Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas: qual a diferença?

Um dos grandes erros que vejo brasileiros cometerem quando se referem ao Reino Unido, no geral, é confundirem Reino Unido com Grã-Bretanha e vice-versa. Isso sem contar quando jogam ‘Ilhas Britânicas‘ no role sem fazer a menor idea do que estao falando.

E como esse blog, além de cultura, é geografia, resolvi esclarecer as coisas pra voces.

Reino Unido

O Reino Unido é uma uniao soberana de 4 países, sendo eles Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O Reino Unido comecou em 1701, quando os entao Reino da Inglaterra (incluindo País de Gales, que na época era considerado um Principado da Inglaterra) e Reino da Escócia resolveram se unir e formar o Reino da Grã-Bretanha.

A uniao dos dois durou até 1802, quando a Irlanda foi incorporada, e o reino passou a ser chamado Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda. Em 1922, com o fim da revolucao irlandesa e a criacao da República da Irlanda, o reino ganhou o nome que tem hoje, Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte.

Grã-Bretanha

É o nome da ilha onde ficam Inglaterra, Escócia e País de Gales. A Irlanda do Norte nao faz parte da Grã-Bretanha, portanto o termo nao pode ser usado como sinomino de Reino Unido.

GB-UK-BI-3
Grã-Bretanha e Reino Unido

Ilhas Britânicas

Ilhas Britânicas é o nome dado ao arquipélago formado por Grã-Bretanha, Irlanda (República e do Norte), Ilha de Mann (Isle of Man) e as ilhas de Guernsey e Jersey, conhecidas tambem como Ilhas do Canal (Channel Islands).

Existe um debate enorme na República da Irlanda sobre a Irlanda fazer ou nao fazer parte das Ilhas Britânicas. Devido ao fato do termo carregar a palavra ‘britânica’, identidade que a Irlanda LUTOU pra se desvincular, os irlandeses nao gostam da ideia de ainda serem associados as ilhas.

Nao posso falar pelos irlandeses, mas nao acredito que seja possivel desvincular o termo, especialmente quando uma parte da ilha da Irlanda é britânica e faz sim parte das Ilhas Britânicas.

GB-UK-BI-3
Ilhas Britânicas

Agora que voce já entendeu a diferença, vou confundir a sua cabeça um pouquinho mais e adcionar duas categorias: as Dependências da Coroa Britânica e os Territórios Britânicos Ultramarinos.

Dependências da Coroa Britânica (British Crown Dependencies)

Tres, das cinco ilhas que formam as Ilhas Britânicas, sao consideradas Dependências da Coroa Britânica. Sao elas: Ilha de Mann, Jersey e Guernsey. 

Elas nao fazem parte do Reino Unido, nem da Uniao Européia e sao completamente auto-governadas e auto-suficientes, porém nao sao independentes e dependem do Reino Unido para se proteger e participar em relacoes internacinais. Elas usam a libra como moeda oficial e tem a Rainha Elizabeth II como chefe de estado supremo.

Territórios Britânicos Ultramarinos (British Oversea Territories)

Existem 14 Territórios Britânicos Ultramarinos oficiais, entre eles: Anguilla, Bermuda, Ilhas Cayman, Ilhas Malvinas, Gibraltar, Ilhas Virgens e Santa Helena.

A explicacao aqui é bem simples, eles sao territórios conquistados durante o Império Britânico que ainda nao conquistaram, ou aceitaram, independência. Assim como as Dependências da Coroa, os Territórios Ultramarinos se auto governam, tem a Rainha como chefe de estado e dependem do governo britânico pra se defender e participar de relacoes internacionais.

A diferenca entre eles é que as Dependências sao propriedade pessoal da realeza em poder e mesmo se fossem independentes, ainda seriam vistas como tal, enquanto os Territórios sao resultados do Império e podem tornar-se independentes  e se desvincularem do Reino Unido totalmente, caso assim decidam.

Embora ambas categorias sejam auto-suficientes e auto-governantes, nenhum desses “países” sao considerados microestados europeus, por nao serem totalmente soberanos.

Deu pra entender?


2 comentários sobre “Reino Unido, Grã-Bretanha e Ilhas Britânicas: qual a diferença?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.