O livro the Kells e Brian Boru: visita à biblioteca do Trinity College

Depois de 1 ano, 6 meses e 2 dias, finalmente visitei (junto com a Bárbara e a Joanna) a biblioteca do Trinity College, em Dublin. A biblioteca do Trinity College é a 2ª atração indoor mais visitada da Irlanda, atrás apenas do ‘museu’ da Guinness, o Guinness Storehouse.

É lá que fica o famosíssimo ‘Livro de Kells‘, livro que inspirou a animação ‘The Secret of Kells‘, que eu já falei sobre aqui no blog.

A visita começa com uma exposição contando a história do livro de Kells, o processo de ‘fabricação’, as técnicas de pintura usadas no livro e outros detalhes técnicos e históricos, que são muitíssimos interessantes. Depois da parte informativa, é hora de de fato, ver o livro, que fica em uma sala escura, dentro de uma super caixa de vidro reforçada e é absolutamente lindo! Lindo, lindo, lindo! As cores brilham até hoje, é incrível!

Visto o livro, hora de subir pro ‘Plano Alto’, onde ficam os outros livros. O flyer dizia que o Trinity College recebeu o direito de receber uma cópia de todos os livros das bibliotecas do Reino Unido. Eles estão todos lá, empoeirados e cheirando aquele cheiro gostoso de livro velho!

E foi ali no biblioteca, que eu conheci a história do Brian Boru, o primeiro rei absoluto da Irlanda!

Brian Boru

Brian Boru

Há exatos mil anos atrás, no ano de 1.014, Dublin presenciou uma de suas mais importantes e sangrentas batalhas, a ‘Batalha de Clontarf’. Em comemoração ao primeiro milênio da batalha, o Trinity College está abrigando a exposição ‘Emperor of the Irish: Brian Boru & the Battle of Clontarf‘ em sua biblioteca.

A exposição conta, a partir de uma arte visual linda e impecável, a história de Brian Boru e de sua ascenção ao trono irlandês.

Bem antes dos ingleses, na época dos vikings, a Irlanda tinha vários reis. Praticamente qualquer pedacinho de terra poderia ter um rei, mas foram os mais importantes que deram origem as 4 províncias da Irlanda (que já falei sobre aqui), usadas até hoje: Leinster, Ulster, Connaught e Munster.

Ilustração de Brian Boru exposta na exposição

Ilustração de Brian Boru exposta na exposição

Diz a lenda que Brian Boru, foi o único rei absoluto na história da Irlanda! Ele foi o único rei capaz de governar as 4 províncias (começando por Munster, onde se tornou rei em 976 D.C) ao mesmo tempo. Foi em seu reinado, que aconteceu a ‘Batalha de Clontarf‘.

O resultado da batalha foi favorável ao exército de Boru, mas também foi ela a responsável pela sua morte, de seu filho e seu irmão.

A história de Brian – e da batalha – está escrida no livro de Armagh, que é o único objeto historicamente comprovado que esteve na presença do grande rei. O livro de Armagh também está em exposição na biblioteca do Trinity College, do ladinho do livro de Kells.

Se você gosta de história e/ou arte, a exposição é perfeita pra você! Ela estará lá até o mês de outubro e os ingressos custam 8 euros (estudante) e 10 euros (adulto).

Anúncios

4 comentários sobre “O livro the Kells e Brian Boru: visita à biblioteca do Trinity College

  1. Quando você pensa que a Irlanda já tem uma puta história, 1916 rising, lutas pela independência, grande fome, IRA, etc, etc, ela vem lá e pá na sua cara: tem muuuito mais história pra trás! Conheço pouco desse lance dos reis, dessas batalhas, mas acho demais!

  2. Poxa, são tantas coisas pra conhecer e tantas histórias que a vontade passa a ser ainda maior de estar ai! Sempre tive a sensação de não pertencer aqui, mas não sei ao certo! Bom, não vou começar a te usar de psicólogo hahahaha muito boa seus posts, sempre informativo! 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s