá já passaram romanos, fenícios, gregos, árabes, fraceses e por último, ingleses. Malta desvinculou-se do Reino Unido em 1964 e desde então, é um país independente.

2. Andorra
População: 78 mil | Capital: Andorra-a-Velha
História: É o maior dos 6 e fica cravado entre a Espanha e a França. As guerras entre França e Espanha pelo controle do território datam de 1200, mas foi em 1806, pouco depois da Revolução Francesa que o país adquiriu a sua soberania e assim se mantém até os dias atuais.

3. Mônaco
População: 38 mil | Capital: Cidade de Mônaco
História: Mônaco é uma das 48 monarquias da atualidade e é governada pela mesma família, os Grimaldi, por mais de 7 séculos! Durante sua história, Mônaco foi invadida por muitos povos, sendo anexada e desanexada por eles. Foi só em 1489, que Carlos VIII, rei da França, reconheceu Mônaco como um principado independente e lhes deu a soberania.

4. Liechtenstein
População: 36 mil | Capital: Vaduz
História: O país fica entre a Áustria e a Suíça, e recebe seu nome em homenagem a família Liechtenstein, de origem áustriaca, que comprou o território e governou o país no século XV. Liechtenstein declarou-se independente em 1806, mas só recebeu de fato a independência em 1815.

5. San Marino
População: 31 mil | Capital: Cidade de San Marino
História: San Marino é a república soberana mais antiga do mundo, fundada em 301 D.C, mas que por ficar localizado dentro da península italiana, teve que brigar muito com os italianos para manter-se indepentende. Foi Napoleão Bonaparte, na época de sua ascenção, que fez um acordo com os San Marinos e deu a soberania ao país. Na época da unificação da Italiana (1870), San Marino foi persuadido a entrar, mas não aceitou pois ainda valia o acordo de Napoleão!

6. Vaticano
População: 900 | Capital: Cidade do Vaticano
História: O menor país do mundo em área e em população, também fica dentro da Itália, mas diferente de San Marino, que fica localizado em uma área isolada por montanhas, o Vaticano é localizado no coração de Roma. O Vaticano foi reconhecido um país independente em 1929 e de lá que a igreja católica é governada.


9 comentários sobre “Os 6 microestados europeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.