Todo mundo sabe que Roma, além de berço e capital do Império Romano, é também a capital e maior cidade da Itália. Mas você sabia que antes de Roma, a capital da Itália era Turim, uma cidade na região de Piemonte, no noroeste da península italiana?
A Itália como conhecemos hoje é relativamente nova, tendo seu começo oficial no ano de 1861, com a Unificação Italiana, que uniu o Reino da Sardínia e Piemonte com os outros vários reinos que ocupavam a Itália, criando o Reino da Itália. O processo de unificação começou em 1829, mas só se completou em 1861, quando o mapa italiano ficou parecido com o que conhecemos hoje.
O Reino da Sardínia e Piemonte era controlado pela Casa de Savóia, a mais antiga família real italiana, datando de 1500. A capital do Reino da Sardínia sempre foi Turim, e com a unificação, fez sentido continuar com a capital por lá.
Em 1871, com a aquisição de Roma do Vaticano, Roma tornou-se a capital do Reino da Itália
Devido a sua rica história, Turim é uma cidade incrível de se visitar.



Passei 3 dias por lá e tive que o prazer de visitar os seus pontos turísticos mais interessantes, como o Palácio Real Italiano, que consiste em cinco palácios, museus e igrejas que foram ocupados pela Casa de Savóia durante o seu reinado de séculos. Hoje, a Casa de Savóia não é mais reconhecida na Itália e vivem como exilados na Suíça.
Outro ponto turístico super interessante é o Parque Valentino, onde ficam o Arco Monumental, o Borgo Medieval e a Fonte dos 12 meses.



Como toda vez que visito a Itália, comida foi o ponto principal da minha passagem e não deixei de provar os pratos típicos de Turim, como a pasta agnolotti (uma espécie de tortelinni recheado), o bonet (bem parecido com um pudim de chocolate) e o brasato al baralo (parecido com carne assada servido com purê de batatas).
Pra fechar, tomei muito bicerin, o café especial da cidade.
Adorei ler seu artigo! Muito bom mesmo, vou salvar em meus sites favoritos para ler todo final de semana.
Lucky patcher br
Adorei conhecer a cidade pelos seus olhos.
Agora fiquei curioso para conhecer a cidade pessoalmente.
Já anotei aqui. 🙂
Não sabia da questão de ter sido a primeira capital. Muito legal!
Abraço!