Andorra La Velha, a capital dos Pirineus

Andora é um país bem pequeno que fica nas Montanhas Pirineus, entre a Espanha e a França. É o único país do mundo cujo a língua oficial é o catalão e é o maior (em termos de área) dos 6 microestados europeus. Devido a sua localização nos Pirineus, Andorra também é famosa por seus ski resorts, que lotam na temporada de neve.

Screen Shot 2019-07-12 at 13.44.01

O pequeno país não tem aeroporto, por isso a maneira mais simples de chegar lá é via Barcelona e como eu estava em Barcelona durante a semana do meu aniversário, separei um dia pra visitar Andorra em uma bate-e-volta com meu amigo J. Além de visitar outro país (#36), visitava o #5 dos 6 microestados europeus.

Win, win as they say.

Pegamos o ônibus em Barcelona as 10h da manhã e 3h depois, chegamos em Andorra La Velha, capital de Andorra. A viagem foi bem sossegada, mas achei 3h tempo demais pra apenas um bate-e-volta e me arrependi de não poder ficar pelo menos uma noite por lá.

Pra quem está na vibe de ‘contar países’, o bate-e-volta de Barcelona vale a pena; se você não está, talvez uma visita a outras cidades da Costa Brava seja mais interessante.

Como chegamos lá perto do almoço, a primeira coisa que fizemos foi procurar algum lugar pra comer. Fomos até a Cidade Nova, onde fica o centro comercial da capital, cheio de lojas, boutiques, outlets e shopping centers. Andorra é muito famosa por ser tax free, como Gibraltar, San Marino e Mônaco.

IMG_1041

Andamos por ali um bom tempo, entramos no famoso Caldea SPA, um dos maiores spas da Europa – que não pude entrar devido a minha queimadura na perna. Depois andamos até a Cidade Velha, onde fica o charme da cidade. Bem medieval, diferente da França, diferente da Espanha, um pouco parecida com a Alemanha talvez. Existem várias igrejas, estátuas e construções bem antigas.

É na entrada da Cidade Velha que fica a famosa escultura do relógio derretendo de Salvador Dalí, que veio a calhar com o termômetro na casa dos 36 graus.

Andorra é a capital mais alta da Europa e por ficar no meio dos Pirineus, é super verde, montanhosa e com vários rios. Um deles corta a cidade e é lindo demais!

Nosso ônibus deixava a cidade as 19h da noite e passamos as últimas 2h na cidade tomando uma cerveja em um bar local e sentados no parque urbano tomando sol. Foi relaxamente, mas como disse acima, só aconselho à aqueles doidos pra ‘contar países’.

 

Anúncios

9 comentários sobre “Andorra La Velha, a capital dos Pirineus

  1. Eu adoro conhecer regiões montanhosas e tenho curiosidade pra conhecer Andorra, quem sabe explorar um pouco mais além da capital. Eu ainda não fui pra Barcelona, mas tb penso em aproveitar uma viagem pra aproveitar e conhecer os dois lugares ^^

    1. Sem querer a gente acabou conhecendo uma segunda cidade, pq seguimos o fluxo do rio e como é tudo pertinho, foi fácil. Fomos tb pra Engordany (morri de rir nesse nome). Andorra é lindinha e super rodeada de montanhas, parece Suíça.

  2. Agora me deu um siricutico… hahaha
    Estou planejando ir à Barcelona no fim de agosto, mas nem havia me atentado sobre Andorra.
    Agora que descobri aqui que é relativamente perto, talvez eu pudesse incluí-la.
    Como vou passar apenas 5 dias em Barcelona, vou pensar se vale a pena.

    Adorei o texto! 🙂
    Abraço…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.