Novos caminhos profissionais – CAPM

Me formei em Publicidade em 2010, quando ainda morava no Brasil, e desde então, atuo na área de criação. Quando me mudei pra Irlanda, achei que também mudaria de profissão, mas acabei por conseguir um trabalho como designer gráfico por lá, que dois anos depois me motivou a me mudar pra Cardiff e fazer um mestrado em Design Gráfico, mestrado esse que acabou por me trazer pra Bristol, onde moro hoje e continuo trabalhando como designer gráfico.

Estava tudo indo muito bem, até que o Covid apareceu e em menos de dois meses minha vida profissional virou de ponta cabeça. Fui colocado em furlough, e empresa entrou em um fase difícil, o país entrou em crise, e a economia do mundo todo entrou em recessão.

Enquanto estava em furlough, pensei profundamente no que gostaria de fazer da minha vida e resolvi dar um passo a frente e buscar uma outra qualificação profissional. Usei o tempo em casa pra estudar, fazer um monte de cursos online e aprender mais sobre essa área nova que eu gostaria de entrar: Project Management (Gerenciamento de Projetos).

Quando voltei a trabalhar, em outubro do ano passado, mandei um e-mail super sincero pro meu chefe dizendo que gostaria de me envolver mais na empresa e que gostaria de oficialmente mudar minha função. Contei os meus planos e resolvemos que, assim que a fase difícil passar, iríamos revisitar a conversa.

Janeiro chegou e com ele, chegou também uma brisa de ar renovado e a empresa começou a se recuperar. Retomamos nossa conversa e concordamos que eu iria buscar uma qualificação em Project Management e que com o tempo, passaria a aderir a nova função.

A empresa investiu em mim e em fevereiro pagou pra eu buscar o certificado CAPM (Certified Associate in Project Management) oferecido pelo PMI (Project Management Institute), o maior órgão de regularização de Project Management do mundo.

Estudei pra c*****o durante seis meses e em julho desse ano fiz o temido exame e passei Above Target em todas as áreas e posso dizer de boca cheia que sou oficialmente certificado e qualificado.

Com o certificado feio também uma promoção, que ainda está em trial, mas se tudo der certo (e vai) passarei a ser, além de designer gráfico, project manager aqui na empresa. Pra ajudar no trial, já estou gerenciando três projetos do começo ao fim e dependendo dos resultados, a promoção se tornará oficial.

Torçam por mim!


2 comentários sobre “Novos caminhos profissionais – CAPM

  1. Rick, que coisa boa! Parabéns 🙂 Lembro da época do furlough, das preocupações, e fico feliz por você ter dado uma senhora volta por cima.
    Sabe que eu também virei gerente de projeto esse ano rs… eu ainda não tirei nenhuma qualificação, mas fiz os cursos e pra minha atual chefe já bastou. Mas focada em projetos de innovation & transformation no RH, que é minha área dos sonhos. Desde que eu cheguei na Suíça sonhava em largar o Direito e mudar pro RH, e finalmente deu certo. Quero tentar a qualificação mais pra frente, e vou te pedir dicas 🙂

    Mais uma vez, parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.