Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas: qual a diferença?

Um dos grandes erros que vejo brasileiros cometerem quando se referem ao Reino Unido, no geral, é confundirem Reino Unido com Grã-Bretanha e vice-versa. Isso sem contar quando jogam ‘Ilhas Britânicas‘ no role sem fazer a menor idea do que estao falando.

E como esse blog, além de cultura, é geografia, resolvi esclarecer as coisas pra voces.

Reino Unido

O Reino Unido é uma uniao soberana de 4 países, sendo eles Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O Reino Unido comecou em 1701, quando os entao Reino da Inglaterra (incluindo País de Gales, que na época era considerado um Principado da Inglaterra) e Reino da Escócia resolveram se unir e formar o Reino da Grã-Bretanha.

A uniao dos dois durou até 1802, quando a Irlanda foi incorporada, e o reino passou a ser chamado Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. Em 1922, com o fim da revolucao irlandesa e a criacao da República da Irlanda, o reino ganhou o nome que tem hoje, Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Grã-Bretanha

É o nome da ilha onde ficam Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Irlanda do Norte nao faz parte da Grã-Bretanha, portanto o termo nao pode ser usado como sinomino de Reino Unido.

GB-UK-BI-3
Grã-Bretanha e Reino Unido

Ilhas Britânicas

Ilhas Britânicas é o nome dado ao arquipélago formado por Grã-Bretanha, Irlanda (República e do Norte), Ilha de Mann (Isle of Man) e as ilhas de Guernsey e Jersey, conhecidas tambem como Ilhas do Canal (Channel Islands).

Existe um debate enorme na República da Irlanda sobre a Irlanda fazer ou nao fazer parte das Ilhas Britânicas. Devido ao fato do termo carregar a palavra ‘britânica’, identidade que a Irlanda LUTOU pra se desvincular, os irlandeses nao gostam da ideia de ainda serem associados as ilhas.

Nao posso falar pelos irlandeses, mas nao acredito que seja possivel desvincular o termo, especialmente quando uma parte da ilha da Irlanda é britânica e faz sim parte das Ilhas Britânicas.

GB-UK-BI-3
Ilhas Britânicas

Agora que voce já entendeu a diferença, vou confundir a sua cabeça um pouquinho mais e adcionar duas categorias: as Dependências da Coroa Britânica e os Territórios Britânicos Ultramarinos.

Dependências da Coroa Britânica (British Crown Dependencies)

Tres, das cinco ilhas que formam as Ilhas Britânicas, sao consideradas Dependências da Coroa Britânica. Sao elas: Ilha de Mann, Jersey e Guernsey. 

Elas nao fazem parte do Reino Unido, nem da Uniao Européia e sao completamente auto-governadas e auto-suficientes, porém nao sao independentes e dependem do Reino Unido para se proteger e participar em relacoes internacinais. Elas usam a libra como moeda oficial e tem a Rainha Elizabeth II como chefe de estado supremo.

Territórios Britânicos Ultramarinos (British Oversea Territories)

Existem 14 Territórios Britânicos Ultramarinos oficiais, entre eles: Anguilla, Bermuda, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Gibraltar, Ilhas Virgens e Santa Helena.

A explicacao aqui é bem simples, eles sao territórios conquistados durante o Império Britânico que ainda nao conquistaram, ou aceitaram, independência. Assim como as Dependências da Coroa, os Territórios Ultramarinos se auto governam, tem a Rainha como chefe de estado e dependem do governo britânico pra se defender e participar de relacoes internacionais.

A diferenca entre eles é que as Dependências sao propriedade pessoal da realeza em poder e mesmo se fossem independentes, ainda seriam vistas como tal, enquanto os Territórios sao resultados do Império e podem tornar-se independentes  e se desvincularem do Reino Unido totalmente, caso assim decidam.

Embora ambas categorias sejam auto-suficientes e auto-governantes, nenhum desses “países” sao considerados microestados europeus, por nao serem totalmente soberanos.

Deu pra entender?


6 comentários sobre “Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas: qual a diferença?

  1. Maravilhosa a explicação! Eu já tinha visto um vídeo explicando essas diferenças, mas essa parte final acho que não tinha (ou eu esqueci). Mas adorei encontrar essas informações aqui em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.