40 curiosidades sobre a Itália

1. Na Itália, o item mais barato do menu é a pizza.

2. Italianos nao comem massa todo dia e se comem, nao comem nas duas refeicoes. Massa no almoco, proteína e salada no jantar, ou vice-versa.

3. A refeicao italiana completa tem 5 fases: antipasto, insalata, primo piatto, secondo piatto e dolce, mas só é consumida em ocasioes super especiais. Geralmente, ou voce pede primo piatto (massa) ou secondo piatto (proteína), e se quiser, insalata pra acompanhar.

4. Existem muitos dialetos na Itália, tornando a comunicacao uma confusao danada de regiao pra regiao.

5. A alta-temporada na Itália é maio, junho e julho, deixando o mes de agosto livre para os italianos tirarem férias. Agosto na Itália é como um carnaval prolongado, nada funciona.

6. Existe uma diferenca cultural gigante entre o norte e o sul do país, bem mais discrepante do que as diferencas entre norte e sul do Brasil.

7. O idioma italiano que é falado hoje é o antigo dialeto de Firenze (Florenca) e foi basicamente organisado por ninguém menos que Dante Alighieri, considerado o pai do idioma.

8. A Itália é o país com mais Patrimonios Históricos Mundiais do mundo e é praticamente 100% protegida pela UNESCO.

9. A Itália é um país velho e tem a menor taxa de natalidade da Europa, na casa dos 7.5%, quase metade da Irlanda, que tem 14%.

10. A Itália é o berco do catolicismo e mesmo a religicao nao sendo tao presente assim na vidade de todos, ela ainda e a religiao de 80% dos italianos.

11. Dos países fundadores da Uniao Européia, a Itália é o que menos mudou. O país ainda nao legalizou aborto, ou casamento gay, ou evoluiu sua mentalidade em questoes de igualdade entre os generos.

12. A Itália é apenas o #5 na lista de países mais visitados do mundo, mas é o #1 na quantidade de cidades turísticas, pois nnhum outro país tem tantas cidades turísticas como a Itália. Pra citar algumas, Veneza, Milao, Torino, Bolonha, Rimini, Pisa, Parma, Roma, Florenca, Lucca, Nápoli, Pompei, Palermo…e a lista vai longe.

13. Dos países europeus, a Itália é um dos piores no quesito fluencia em ingles.

14. No auge do Império Romano, Roma dominava mais da metade do ‘mundo conhecido’.

15. Outra coisa bem diferente do restante da Europa é o jeito que os italianos dirigem. Em Roma, o transito é uma loucura! Em Milao e Bolonha, o transito é bem rápido, mas os motoristas param pra voce atravessar.

16. A Itália inventou o conceitodo aperitivo, que é sem dúvida maravilhoso e precisa ser exportado. Funciona assim, das 17h as 20h, geralmente, quando voce pede uma bebida em um bar, voce tem direito a encher um pratinho de comida. As comidinhas servidas variam de bar pra bar, mas sao sempre muito deliciosas. O preco da bebida é geralmente €1 mais caro do que seria fora do aperitivo, mas vale a pena! Se for em um, peca um Spritz!

17. Ao contrário do que muita gente pensa, a comida italiana é muito mais do que massa. A massa está presente em todas as regioes, mas a culinária varia extremamente de regiao em regiao. Uma dica pra provar mais do que massa é pedir coisas que estejam na parte ‘secondi piatti’ nos menus.

18. Spritz é a bebida do verao italiano, uma mistura de campari, com 7up e syrup.

19. A Itália ainda é muito machista! Todas as vezes que visitei, presenciei casos de machismo que, geralmente, nao se ve no restante da Europa. Ví homem gritando com mulher, ví homem mexendo com mulher na rua, ví homem assoviando, ví homem elogiando mulher ‘sem maquiagem’, ví homem elogiando mulher de cabelo liso ‘porque é mais bonito que fuá’.

20. Italianos sao ruins de ingles e talvez isso se deva ao fato de que tudo seja em italiano. Filmes sao todos dublados e é raro achar legendado. Até o áudio do Netlix já é default em italiano.

21. Existem muitas palavras em ingles no vocabulário italiano, como computer e stop. As placas de pare na Itália todas dizem ‘STOP’. E o mais legal é o jeito que eles pronunciam.

22. As casas na Itália tem uma coisa incrível que o mundo precisa copiar, o escorregor embutido no armário. Geralmente, em cima da pia, tem um armário e esse armário é o escorredor de pratos. É genial demais.

23. A Itália usa o bidet. No comeco, pode ser estranho, mas acreditem…lavar lá depois de uma sentada é revigorante.

24. No Brasil, a gente ama café, mas a gente só toma café de manha. As vezes depois do almoco, ou de tardezinha. Mas nunca, depois do jantar ou antes de dormir. Na Itália, nao existe hora ruim pro café.

25. Re-enforcando cliches, a galera fala com a mao mesmo. Antes da Itália, nunca tinha visto tante gente falando no celular pelos foninhos, mas daí reparei que é pras maos ficarem livres pra gesticular.

26. La Bella Vita na Itália é uma filosofia, tipo um Hakuna Matata. Viver com o mínimo de stress, aproveitar os amigos, aproveitar a comida, ser feliz.

27. Pra lei italiana, qualquer pessoa nascida de uma linhagem italiana é considerado italiano, pois o país reconhece o jus sanguinis (direito de sangue). É por isso que eu sou italiano. Porém, se um imigrante tiver um filho na Itália, a crianca nao é italiana. Se um dia os pais se naturalizarem, sim. Se nao, ela pode crescer a vida toda aqui e nunca será italiana.

28. Pelo fato da Itália ser um país velho, o país precisa de imigrantes e é muito comum ver chineses, philipinos e e paquistaneses. A imigracao européia é baixa, com a maioria sendo da Romenia (UE) ou da Albania e da Ucrania.

29. O homem italiano é bem metrossexual, faz a sobrancelha e anda com a gola da camisa polo pra cima, que nem um Conde Drácula.

30. Nao tem discussao, sorvete igual ao gelato italiano nao existe fora da Itália.

31. Existem outros dois países independentes dentro do território italiano, sao eles San Marino e o Vaticano.

32. A língua italiana só é falada na Itália, em partes da Suíca e em San Marino. As colonias italianas na África e na Síria, nao aderiram ao italiano.

33. A Universidade de Bolonha foi a primeira universidade do mundo ocidental, fundada em 1088, e é considerada a mais velha do mundo.

34. Todo dia aproximadamente 3 mil euros sao recuperadas da Fontana Di Trevi, em Roma, e doados para uma instituicao de caridade.

35. A história do Pinocchio foi escrita por um escritor italiano, Carlo Collodi.

36. O Giuseppe Garibaldi que ajudou a unificacao italiana é o mesmo Giuseppe Garibaldi que lutou na Revolucao dos Farropilhos no Brasil.

37. Mesmo com a crise, a Itália é a #4 maior economia da Uniao Européia, atrás da Alemanha, Reino Unido e Franca.

38. Milao é considerada a capital fashion do mundo!

39. Na Itália, o mar nunca está tao longe. Devido a sua geografica diferenciada, é possível chegar ao mar em menos de 3 horas de qualquer lugar no país.

40. Só existem 3 vulcoes ativos na Europa: Etna, Stromboli e Vesúvio. Os tres estao na Itália!

Anúncios

8 comentários sobre “40 curiosidades sobre a Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s