Fagiuli, fagioli, fanciulli!

Quando visitei Pozzallo, em novembro, estava rolando um espécie de celebracao local e notei muitas criancas de idade escolar se dirigindo até a piazza principal da cidade. Ao ouvir cantarem o hino nacional italiano, nao resisti de curiosidade e fui conferir o que estava acontecendo.

Aproveitei pra colocar meu italiano em prática, que, nao fosse por uma pequena confusao de significados, eu diria que está ótimo!

Entendia tudo que a oradora estava falando, menos uma palavra. Ela dizia algo como ‘il giorno nazionale del dirito del ________’. A última palavra me soava como ‘fagiuli‘, que eu sei que nao é uma palavra, mas que se parece com a palavra ‘fagioli‘, que significa feijoes!

monica-word

Ou seja, eu ouvia ela gritar ‘dia nacional do direito dos feijoes‘ e pensava ‘que caralhos eles estavam comemorando isso?’.

Depois de ficar confuso por uns cinco intermináveis minutos, nao aguentei e tive que perguntar pra alguém. Me virei para o guarda de transito e disse:

– Com licenca, o que significa ‘fagiuli’?
– Voce quer dizer ‘fagioli’?
– Nao, fagiuli. A oradora nao para de dizer ‘fagiuli’.
– (Rindo loucamente) Nao, ela esta dizendo ‘fanciulli’. Significa criancas, como bambini.
– Ah, obrigado. 

E foi assim que tudo fez sentido e entendi que os italianos nao fazem passeatas pra proteger os direitos dos feijoes, apenas das criancas.

Anúncios

6 comentários sobre “Fagiuli, fagioli, fanciulli!

  1. Ricardo comecei a seguir agora seu espaço exatamente pelo interesse em saber mais sobre tal idioma. Estou aqui rindo, pois é bem humorado esse conto da suposta defesa dos feijões.
    Eu meu caro estou roendo as unhas, tenho que aprender de qualquer jeito afinal vim de carona com meus filhos e diferente deles que falam assim como minha esposa que é italiana eu só sei falar buongiorno, buona sera e a fabulosa palavra que se desmembra em vários sentidos a “prego”. 😦

  2. Eu ri muito com esse post, Rick! Tava lendo naquela expectativa de descobrir o que era a tal palavra… rs. Dessas coisas pelas quais passamos quando estamos aprendendo uma segunda língua, né?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.