Uma das minhas responsabilidade no trabalho é o a manutenção e atualização do site da empresa, o que não é uma tarefa difícil pois ele foi construído em CMS. Pra mim, que não programo, sites assim são mão na roda.
Porém, vira e mexe minha chefe pede alguma coisa que ela acha que é fácil (crie um hotsite pra campanha “X”, crie uma aba interativa no Facebook), mas eu não sei fazer e eu fico me sentindo um inútil. Em uma de nossas conversas ela me perguntou se eu gostaria de fazer algum curso para melhorar meu desempenho e eu disse que algum curso de webdesign/programação seria bem-vindo (se eu pelo menos aprender o básico de HTML, linguagem de programação e etcera, vou me virar melhor quando for necessário criar alguma coisa que exija um pouquinho de código).
Acabei não encontrando nada do tipo em Sligo, apenas em Dublin e Galway, o que é bem fora de mão, pois não posso deixar o trabalho. Conversando sobre a frustração com um outro funcionário da empresa, fiquei sabendo que o FÀS de Sligo sempre promove cursos de qualificação profissional que, se não são de graça, são acessíveis.
O FÁS é o órgão responsável pela recolocação de profissionais no mercado de trabalho irlandês, é no site deles que praticamente todas as vagas de emprego disponívies na ilha são divulgadas. Além de divulgar as vagas, eles também promovem cursos de aperfeiçoamente e capacitação.
Pesquisei no FÀS e por coincidência, um curso de webdesign estava prestes a começar em Sligo. Mandei o link pra minha chefe, ela negociou, me mandou o currículo e acabamos fechando.
Hoje começo um curso de webdesign com duração de 11 semanas no FÁS de Sligo.
Não estou criando muitas expectivas e estou bem realista quanto ao conteúdo, mas vai ser uma experiência legal aprender alguma coisa através do inglês e mesmo o curso não sendo o melhor da Irlanda, conhecimento acumulado nunca é demais.
O único chato dessa história toda é que terei que parar com aulas de italiano, que começam e terminam no mesmo dia do curso de webdesign.