Gafes e costumes na Irlanda

Imigrar pra outro país requer um monte de coisas que vao alé de visto, documentos e forca-de-vontade. Imigrar requer se desprender de tudo aquilo que aprendemos no nosso país de origem pra passar a aprender e adquirir o hábito e a cultura do país em que estamos.

As difereças entre a Irlanda e o Brasil não são assim tao gritantes, como se fôssemos comparar o Brasil com a Índia, por exemplo. Mas mesmo não sendo gritantes, elas existem e por existiram, vira e mexe a gente comete uma outra gafe.

Nesse post vou elencar algumas gafes que já cometi, já ouvi falar e que já aconteceram com conhecidos. Vou continuar o post depois com diferenças e semelhanças entre os dois países.

1. Banho
Nós amamos banho. Aprendemos desde criança que criança feliz é criança de banho tomado e cheirosa. Criança chega a tomar dois por dia, um pra ir pra escola e um quando volta sujinha e cansada. Dali pra frente, no mínimo um. No verão eu chego a tomar três e minha mãe nunca disse que eu iria acabar com a água do mundo por isso.

Aqui não é assim.

Eles tomam banho sim, claro que tomam. Mas não necessariamente todos os dias. O comum é dia-sim, dia-nao. Já cometi a gafe de soltar um “como assim voce nao tomou banho hoje?” ao ouvir de um amigo dizer “eu tomei banho ontem”. Ele disse que tomar banho todos os dias estraga os cabelos e a pele.

Eles aprendem assim, os médicos ensinam assim e não vai ser eu que vou mudar o conceito, né?

Irlandês correndo do banho
Irlandês correndo do banho

2. Escovar os dentes
Eu sou o único do escritório que vou pro banheiro escovar os dentes depois do almoço. No começo, quando percebi que eu era o único que fazia isso, me senti estranho e até parei por uma (s) semana (s), mas gente, nao dá. Preciso escovar os dentes depois que almocei, eles nao.

Nunca cheguei a perguntar o porque, acho algo bem íntimo de se perguntar e confesso que vou quietinho e “à mineira” pro banheiro escovar os meus depois que como.

giphy

3. Papel higiênico na privada
No Brasil a gente joga o papel higiênico em um cestinho de lixo no banheiro. Minha mãe sempre me falava pra NUNCA jogar no vaso, porque entupia e blablabla. Aqui acho que o sistema de esgoto é diferente e mais potente, porque aqui o feio é jogar no lixinho.

O lixinho é pro papel de secar as maos e só e jogar papel higiênico ali é extramamente mal-visto.

Um dia recebemos um email aqui no trabalho sobre “gente jogando papel higiênico no lixinho de papel de mão”. Well, todo mundo erra, né?

You disgust me!
You disgust me!

4. Sobre ser branco
Brasileiro (a nao ser que seja estereótipo do sul) não é branco na Irlanda. Se você se considera branco, mas não tem olho azul/verde/amarelo, cabelo loiro/vermelho e pele branca que dá pra ver as veias, você não é branco. Você é latino.

O que gera uma confusão, porque no Brasil a palavra “latino” é aplicada quando queremos nos referir a toda a America do Sul + México, mas não a gente. A gente é brasileiro do tipo branco, negro, mulato, caucasiano e etc. No fundo, eles que estão certos e nós errados, porque o Brasil está na América Latina, mesmo falando portugês e não espanhol.

Eu achava que eu era branco, mas eu sou latino.

Reação deles quando eu digo que sou branco.
Reação deles quando eu digo que sou branco.

5. Beijo e abraço
Eu sou beijoqueiro e abraçador. Abraço e beijo todo mundo, mesmo aquela pessoa que eu acabei de conhecer, que é amigo, do amigo, do primo, do amigo. No comecinho da minha amizade com meus amigos aqui de Sligo até que rolava um abracinho caloroso de vez em quando (quando eu ficava uns 7 dias sem ve-los). Cheguei até a apelidado de hugger man por um deles, mas agora que eu os vejo praticamene todos os dias, a gente se cumprimenta e se despede com “hi”.

Ninguem toca ninguém.

44

6. Álcool
Brasileiro bebe muito, mas a gente tem filtro de álcool. Se vocÊ sai com um grupo de 6 amigos, provável que um ou dois vá dar PT e o resto vai ficar bêbado, mas vai saber a hora de parar e voltar pra casa. Vomitar na noite anterior pra gente é tipo NOSSA QUE BEUDO QUE EU TAVA.

Irlandês sai em grupo de 6 amigos e apenas um fica razoavelmente bêbado a ponto de apenas vomitar, o resto vai dormir no portão de casa porque não consegue achar a fechadura. Eles não tem filtro algum e não fazem ideia da hoar de parar.

Eles sim tem história de bêbados, a gente tem “conto de fadas”.

Irlandês bêbado
Irlandês bêbado

7. Desligar o telefone
Nao sei porque, mas falar “bye” e desligar o telefone é considerado rude na Irlanda. Quando seu telefone tocar e for um irlandês, nunca fale “bye” e desligue. Ele (a) vai achar que alguma coisa está errada. O jeito certo é falar “bye bye bye bye bye bye” inúmeras vezes diminuindo o tom de voz ou falar um “byyyyyyeeeeee” gigante e terminando suave.

É sério.

Reação deles se você apenas dizer "bye"
Reação deles se você apenas dizer “bye”

8. Estereotipar
Um dia ouvi uma frase do namorado da Bárbara que traduzido seria mais ou menos assim: “a Irlanda tem a habilidade de dividir uma ilha pequena em condados pequenos e esses condados pequenos em cidades e vilas menores ainda”. Isso define a Irlanda.

Não espere que alguém de Sligo fale ou aja como alguém de Dublin, não espere que alguém de Cork seja como alguém de Donegal e por aí vai. Quem viu só Dublin, nao viu nada da Irlanda e tem que tomar cuidado na hora de usar o “Dublin life style” com padrão pra algo.

A Irlanda é pequena, mas cada cidade, condado e região tem as suas próprias características e isso os diferencia muito.

pop

Anúncios

22 comentários sobre “Gafes e costumes na Irlanda

  1. Oi Rick.
    Fiquei com mais vontade de conhecer a Irlanda…pena que é apenas um sonho. Vou continuar a seguir seus posts . Parabéns.

  2. Nossa foi um excelente achado este blog, estou indo essa semana mesmo, fazer intercambio em Galway e cheguei aqui por um acaso.
    Item 7 vai ser muito útil!
    Vou passar a noite lendo os outros posts, achei tudo muito interessante e mega divertido. Parabéns!

  3. Olá, já comentei algumas vezes aqui no seu blog, e recebo por email o aviso quando vc escreve por aqui…
    Minha ideia era morar por ai, levando marido e filho, mas decidimos esperar um pouco, e primeiro conhecer o país, pra depois quem sabe morar!Ainda nao temos uma data pra isso acontecer, vamos deixando a vida decidir por nós.
    Eu simplesmente A-D-O-R-O quando tem email na minha caixa dizendo que tem post novo, vc escreve bem, é super bem humorado e passa a sua experiencia de tal maneira que duvido que nao exista quem leia e nao tenha vontade de ir pra Irlanda!
    Parabens pelo blog e por compartilha-las conosco….Beijos

    1. Aw Ju, que maravilhoso ler isso! Obrigado por esse carinho, de verdade! Fico muito feliz de saber que algumas das pessoas que lêem o blog gostam e se sentem motivadas! Passe sempre por aqui!

      Um beijo e todo sucesso do mundo na sua busca pela Irlanda.

  4. kkkkk que legal o post rick parabens….a um tempinho que eu estava sumido do blog mais em uma noite ja consegui me atualizar….parabens denovo maninho sz saudades !

    e nao volte com essa mania de bobao de nao querer abraçar….que te dou uma bofetada !
    kkkkk

  5. HAHAHAHAHAHA

    Rick, cê mandou muito bem nesse post, um dos melhores aqui do blog!

    Ri muito em vários itens! O do telefone é muito verdade! “bye bye bye bye byeee” hahahaha

    Sobre o banho: meu R. toma banho todo dia e é cheirosinho, ufa!

    ps: os gifs estão maravilhosos, sério!!!!!

    1. HAHHA! Bá, peguei os gifs em um banco de gifs.. tem muitos, eu fui pesquisando em vários, mas esse aqui é ótimo: http://giphy.com/ Vc vai digitando as reações que quer e os gifs tageados com a reação aparecem..ótimo!

      Rich é exceção à regra!

    1. Oi, Ju! Eu racho o bico toda vez que vejo um deles falando ao telefone..sem contar que quando o telefone de alguém toca, todos ao redor ficam em muito silêncio até a ligação acabar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s