Lucca, a cidade murada

O Natal de 2018 foi um pouco diferente do que estou acostumado desde que saí do Brasil, pois nao passei na casa de nenhum amigo (como fiz em 2013, 2014, 2016, 2017), mas também nao passei com minha família central (como em 2015), mas sim com meus familiares da parte do meu pai.

Meu primo T., mudou-se pra Lucca, na regiao Toscana da Itália, no comeco do ano passado e os pais dele vieram do Brasil visitá-lo, junto com o irmao dele e minha outra tia, e eu resolvi ir passar as festas com eles também.

Além de aproveitar pra passar o Natal com a família, aproveitei pra conhecer mais uma cidade italiana, já que nunca tinha visitado Lucca.

Lucca, como muitas cidades européias, é murada, mas diferente da maioria das outras cidades, os muros de Lucca continuam de pé, 100% preservados. A cidade velha, como a chamada a parte dentro do muro, continua totalmente isolada do restante da cidade, sendo possível entrar apenas por alguns portoes e portas espalhados pelos 4 kilometros de muro.

O muro existe desde os tempos dos romanos, mas foi em 1504 que ele foi reforcado ao máximo e ficou como conhecemos hoje. A muralha de Lucca foi muito importante na preservacao da independencia da cidade durante o período de cidades-estado da península italiana. As cidades de Pisa e Firenze eram as inimigas mais fortes, mas nunca foram capazes de conquistar Lucca devido a protecao do muro.

Foi só na Revolucao Francesa, em 1799 que Lucca foi conquistada, mas Napoleao gostou tanto de Lucca que a deu de presente pra sua irma, mantendo a cidade como a única cidade independente da recém-formada Toscana.

Hoje em dia a cidade nao é mais independente, mas o muro continua de pé e faz parte do dia-a-dia do Luccesi. É possível caminhar em cima dos 4 kilometros do muro, que é largo e em alguns pontos chega a quase 30 metros.

Nós fizemos a caminhada e valeu muito a pena, pois vimos angulos muito lindos da cidade. Igrejas, pracas, jardins, palácios, estátuas.

Além de Lucca, visitamos também Pisa, mas como já tinha visitado Pisa em 2013 e a cidade só tem uma atracao, a torre, nao vou me alongar mais.


2 comentários sobre “Lucca, a cidade murada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.