Bonfire Night, relembrando Guy Fawkes

Em 2013, quando eu ainda morava em Sligo, escrevi aqui no blog sobre o Bonfire Day, uma celebracao que, na Irlanda, acontece todo ano no dia 23 de junho e também é conhecida como ‘St. John’s Day‘ (noite de Sao Joao).

O que eu nao sabia é que bonfire é uma celebracao originalmente britanica, nao irlandesa.

No Reino Unido, Bonfire Night, também conhecido como Guy Fawkes Night acontece todo ano no dia 5 de novembro e teve início no ano de 1605, quando a polícia de Londres prendeu Guy Fawkes, membro do conselho de armas da época, colocando explosivos embaixo da House Of Lords britanica, com a intencao de explorir a casa com todos os políticos  e o próprio rei, Rei James I, dentro.

Pra celebrar que o Rei James I sobreviveu ao atentado, os cidadaos de Londres fizeram fogueiras em toda a cidade e a acao acabou virando tradicao e hoje é uma das noites mais esperadas no calendário britanico.

Cidades e vilas em todo o país celebram o dia 5 de novembro com fogueiras enormes, deslifes e muitos fogos de artifício.

Emboras os nomes sejam parecidos, as celebracoes irlandesas nao tem nada a ver com as celebracoes britanicas. Os irlandeses importaram as fogueiras pra celebrar ‘St. John’s Day’ da Espanha e de Portugal, devido a grande influencia católica presente nesses países.

Festa junina feelings, né?


4 comentários sobre “Bonfire Night, relembrando Guy Fawkes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.