O livro the Kells e Brian Boru: visita à biblioteca do Trinity College

Depois de 1 ano, 6 meses e 2 dias, finalmente visitei (junto com a Bárbara e a Joanna) a biblioteca do Trinity College, em Dublin. A biblioteca do Trinity College é a 2ª atração indoor mais visitada da Irlanda, atrás apenas do ‘museu’ da Guinness, o Guinness Storehouse.

É lá que fica o famosíssimo ‘Livro de Kells‘, livro que inspirou a animação ‘The Secret of Kells‘, que eu já falei sobre aqui no blog.

A visita começa com uma exposição contando a história do livro de Kells, o processo de ‘fabricação’, as técnicas de pintura usadas no livro e outros detalhes técnicos e históricos, que são muitíssimos interessantes. Depois da parte informativa, é hora de de fato, ver o livro, que fica em uma sala escura, dentro de uma super caixa de vidro reforçada e é absolutamente lindo! Lindo, lindo, lindo! As cores brilham até hoje, é incrível!

Visto o livro, hora de subir pro ‘Plano Alto’, onde ficam os outros livros. O flyer dizia que o Trinity College recebeu o direito de receber uma cópia de todos os livros das bibliotecas do Reino Unido. Eles estão todos lá, empoeirados e cheirando aquele cheiro gostoso de livro velho!

E foi ali no biblioteca, que eu conheci a história do Brian Boru, o primeiro rei absoluto da Irlanda!

Brian Boru
Brian Boru

Há exatos mil anos atrás, no ano de 1.014, Dublin presenciou uma de suas mais importantes e sangrentas batalhas, a ‘Batalha de Clontarf’. Em comemoração ao primeiro milênio da batalha, o Trinity College está abrigando a exposição ‘Emperor of the Irish: Brian Boru & the Battle of Clontarf‘ em sua biblioteca.

A exposição conta, a partir de uma arte visual linda e impecável, a história de Brian Boru e de sua ascenção ao trono irlandês.

Bem antes dos ingleses, na época dos vikings, a Irlanda tinha vários reis. Praticamente qualquer pedacinho de terra poderia ter um rei, mas foram os mais importantes que deram origem as 4 províncias da Irlanda (que já falei sobre aqui), usadas até hoje: Leinster, Ulster, Connaught e Munster.

Ilustração de Brian Boru exposta na exposição
Ilustração de Brian Boru exposta na exposição

Diz a lenda que Brian Boru, foi o único rei absoluto na história da Irlanda! Ele foi o único rei capaz de governar as 4 províncias (começando por Munster, onde se tornou rei em 976 D.C) ao mesmo tempo. Foi em seu reinado, que aconteceu a ‘Batalha de Clontarf‘.

O resultado da batalha foi favorável ao exército de Boru, mas também foi ela a responsável pela sua morte, de seu filho e seu irmão.

A história de Brian – e da batalha – está escrida no livro de Armagh, que é o único objeto historicamente comprovado que esteve na presença do grande rei. O livro de Armagh também está em exposição na biblioteca do Trinity College, do ladinho do livro de Kells.

Se você gosta de história e/ou arte, a exposição é perfeita pra você! Ela estará lá até o mês de outubro e os ingressos custam 8 euros (estudante) e 10 euros (adulto).

Anúncios

4 comentários sobre “O livro the Kells e Brian Boru: visita à biblioteca do Trinity College

  1. Poxa, são tantas coisas pra conhecer e tantas histórias que a vontade passa a ser ainda maior de estar ai! Sempre tive a sensação de não pertencer aqui, mas não sei ao certo! Bom, não vou começar a te usar de psicólogo hahahaha muito boa seus posts, sempre informativo! 😉

  2. Quando você pensa que a Irlanda já tem uma puta história, 1916 rising, lutas pela independência, grande fome, IRA, etc, etc, ela vem lá e pá na sua cara: tem muuuito mais história pra trás! Conheço pouco desse lance dos reis, dessas batalhas, mas acho demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s