A diferença entre querer viajar e comprar as passagens

Pode não parecer, mas esse blog também é um blog de viagens. Um blog de viagens escrito por alguém que começou a viajar há pouco tempo, mas que já se apaixonou pela ideia de conhecer mais do mundo e que acredita que ele (o mundo) é grande demais pra gente passar a vida no mesmo lugar.

Eu não viajei tanto assim e não sou nenhum expert, mas já fui questionado por alguns amigos, brasileiros e irlandeses, sobre o meu segredo pra viajar. Minha resposta foi bem simples: eu compro as passagens.

Eu vejo um monte de gente compartilhando fotos motivacionais no Facebook com conteúdos do tipo: “quem viaja tem mais história pra contar”, “quero dar a volta ao mundo”, “go find yourself” e etc, mas não vejo ninguém dizendo: comprei as passagens.

Meus amigos mesmos, trocam de carro, compram roupas caríssimas, tem iPhones do momento, comem em restaurantes finos, saem pra balada e vivem dizendo que gostariam de viajar. Acredito que tudo seja uma questão de prioridades. Tem gente que não tem a menor vontade de viajar, de conhecer o mundo e que acha que comprar um iPhone, trocar de carro e comprar roupas de marca é mais importante. Eu super respeito você, só não vale reclamar depois que não viaja por falta de dinheiro.

Viajar é mais barato do que a gente pensa, mas exige um pouquinho de sacrifício. A não ser que você seja rico, tem que deixar comer no super restaurante uma vez por semana, deixar de pagar R$ 300,00 em um blaser/calça/sapato, de trocar o iPhone no dia do lançamento e também pode adiar aquela troca do carro.

10-Common-Travel-Mistakes-You-Can-Avoid

Uma tia minha sempre me deu esse conselho e também um amigo, mas eu só vi que isso dá certo mesmo quando resolvi ir pro cruzeiro ano passado com meus amigos. A gente foi e comprou, com as passagens compradas o cruzeiro se tornou real e os preparativos começaram. Foi um ano de economia dupla, mas que teve um final SENSACIONAL e eu não me arrependo nem um pouquinho.

Apliquei essa regra aqui também é assim que eu viajo. Recebo meu salário, pago minhas contas e ao invés de torrar o que me sobra (que é super tentador) em roupas, sapatos, baladas e [inclua seu gasto aqui], eu compro passagens. Com as passages compradas a viagem se torna real e aí é hora de planejar, poupar dinheiro pra se divertir lá e por aí vaí.

Claro que tem que ter sabedoria pra fazer isso. Quando eu fui pro mochilão de novembro, comprei as passagens em julho e passei um aperto pra juntar todo o dinheiro que eu precisava. Aconteceram coisas entre julho-novembro que não estavam previstas e isso bagunçou um pouco o orçamento, mas mesmo assim deu tudo certo e eu não passei vontade.

Dei essa dica pros meus amigos de Sligo e está dando certo, estamos planejando uma viagem juntos em julho e no próximo final de semana vamos pra Dublin. Resolvemos ir e ao invés de ficar no “vamos ver de ir”, compramos as passagens, bookamos o hostel e pimba, vamos! Pra mim ir pra Dublin não é tanto “uhul” assim, mas pra eles é como ir passar um fim de semana em São Paulo quando se é de Bauru.

Se você lê esse blog você tem algum interesse em intercâmbio, viagens e em descobrir esse mundão, não tem? Pois eu te lanço um desafio: que tal receber seu próximo salário, pagar as suas contas e antes de comprar aquela bolsa/sapato/celular/jogo/calça que você pode viver sem, entrar em algum site de passagens e comprar uma?

Não precisa ser longe não, pode ser aí no seu estado. Que tal visitar aquele (a) amigo (a) da faculdade que mora em outra cidade? Outro estado?

Faça isso e me conte!

Anúncios

16 comentários sobre “A diferença entre querer viajar e comprar as passagens

  1. Isso ai Rick sou adepto da mesma teoria . Negocio é ficar de olho nas promoções e quando elas surgirem, comprar as passagens sem pensar 2 vezes . Dia 3 de abril estou indo pra Maceió .. Comprei 2 passagens ida e volta por APENAS $ 550 reais , ou seja , só não viaja quem não curte ou quem gosta de arrumar desculpa pra não ir

  2. Adorei! Realmente, é uma “técnica” arriscada mas que justamente por isso, te coloca contra a parede e te obriga a juntar grana pra poder viajar. Geralmente a primeira coisa que faço é comprar a passagem também, mas sempre com antecedência, pra dar tempo de planejar. Aproveitando o comentário do Davi, também lembro que você não queria viajar muito, mas ó agora! 🙂

  3. Ai que texto bacana, adorei! Faço das suas palavras as minhas. Lembro do nosso encontro na reunião dos blogueiros quando falávamos sobre viagens e você me disse que não pensava em viajar tanto. Mas uma vez picado pelo bichinho, acho que o caminho é irreversível.

    1. Total, Davi! Não tem como, né? Relendo textos aqui do blog eu já disse que não queria tanto assim viajar, mas é tão incrível ver outra cultura e outro povo que nao da…tem que viajar!

  4. Super verdade e, por incrível que pareça, eu sou o contrário (não me orgulho disso). Eu preparo todo o resto antes e, só depois, já com tudo certo, crio coragem de comprar as passagens. É que passagem é compromisso quase que definitivo. Comprar tem que ir. Não vale desistir.
    Vou tentar inverter isso. Já amarelei várias vezes por causa disso.

    1. Paulinha, não pode amarelar não! Comprar as passagens ainda te faz viajar….planejar tudo, mas não comprar o essencial não ajuda muito, né?

      Bora comprar uma ai e dar uma rolezinho!

  5. Acompanho o blog já faz um tempo, e depois de citar minha cidade, Bauru, não pude deixar de comentar. Seu blog é excelente e tem aumentado cada vez mais minha vontade de usar a cidadania espanhola e imigrar para a Europa.
    Muito Obrigado!

    1. Oi, Bruno! Que massa alguém de Bauru lendo o blog! Yay! Eu sou de Bauru também! Se você tem a cidadania e tem a possibilidade de vir, venha…claro, se você não tem nada fixo e que te segure aí.

      Abraços man!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s