Os idiomas do Reino Unido

Para os olhos do restante do mundo, o Reino Unido é um país cujo idioma é o inglês e a capital é Londres. Para o Reino Unido, porém, o Reino Unido é uma uniao formada por 4 países, 4 capitais e com 6 idiomas, se contarmos a Ilha de Mann, que nao é parte do Reino Unido mas é uma província oficial.

Pode ser supresa pra muita gente, mas o inglês nao é a única língua oficial da Gra-Bretanha. Além dele, no Reino Unido cada um dos 4 países que formam a uniao (Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte) possuem o seu próprio idioma e sao extremamente orgulhosos dele. No País de Gales, o galês é língua oficial; na Escócia, o escocês; na Irlanda do Norte, o irlandês; em Cornwall (Inglaterra), cornês e na Ilha de Mann, manx.

O que eles tem em comum? Todas as 5 línguas sao celtas e estao entre as línguas mais velhas do mundo, datando 3 mil anos atrás!

Aqui no País de Gales, por exemplo, o galês é presente em todos os lugares. Nao apenas em órgaos do governo, mas também em lojas do comércio, em comerciais na TV, nos correios, nas propagandas do Spotify, nos caixas eletronicos, no Tesco, na Primark, nos bancos…a lista vai longe.

Reino Unido e Irlanda em seus respectivos nomes célticos
Reino Unido e Irlanda em seus respectivos nomes celtas

O inglês, obviamente, é falado em todos os lugares do Reino Unido, mas é possível encontrar vilas e cidades pequenas em várias partes das ilhas que falem galês, escocês, cornês ou irlandês fluentemente! O País de Gales é o país que mais preservou o seu idioma original, o galês. O interior e o norte do País de Gales é praticamente “English free“.

Dias atrás eu conheci uma galesa, do norte, que aprendeu inglês apenas depois dos 7 anos, pois era obrigatório na escola, já que em sua casa o galês é o idioma oficial. Minhas housemates também, quando vao para casa, ambas do sul do país, tem que falar em galês com os avós.

Séculos atrás, quando a uniao nao era tao estabelecida e conflitos aconteciam o tempo todo, a Inglaterra proibiu o uso dos outros idiomas na ilha, com o intuito de proteger o inglês e torná-lo o idioma oficial. Deu certo, mas nos últimos 30 anos, o Reino Unido, com a ajuda da Uniao Européia, tem se esforcado para recuperar e reviver os outros idiomas originais da ilha, pois finalmente entendeu que mais línguas faz o Reino Unido ainda mais rico culturalmente!

O número de falantes do idiomas celtas na Gra-Bretanha e na Irlanda ainda nao é enorme, mas vem crescendo a cada dias gracas a quantidade de novas escolas bílingues e `a investimentos do governo na preservacao dos idiomas.

Fontes:
http://www.englishmonarchs.co.uk/celts_22.html
http://www.fr.brezhoneg.bzh/136-a-few-information-for-english-people.htm

Anúncios

12 comentários sobre “Os idiomas do Reino Unido

  1. oi, Rick! eu assisti um vídeo hoje de uma escocesa falando que se irrita quando as pessoas agem como se a Escócia não fosse parte do Reino Unido, também quando falam “eu prefiro seu sotaque do que o britânico”, como se o único país fosse a Inglaterra e o sotaque “britânico” fosse só deles. Eu confesso que falava sotaque britânico pensando somente na Inglaterra, mas é interessante e fundamental quebrar com essa ideia de que o sotaque é só deles, sendo que o Reino Unido é formado por outros países também e que todos tem um sotaque individual. Agora (depois de assistir o vídeo dela), não falarei mais dessa forma, porque pode até ofender, né?
    E eu sempre adorei o mundo celta e o irlandês é top, sério mesmo! eles cantando é mágico!
    Obrigada pelo post e informações tão necessárias!
    bjs

  2. Ah, que texto bacana! Eu não sabia disso tudo. Eu não me lembro de ver o escocês quando fui pra Edimburgo, mas realmente Galês está em tudo aí em Cardiff e o irlandês nas Irlandas. Agora a curiosidade: se todas as outras lìnguas faladas nas ilhas são celtas, como o inglês surgiu aì?! Ou é tudo anglo-saxão no fim das contas? Vou consultar Mr. Google.

    1. O ingles é de outra familia e chegou aqui depois, com as invasoes dos saxoes…o curioso é a Inglaterra nao ter tido outro idioma antes do ingles chgar lá…

  3. Eu adoro irlandês e galês! Acho idiomas extremamente interessantes. Já tive minha loucura de querer aprender irlandês, fiz umas aulinhas aqui outras ali, mas vou deixar pra mais tarde… É muito difícil! Hahaha. Espero que todos esses idiomas e suas culturas consigam continuar vivos e ativos na sociedade!

    1. Oi, Bree! Eu já tentei aprender irlandes tb, coloquei no Duolingo e tudo…acho que cheguei no level 3! Nao lembro de nada! Aqui em Gales, o gales está em todo lugar que dá até vontadezinha de aprender. Na Catalunya é assim tb né…sei que Ibiza nao, mas por ai existe algo assim?

      1. Ibiza sim!!! Hahaha. Aqui se fala castelhano, catalão E ibicenco que é um dialeto local! Muitas Comunidades Autônomas (que seriam os Estados) têm seu próprio dialeto/idioma além do castelhano. No norte tem o galego que parece português e o basco que é completamente diferente do espanhol. A ilha aqui do lado, Palma de Mallorca, também fala mallorquín além de castelhano. Em Valencia se fala valenciano! E esses idiomas são ensinados nas escolas e fazem parte do nosso dia-a-dia também em placas, mercados, estabelecimentos, etc… Loucura né? Preciso fazer um post bem elaborado sobre esse assunto também 🙂 nem parece mas Espanha é suuuper multi cultural

        1. AHHHHHH CARA, escreva disso agora! Eu ADORO essa parada de milhares de idiomas na Europa… principalmente qdo comparo o tamanho do Brasil com a nossa habilidade de apenas falar portugues.. escreve, escreve, escreve! hehee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s