A União Européia é baseada em 4 pilares básicos: livre circulacão de pessoas, produtos, servicos e capital. É a livre circulacão de pessoas que permite que pessoas com passaporte europeu possam viver, estudar e trabalhar em qualquer um dos países do bloco.
Porém, pra exercer esse direito com base legal o cidadão europeu que decide mudar para outro país que nao seja o seu país do passaporte, precisa se registrar nesse país nos primeiros 90 dias de sua chegada.
Cada país tem o seu próprio sistema e eu só posso falar do sistema italiano, o AIRE, como o título do post indica.
O AIRE é o Sistema de Registro Consular para Italianos no Exterior e é o mais próximo de visto que um italiano terá dentro da União Européia. Pra se registrar é bem fácil, é só procurar o Consulado Italiano do país onde estiver e solicitar o registro.
Quando cheguei na Irlanda, em fevereiro de 2013, logo me registrei no Consulado Italiano de Dublin, que na época só aceitava registros via correio. Uns meses depois, recebi uma carta confirmando e pronto, não precisei fazer mais nada.
Me mudei pro Reino Unido em setembro de 2015 e nas primeiras semanas já me registrei aqui também, dessa vez pelo Consulado Italiano de Londres, que possui um sistema online bem fácil de usar. Assim como na Irlanda, o consulado me informou por cara que eu estava registrado e nunca mais precisei fazer nada.
Além de informar sobre a chegada no país, o AIRE deve ser informado de qualquer mudanca de endereco também, pois é assim que o governo italiano se comunica com os italianos residentes no exterior. Como me mudei pra Bristol no comeco desse ano, tive que informar o AIRE da minha mudanca pra cá.
Pode parecer mentira, ainda mais com o Brexit acontecendo na nossa cara, mas o Reino Unido é bem “de boa” no trato com cidadãos europeus e nao exige o registro no AIRE. Por aqui, só o passaporte vale. Vale até pra pedir benefícios sociais, coisa que na Irlanda não é possível sem comprovacão de contribuicão prévia de impostos.
Falando em Brexit, quem está registrado bonitinho no AIRE, como eu, nao terá problema nenhum em comprovar residencia no Reino Unido quando o novo sistema (falarei no blog mais pra frente) abrir.
Se voce possui cidadania italiana e tem interesse em se mudar pra algum país da UE, informe-se como se registrar no AIRE de lá pra evitar qualquer problema futuro e fique com a consciencia tranquila.
Se voce tem cidadania italiana, mora na UE e nao é registrado no AIRE, te aconselho a fazer isso logo pra evitar qualquer problema.
ja fiz meu aire , agora preciso saber quanto tempo o consulado dublim demora para responder meu mail para eu tirar a segunda via do meu passaporte italiano
Que legal que você tem cidadania italiana! Meu marido está começando o processo para tirar a dele. Foi tranquilo o seu processo?
Hmm, demorou pra caramba! Coisa de 9 anos na fila pra ser reconhecido.
Esse AIRE… vejo gente TODO santo dia nos grupos do face perguntando sobre isso. Vou indicar seu post 😛
http://www.umtempofora.com/
Que bom que vai ajudar alguem hehehe
Olá!
Texto bacana!
Ansioso pelas informações sobre UK, já que me mudo para lá agora no fim do mês.
No caso de Portugal, além das obrigações com o governo italiano (AIRE), há a exigência de emissão do Certificado de Registo de Cidadão da UE, emitido na Câmara Municipal do local onde o cidadão reside.
Custa 15 euros (em Lisboa).
Passados os 90 dias de residência, o cidadão tem 30 dias para emiti-lo.
Se me permite citar, eu conto mais detalhes aqui: https://uncaffeperdue.com/2018/06/24/cidadao-da-uniao-europeia-morando-em-portugal-ha-algumas-obrigacoes-a-cumprir/
Pra onde no Reino Unido vais? Que legal!
Vou para uma cidadezinha perto de Saint Albans City, perto de Londres. 🙂