Como planejar viagens

Em fevereiro desse ano, eu escrevi um post sobre a diferença entre querer viajar e comprar as passagens, que é disparado o post mais visitado (926 visitas únicas) e responsável pelo dia mais busy da história do blog (682 visitas únicas).

A leitora Elisa (oi, Elisa!) me mandou um e-mail dizendo que gostaria de ler mais sobre como se planejar pra viajar estando na Irlanda, pois o post acima não foi tão a fundo no assunto. Reli o post e vi que, realmente não expliquei a fundo, por isso escrevo esse post, que eu já te indico a favoritar, pois as dicas são quentes!

110802_planejviagem-png-620x310_q85_crop

1. Se organize financeiramente pra comprar as passagens
Isso pode levar uns 2, 3 meses pra ser implementado, mas uma vez feito, não tem erro. Se você organizar as suas finanças (vale usar app, planilha, papel, caderneta) e ver claramente onde seu dinheiro vai todo mês, você já pode começar a visualizar quanto você pode gastar e quando você pode comprar suas passagens.

Por exemplo, você quer ir pra Portugal, as passagens custam em torno de 80 euros e voce sabe que vai ter esse dinheiro na segunda semana de outubro. Bem mais fácil do que ser pego de surpresa, não?

2. Fiquei ligado nos sites de passagem
Kayak, Skyscanner, Ryanair, Aer Lingus e qualquer outro site de passagens que você conheça devem ser os seus melhores amigos. O Skyscanner é o meu preferido e eu uso muito o “price alert” que eles oferecem. O price alert funciona assim: você escolhe lugar que quer ir, faz a pesquisa e cadastra seu e-mail. Você vai então receber todos os dias um e-mail com as alterações de preço daquele trecho. Quando o preço estiver bom e você estiver de boa com o item 1…

3. Compre a passagem
Tem dinheiro, está em dia com as contas e o preço está bom? Compre a passagem. Com a passagem comprada a viagem se torna bem mais palpável. Eu costumo dizer que não existe nada melhor nesse mundo do que comprar passagens. É um sentimento tão, mas tão gostoso, que não tem explicação. Só de ver o e-mail de confirmação chegando, já fico feliz por 3 dias.

Dica extra 1: se atente ao horários dos vôos. Muitas vezes o valor é baixo, mas o horário é desgraçado e não te ajudar em nada. Compensa muito mais voar de manhãzinha por €20 a mais do que voar 14h da tarde e perder mais da metade do dia. O contrário pra voltar, tente voltar num vôo mais a tarde, pra aproveitar mais.

Dica extra 2: Ryanair nem sempre é a melhor opção. A Ryanair sempre te manda pro aeroporto mais no fim do mundo possível e você vai ter que pegar transfer pra chegar na cidade, as vezes esse valor (vôo + transfer) é o preço de um vôo pra um aeroporto mais próximo por outra cia aérea.

4. Peça os days-off
Aqui na Irlanda, as férias são diferente das férias no Brasil. Por aqui, ao menos pra maioria dos jovens, as férias são em demanda, ou seja, você diz os dias que quer sair de férias e eles abatem das suas férias, que são 21 dias úteis + 9 feriados. A maioria das empresas é super flexível com isso e se avisar com antecedência, não tem problema nenhum.

Claro que, cada um conhece seu o ambiente de trabalho. Se você for childminder, ou trabalhar em pub/café, é melhorar se informar sobre quando você vai tiver férias antes mesmo de começar a pesquisar preços. Geralmente childminders ficam off durante as férias (Páscoa, Natal, Ano Novo, Julho, Agosto).

5. Reserve o hostel/hotel
Quando mais cedo você reservar o hostel/hotel, mais barato você vai pagar. Eu uso o HostelWorld e nunca tive problemas. Dá pra ver a nota que o hostel recebeu de outros hóspedes, dá pra ver o mapa de localização e o site é super seguro.

6. Estabeleça um orçamento
Eu viajo lowcost total e antes mesmo de sair pesquisando o que fazer e o que não fazer nos lugares, eu já estabeleço meu budget. Prefiro já saber que terei a quantia X disponível para aquela viagem e procuro encaixar tudo que quero ver nesse orçamento. Geralmente, eu faço orçamento diário de €50 por dia – incluindo hostel, transporte e alimentação.

Noruega à parte, eu nunca fiquei pobre e precisei de mais. Se eu gastar mais do que planejei em um dia, busco economizar no outro. Sempre funciona.

7. Junte dinheiro
Eu gosto de planejar viagem com 2 ou 3 meses de antecedência por dois motivos: 1) eu fico com aquela sensação gostosa de esperar por algo legal e 2) dá tempo de juntar dinheiro. Junto um pouquinho por mês, não dói e quando vou viajar, tenho sempre um pouco mais do que meu orçamento pré-estabelecido. A ideia é não passar, mas se passar, tem reserva.

8. Pesquise, pesquise e pesquise
Não tem nada pior do que chegar num lugar e não saber direito onde ir, o que é possível fazer lá e pior, não saber como se locomover por lá. A internet é sua melhor amiga e pode te ajudar muito. Pesquise trens, ônibus, táxis e como ir de A à B.

9. Faça seu roteiro
Não precisa ser restrito, não precisa ser aqueles roteiros totalmente cheios, mas não vale chegar no lugar sem saber o que você gostaria de ver. A pesquisa feita no item 8 é sua ferramenta pra montar seu roteiro.

10. Reserve trechos de trens
Os trens são a melhor opção pra viajar na Europa, mas assim como as passagens aéreas, eles sobem e descem toda hora e a melhor coisa é comprá-los com antecedência. Assim é possível pagar até 50% menos do que na hora.

11. Seja organizado
Se organize, criatura! Não deixe de imprimir todos os trecos de trens, de avião, reservas de hostel, verificar passaporte, trocar dinheiro e essas coisas. Eu costumo deixar tudo em ordem de uso – primeiro vôo, hostel, trem, hostel, último vôo. É prático e indolor!

12. Menos é mais
Não é porque você tem 10kg que você vai levar 10kg, ok? Leve o básico possível, pois vai que você encontra uma super promoção e não pode comprar porque não tem espaço na mala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s