Autor

Ricardo, 28 anos, filho caçula da Dona Ivoni, tio de quatro sobrinhos, irmão de dois e amigo de muitos. Também sou designer gráfico e atualmente estou cursando mestrado (MA in Graphic Communication) em Cardiff.

Meus amigos acham que sou corajoso, minha família acha que sou desgarrado, mas a verdade mesmo é que sou sonhador.

Sempre sonhei em viajar, me aventurar e porque não, jogar a mochila nas costas. Infelizmente, até meados dos meus 23 anos, esse sonho estava só no papel e tudo que eu conhecia eram algumas cidades e praias do estado de São Paulo, Curitiba (PR) e Armação dos Búzios (RJ).

A situação mudou com o reconhecimento da minha cidadania italiana, em julho de 2012. Com o passaporte italiano nas mãos, larguei o pouco que tinha no Brasil pra trás e me lancei na maior aventura da minha vida: raspar todos os países do meu mapa mundi!

Morei por pouco mais de 2 anos em Sligo, na Irlanda e desde 2015 moro em Cardiff, capital do País de Gales (Reino Unido). Até o momento, já tive o prazer de pisar em 29 países diferentes, incluindo Alemanha, Espanha, Grécia, Itália, Malta, Holanda, Estados Unidos e Portugal. A lista completa está na aba “Destinos”, no menu do blog!

Criei o Livin’ La Vida…Rick para compartilhar com vocês um pouquinho sobre mim, sobre a minha vida no Reino Unido e sobre as minhas viagens. Espero que gostem!

Entre em contato
E-mail: rick.fileo@gmail.com
Vlog/YouTube: Livin’ La Vida…Rick!
Twitter: twitter.com/rickmartins
Instagram: instagram.com/rickmartins

25 comentários sobre “Autor

  1. Olá,
    queria saber do custo de vida ai em Cardiff. Se existem oportunidades de empregos (os informais mesmo, ou “subempregos”). Se com eles é possível se virar para pagar um aluguel, fazer um curso de inglês.

    Tenho cidadania Italiana, e estou pesquisando sobre os melhores lugares com custo benefício.
    obrigada

    1. Oi Renata… olha, nao sei muito em relacao a emprego, pq eu trabalho e acabo nao olhando nada respeito disso.. mas sei que o salario minimo aqui é £7.50 por hora e o pessoal trabalha em media 20h part-time e 35h full-time. O aluguel, depende da area que vc vive, mas da pra achar quarto single por £250-280 mes. Mercado e bem barato, a cidade nao é tao grande, entao mesmo caso voce precise de transporte, é bem barato. Sobre cursos de ingles, nao sei nada tb.
      Espero ter ajudado.

  2. Olá Rick. Estava lendo seu blog e achei muito interessante.
    Você escreve de um jeito claro e divertido. Fiquei interessada principalmente na parte de de fazer faculdade na República da Irlanda. Mas voce falou dos que são de lá…e para nós de outro país? Voce sabe como funciona a questão das notas ou se tem outro jeito para a seleção?

    grande abraço

  3. Rick, aqui estou eu chegando no blog hehe.
    Muito legal saber da sua história e do seu lema – “sonhador”. Também me considero como um e a minha vontade se assemelha com a sua, na verdade eu gostaria de ser mais novo e já estar com o inglês afiado, me sinto um passo a trás. Enfim, nunca é tarde né, então hoje estou num curso de inglês intensivo e quero muito que meus planos se concretizem chegando em Cardiff (ou algum ponto de Gales) logo de cara para enfim falar inglês e seguir minha vida, não quero passar pelos caminhos comuns do intercâmbio, sei lá…gosto de aventura e de ser diferente. Meu processo de cidadania italiana está caminhando para irmos ao consulado italiano em SP legalizar as certidões – depois disso bora comprar a passagem para dar entrada na Itália – você legalizou seu documentos em qual consulado aqui no Brasil?
    Como tinha te dito la no vídeo, cabeça fervilhando de perguntas…como posso fazê-las sem que eu o atrapalhe?
    Abraços!

    1. Oi Eduardo…boa sorte com o intercambio, cara…e sim, nunca é tarde para nada! Meu processo foi todo feito em SP…levou uns 10 anos no total. Abracos!

  4. Oi, Rick!
    Comecei a ler o seu blog hoje e não consigo parar, rs.
    Parabéns e obrigado por compartilhar sua experiência e dicas.
    Mês que vem tô chegando por aí, quem sabe a gente não se esbarra pela europa, rs.
    Abs,
    Andre

  5. Oi Ricardo, adorei seu blog. Na realidade já acompanho suas histórias. Estou enviando um e-mail com algumas dúvidas. Meu nome é Maria Clara, meu marido Roberto e nosso amigo Marcelo. Na realidade são nossas dúvidas. Meu e-mail mariaclaraprof@gmail.com

    Valeu. Beijos

  6. Olá Rick, cara, fiquei impressionado com a semelhança da sua história com a história que pretendo trilhar. Sou diretor de arte/designer gráfico e web no Brasil e estou para pegar minha cidadania italiana muito em breve e, assim como você, pretendo seguir para a Irlanda. Seria muito interessante, se você tiver disponibilidade e interesse, tirar algumas duvidas sobre nossa profissão em Irlanda e, até se for possível, sobre a cidadania italiana.

    Confesso que sua história de “conseguir trabalhar na área” é inspiradora. E acredito que o seu processo foi semelhante ao que eu pretendo trilhar.

    Vou deixar algumas informações de contato, só por deixar. Mas pretendo mandar um email, em breve, se não for um problema.

    Facebook: http://www.fb.com/GiuFontanella
    Email: contato@giufontanella.com
    Site: giufontanella.com

    Muito obrigado desde já, grande abraço!

  7. Cara, gostei de seu blog. Aqui tem um programa, que eu gosto, chamado O Mundo Segundo Os Brasileiros, parece com que você, só que vc escreve. Continue. Gosto muito da comparação com o Brasil. Gostei. Você fala de cultura, culinária, lazer, esporte, etc. Muito obrigado.

    1. Eu ja vi, uma amiga minha, a Bárbara, que tb escreve um ótimo blog sobre a Irlada (www.barbarahernandes.com), apareceu la alguns meses atras.

      Volte sempre! =)

  8. Oi Ricardo,

    Parabéns pelo seu blog!! Esteja certo de que através dele você está ajudando muitos brasileiros que (assim como eu) pretendem fazer um intercâmbio na Irlanda!! Meu nome é Hugo Lima, tenho 24 anos, sou de Belo Horizonte e pretendo aprimorar meu inglês na Irlanda.

    Ocorre que minha namorada (estudante de arquitetura) vai no início de setembro para Belfast, como bolsista do “Ciências sem Fronteiras”. Esse programa paga todas as despesas dela (desde o ano do curso de arquitetura na faculdade de Ulster, em Belfast) até as viagens a passeio!! Já eu, poderei ir para a Irlanda somente depois de dezembro (quando terminar a graduação de direito).

    Na verdade, falo um inglês intermediário (quero ir para aperfeiçoá-lo e ter a experiência de morar fora, além de poder viajar pela Europa) pois conheço apenas Londres e Berlim. Não sei se o fato de ser fluente no espanhol e italiano iriam me ajudar a conseguir empregos ai na Irlanda, (tomara)!! É que, no meu caso, tenho que me “bancar” em tudo pois não pude me aplicar no programa “Ciências sem Fronteiras” já que esse não contempla meu curso.

    Pelo que ando pesquisando, em Dublin está difícil de conseguir trabalhos (devido a grande presença de estrangeiros e da crise econômica). Em contrapartida, caso se consiga, não existe o rigor das exigências do Reino Unido (ou seja, pode-se trabalhar mais, tipo umas 40 horas por semana (nas férias), depois de ter feito os 6 meses do curso de inglês, e durante o curso, são 20 hs). Tive informações que o custo de vida em Belfast é mais reduzido que em Dublin (não sei como porque lá a moeda é a libra), mais valorizada que o euro!!. Porém, segundo uma agência de viagem daqui de BH, não é permitido que estudantes trabalhem (pelo menos legalmente) em Belfast. Isso acontece porque essa capital fica na Irlanda do Norte (pertencente ao Reino Unido e segue as exigências desse país). Desconheço se em Belfast há tantos brasileiros quanto em Dublin (já que para aperfeiçoar o inglês o melhor a fazer é não conversar em português). Sei que essa cidade fica a duas horas e meia de ônibus de Dublin e que o processo de visto para Dublin é mais simples que para Belfast.

    Preciso começar a planejar minha viagem (isso significa inicialmente comprar o curso de inglês e passagens) e para tanto preciso decidir qual cidade (Dublin ou Belfast) seria mais vantajoso para mim. Não tenho conseguido informações sobre Belfast com a mesma facilidade que tenho tido de Dublin e tampouco conheço alguém que esteja lá para perguntar. Contudo, tenho que pesar os prós e os contra de cada lugar para então poder escolher com mais propriedade…

    Você tem informações sobre Belfast? Como por exemplo: o custo de vida, se é permitido ao estudante trabalhar, se existem tantos brasileiros por lá quanto em Dublin, como é a cidade (se é tão interessante como Dublin), etc. E ainda, outra dúvida: qual é o tempo médio que os estudantes tem demorado para conseguir emprego em Dublin (sei que é relativo e varia de pessoa para pessoa), mais é importante saber disso para me programar em termos financeiros.

    Qualquer informação me será de grande valia!!!

    Agradeço imensamente sua atenção!!!

    Um abraço,
    Hugo Lima

    email: hcamargoslima@gmail.com
    skype: hcamargoslima

  9. Ricardo ou Rick, parabéns pelo blog, comecei a ler ele ontem (e ja li ele praticamente inteiro) e estou amando a forma com que você passa o seu ponto de vista, pela forma que escreve da pra te imagina falando (isso porque eu nem te conheço), kkkk adoro isso, eu e meu noivo pretendemos ir para a Irlanda mais vai levar um tempo ainda, quem sabe a gente se esbarra por ai. Espero que tudo continue dando certo por ai. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s