Afinal, porque o País de Gales não está na Union Jack?

A Union Jack, nome da famosa bandeira azul, branca e vermelha que representa o Reino Unido para o restante do mundo, nem sempre foi como a conhecemos hoje. A história da bandeira comecou em 1606, quando os entao Reino da Inglaterra e Reino da Escócia, depois de décadas de batalhas sem nenhum vencedor, decidiram se juntar politicamente e criar o Reino da Grã-Bretanha.

Para oficializar a união, eles decidiram juntar as duas distintas bandeiras em uma só. E foi assim que a primeira Union Jack foi criada. Porém, foi só em 1707, através de uma proclamacao da Rainha Anne, que a bandeira foi oficializada como bandeira oficial da Grã-Bretanha.

Primeira bandeira da Grã-Bretanha

Primeira bandeira da Grã-Bretanha

Pulando quase um século para frente, em 1801, a Irlanda, até então apenas domínio do reino britanico, tornou-se parte do reino, ganhando “voz” no parlamento pela primeira vez desde a invasao, em 1169. Para celebrar a nova uniao, a Irlanda foi incorporada `a Union Jack e a bandeira ganhou o design que conhecemos hoje.

Union Jack como conhecemos hoje

Union Jack como conhecemos hoje

Mas e o País de Gales, por que nao faz parte da bandeira, mesmo sendo um membro oficial do Reino Unido?

A resposta é simples, tanto a Escócia, como a Irlanda, foram incorporadas ao Reino Unido por meio de uma uniao política, com os dois lados concordando e assinando um documento. O País de Gales nao teve essa sorte, já que foi conquistado por forca pela Inglaterra em 1277, tornando-se entao uma regiao da Inglaterra, ao invés de um país.

Mais ou menos como aconteceu com a Catalunya, na Espanha.

O status de país só foi devolvido ao País de Gales no século XIX, quando o reino britanico estava no seu auge, com domínio sobre 1/4 do planeta, tornando a Union Jack uma das bandeiras mais temidas e respeitadas do mundo, razao pela qual não fazia nenhum sentido alterá-la.

Inclusive, a bandeira do País de Gales (abaixo) só foi reconhecida oficialmente pelo governo britanico em 1959, até esse dia, os galeses eram oficialmente representados pela bandeira da Inglaterra, mesma que a bandeira galesa já estivesse na ativa desde 1806.

I'm the mother of DRAGONS - Bandeira do País de Gales

I’m the mother of DRAGONS – Bandeira do País de Gales

E assim é até hoje.

Anúncios

11 comentários sobre “Afinal, porque o País de Gales não está na Union Jack?

  1. Que mega interessante esse post, adorei! Eu não sabia os motivos de Gales não estar na bandeira do Reino Unido, mas nunca tinha me perguntado as razões, agora já sei, obrigada por compartilhar!
    E tenho que dizer, que de todo os países do Reino Unido.. o País de Gales tem a bandeira mais bonita. Um dragão, como não amar? haha ❤

    • Oi Taís! Aww, que bom que gostou do post! Esse tipo de post sao os meus preferidos mas os leitores nao gostam mto nao, nunca tem comentários haha. EU tb acho o dragao foda demais!

  2. Pingback: Retrospectiva 2016 | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s