Turim, a primeira capital da Itália

Todo mundo sabe que Roma, além de berço e capital do Império Romano, é também a capital e maior cidade da Itália. Mas você sabia que antes de Roma, a capital da Itália era Turim, uma cidade na região de Piemonte, no noroeste da península italiana?

A Itália como conhecemos hoje é relativamente nova, tendo seu começo oficial no ano de 1861, com a Unificação Italiana, que uniu o Reino da Sardínia e Piemonte com os outros vários reinos que ocupavam a Itália, criando o Reino da Itália. O processo de unificação começou em 1829, mas só se completou em 1861, quando o mapa italiano ficou parecido com o que conhecemos hoje.

O Reino da Sardínia e Piemonte era controlado pela Casa de Savóia, a mais antiga família real italiana, datando de 1500. A capital do Reino da Sardínia sempre foi Turim, e com a unificação, fez sentido continuar com a capital por lá.

Em 1871, com a aquisição de Roma do Vaticano, Roma tornou-se a capital do Reino da Itália

Devido a sua rica história, Turim é uma cidade incrível de se visitar.

Passei 3 dias por lá e tive que o prazer de visitar os seus pontos turísticos mais interessantes, como o Palácio Real Italiano, que consiste em cinco palácios, museus e igrejas que foram ocupados pela Casa de Savóia durante o seu reinado de séculos. Hoje, a Casa de Savóia não é mais reconhecida na Itália e vivem como exilados na Suíça.

Outro ponto turístico super interessante é o Parque Valentino, onde ficam o Arco Monumental, o Borgo Medieval e a Fonte dos 12 meses.

Como toda vez que visito a Itália, comida foi o ponto principal da minha passagem e não deixei de provar os pratos típicos de Turim, como a pasta agnolotti (uma espécie de tortelinni recheado), o bonet (bem parecido com um pudim de chocolate) e o brasato al baralo (parecido com carne assada servido com purê de batatas).

Pra fechar, tomei muito bicerin, o café especial da cidade.

Publicidade

Um comentário sobre “Turim, a primeira capital da Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.