Os 6 microestados europeus

Um dos meus passatempos favoritos da vida é ficar pesquisando a respeito da história de outros países. Vira e mexe, me pego googlando alguma coisa sobre algum país diferente. Dias atrás, no meio de uma das minhas googladas, eu caí nos 6 microestados europeus. Eu nunca tinha parado pra pensar sobre esse assunto, mas achei muito interessante e resolvi compartilhar.

Para ser considerado um microestado, o território não pode passar de 1.000km² e além de ser pequeno no tamanho, também precisa ser pequeno na população. O continente europeu abriga 6 dos 24 microestados presentes no mundo, são eles: Malta, Andorra, Mônaco, Liechtenstein, San Marino e Vaticano.

Há quem diga que Luxemburgo e Chipre deveriam ser considerados microestados europeus também, mas eles não entram na lista oficial, aprovada pela ONU.

Quando escrevi esse post, em 2014, eu já tinha visitado Malta, mas fiquei tao interessado que resolvi comecar um projeto: visitar cada um dos 6 microestados e também os 2 nao-oficiais. Até agora já visitei 5 (Malta, Vaticano, San Marino, Mônaco e Andorra) dos 6 oficiais e 1 (Chipre) dos 2 nao-oficiais!

6-microestados
Em ordem: Andorra, Mônaco, Liechtenstein, San Marino, Vaticano (dentro de Roma) e Malta.

Cada um dos 6 microestados europeus tem um história super interessante, mas todos tem um ponto em comum: brigaram muito com seus vizinhos pra se manterem independentes!

1. Malta (População: 418 mil | Capital: Valetta)
História: O mais populoso dos 6 microestados, localizado no mar mediterrâneo europeu e com história datada de 5.200 A.C., Malta é sem dúvida um dos países que mais passaram de mão em mão do mundo. Por lá já passaram romanos, fenícios, gregos, árabes, fraceses e por último, ingleses. Malta desvinculou-se do Reino Unido em 1964 e desde então, é um país independente.

2. Andorra (População: 78 mil | Capital: Andorra-a-Velha)
História: É o maior dos 6 e fica cravado entre a Espanha e a França. As guerras entre França e Espanha pelo controle do território datam de 1200, mas foi em 1806, pouco depois da Revolução Francesa que o país adquiriu a sua soberania e assim se mantém até os dias atuais.

3. Mônaco (População: 38 mil | Capital: Cidade de Mônaco)
História: Mônaco é uma das 48 monarquias da atualidade e é governada pela mesma família, os Grimaldi, por mais de 7 séculos! Durante sua história, Mônaco foi invadida por muitos povos, sendo anexada e desanexada por eles. Foi só em 1489, que Carlos VIII, rei da França, reconheceu Mônaco como um principado independente e lhes deu a soberania.

4. Liechtenstein (População: 36 mil | Capital: Vaduz)
História: O país fica entre a Áustria e a Suíça, e recebe seu nome em homenagem a família Liechtenstein, de origem áustriaca, que comprou o território e governou o país no século XV. Liechtenstein declarou-se independente em 1806, mas só recebeu de fato a independência em 1815.

5. San Marino (População: 31 mil | Capital: Cidade de San Marino)
História: San Marino é a república soberana mais antiga do mundo, fundada em 301 D.C, mas que por ficar localizado dentro da península italiana, teve que brigar muito com os italianos para manter-se indepentende. Foi Napoleão Bonaparte, na época de sua ascenção, que fez um acordo com os San Marinos e deu a soberania ao país. Na época da unificação da Italiana (1870), San Marino foi persuadido a entrar, mas não aceitou pois ainda valia o acordo de Napoleão!

6. Vaticano (População: 900 | Capital: Cidade do Vaticano)
História: O menor país do mundo em área e em população, também fica dentro da Itália, mas diferente de San Marino, que fica localizado em uma área isolada por montanhas, o Vaticano é localizado no coração de Roma. O Vaticano foi reconhecido um país independente em 1929 e de lá que a igreja católica é governada.

Publicidade

14 comentários sobre “Os 6 microestados europeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.