Minha Casa, Minha Vida

Lá atrás, em 2016, escrevi o post ‘30 antes dos 30‘ aqui no blog, cujo item 7 dizia “estar planejando a compra de uma casa“. Digo casa, mas a ideia nunca foi de comprar uma casa, mas sim um apartamento, que é algo um pouco mais simples de se fazer sendo um solteiro trabalhador como yours truly.

Quando fiz 30, em 2019, revisitei a lista e notei que agi com foco e que já tinha aberto uma poupança pra juntar o dinheiro do depósito. Continuei juntando, juntando e sempre de olho no mercado imobiliário por aqui, que na maioria das vezes me deixava um pouco depressivo de tão caro, mas como não custa sonhar, eu sonhava.

Porém, graças ao plano Help To Buy do governo inglês, que é algo parecido com o Minha Casa, Minha Vida do Brasil, o sonho começou a se tornar mais real.

Com o Help to Buy, é possível comprar um imóvel com apenas 5% do valor de mercado.

O governo empresta 20% do valor que junto com os seus 5%, se tornam o seu depósito. Os outros 75% vem do banco, na forma de um financiamento de imóvel normal. Porém, com 25% de depósito, os juros do banco são muito mais baixos e a possibilidade de ter o financiamento aprovado é muito maior.

Vale dizer que o empréstimo do governo não é de graça, pois a ideia é apenas ajudar e incentivar a compra. Depois de cinco anos, o governo passar a cobrar juros super baixos sobre o valor (apenas juros, não conta como re-pagamento) e temos 25 anos pra pagar tudo de volta. Caso o imóvel seja vendido nesse tempo, o governo retomar 25% do valor da venda, seja ela mais alta ou mais baixa que o preço original.

Pra mim, não tinha outro jeito e foquei em juntar 5%.

Em janeiro desse ano, encontrei um apartamento que gostei aqui em Bristol e, já com 5% guardado, coloquei uma oferta, que foi aceita! Em uns dois meses a bola de neve foi crescendo, documentos foram chegando, inúmeras conversas por telefone e email e quando vi, já estava tudo certo pra assinar os contratos e esperar o apartamento ficar pronto.

O apartamento ficou pronto em julho, duas semanas depois do meu aniversário de 32 anos e me mudei. Pela primeira vez na vida tenho o meu próprio cantinho, moro sozinho (item 2 na lista) e estou IMENSAMENTE feliz.

É um apartamento studio, ou seja, tudo fica no mesmo cômodo (tirando o banheiro, claro). Me inspirei bastante no Pinterest e criei áreas bem separadas no apartamento e também coloquei cortinas no meio, pra criar uma ilusão de separação entre quarto e sala/cozinha. Estou bastante feliz com o resultado.


4 comentários sobre “Minha Casa, Minha Vida

  1. Rick, estou muito orgulhosa de você. Orgulho que não cabe em mim MESMO. Quando eu te conheci virtualmente em 2012, você tava vendendo canecas pra ajudar no intercâmbio, sabe? Olha pra você hoje, olha o quanto conquistou, olha o quão longe chegou e chegará ainda mais! https://livinlavidarick.com/2012/11/07/elas-chegaram-as-canecas-chegaram-e-ficaram/

    Orgulho da nossa amizade ter saído do virtual pro real em 2013 e ter permanecido até hoje!
    Mal posso esperar pra conhecer seu cantinho! Você ainda criará memórias lindas aí!

  2. Oi!
    Adorei seu apê.
    Realmente, comprar no Reino Unido é um projeto que exige muito planejamento. Caro pra caramba.
    Por hora, estou formando alguma reserva e decidindo ainda, já que não tenho certeza se permanecerei no país por muitos anos.
    Mas seu texto me deu uma inspiração e tanto.
    Parabéns pelo apê! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.