Dicas e recursos para aprender italiano

Comecei a estudar italiano em 2011, mas acabei parando poucos meses depois pra focar no ingles e só voltei a estudar em 2013, já morando na Irlanda. Desde entao, tenho me dedicado a aprender o idioma como um hobbie, sem pressao e curtindo a jornada.

Como todos sabem, eu tenho uma relacao muito pessoal com a Itália. Minha vó era italiana, possuo passaporte e sobrenome italiano e sempre que dá, viajo pra Itália pra praticar o idioma. Cheguei a fazer intercambio de verao na Itália em 2016 (Rimini) e 2017 (Bologna) e tenho um projeto pessoal de visitar todas as regioes do país.

Depois de cinco anos e pouco estudando a língua, já era pra eu ser tao fluente quanto sou em ingles, mas nao chego nem perto. Porém, mesmo devagar, eu tenho aprendido cada vez mais e acredito que esse ano eu decolo!

Mas chega de lenga-lenga, escrevi esse post pra dividir com voces os recursos que uso pra aprender italiano, pois estamos em 2019 e com tantos recursos assim, nao tem desculpa pra nao aprender um idioma novo!

Aplicativos

O jeito mais fácil de comecar a estudar é com os aplicativos de celular, existem MUITOS no mercado e eles sao super simples de usar. Eu uso bastante o Duolingo, que inclusive já ‘zerei‘ a árvore e a estou revendo no momento. O aplicativo foi atualizado ano passado e agora cada skill tem 5 niveis, o que tornou o curso um pouco mais profundo (e repetitivo).

Além do Duolingo, também uso o HelloTalk, que é um aplicativo de mensagem, tipo Whatsapp, mas voce conversa com pessoas que estao aprendendo a sua língua, em troca voce aprende a deles. É muito bom pra testar a escrita, pois voce é corrigido em tempo real e também bom pra passar o tempo.

Cursos online

Ano passado, enquanto estava com a perna quebrada, comprei um curso online com a Udemy O curso que comprei é pra nível intermediário, B1-B2 da tabela européia, e contém video-aulas, exercícios e bastante material de apoio.

Outro curso online interessante é o curso Dire, Fare, Partire, da USP de Sao Paulo. O curso é focado em brasileiros aprendendo italiano e é bastante interessante, especialmente em relacao a pronúncia. Recentemente ele foi atualizado e a continuacao, Dire, Fare, Arrivare, foi lancada.

YouTube

Quando eu estava aprendendo ingles, ver vlogs no YouTube fazia parte da minha rotina diária. Foi muito bom pra me acostumar com diversos sotaques e ver como a língua é usada em um ambiente mais ‘descolado’. Com o italiano nao é diferente e sempre vejo uns vlogs, os meus preferidos sao Italiano Automático, Learn Italian With Lucrezia, Marco in a BoxItaly Made Easy.

Livros

Quando estudei em Sligo, usamos o livro Un Tuffo Nell’Azzuro (A1-A2), que gostei e aprendi bastante usando. Mesmo depois de ter terminado as licoes do livro, aindo o uso como referencia pra quando estou estudando e essa semana comprei o livro de nível B1-B2 que até o momento me tem sido bastante útil.

Música

Ate a minha adolescência, pra mim, musica italiana resumia-se a Laura Pausini, pois meu avo era meio obcecado com ela. Tanto que hoje ela e’ um dos meus artistas italianos favoritos! Porem, a música italiana vai muito alem da ‘regina cantante’.

Eu ouço muito Tiziano Ferro, Alessandra Ambrosio, Violetta e recentemente descobri Lorenzo Fragola, que e’ incrível demais e Baby K, a Beyonce’ italiana. Ouvir musica, alem de relaxar, ajuda muito na aquisição de vocabulário.

Me conta ai nos comentarios que tipo de recursos voce usa ou ja usou pra aprender um novo idioma. Vamos trocar figurinhas e aprender juntos!

Anúncios

4 comentários sobre “Dicas e recursos para aprender italiano

  1. Rick, amei as dicas, e já estou inscrita nesses canais – eu praticamente só assisto Youtube em português mesmo, acaba não usando tanto pra estudo. Música sim, tô sempre ouvindo e não é um problema pra mim, mas nem só de Pausini vive o homem! rs

  2. Que legal as dicas Rick, não conhecia esse HelloTalk e achei a proposta bem interessante. Eu já usei muito aquele Livemocha (muito melhor que o Duolingo), mas nem sei se o negócio existe mais, foi por ele que comecei a estudar italiano online, era maravilhoso, mas também não sei se agora existe nas mesmas funções que antes.
    Também tenho uma relação muito pessoal com a italia, mas estudo o idioma sozinha e a passos de tartaruga. Mas um dia ainda espero falar fluentemente, é um idioma muito lindo! ♥

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.