Estudando na Irlanda – Parte 2

Existem muitas opções de cursos em Dublin. De cursos de inglês – como vimos no outro post – à cursos de extensão, bacharelado, licenciatura, pós-graduação e mestrados.

Claro que o sistema de ensino da Irlanda é um pouco diferente do brasileiro. Através do “Qualification Recognition Service” da Irlanda é possível “converter” o nível de estudo brasileiro para o irlandês. 

No meu caso, que sou bacharel, no sistema de ensino irlandês, sou comparado ao nível: Honours Bachelor Degree (NFQ Level 8).

Com esse título, posso concorrer a vagas em universidades para cursos de pós-graduação – especialização – , os chamados Postgraduate ou a vagas nos cursos de mestrado profissionais, chamados de MA.

Pra fazer um curso de Postgraduate, por exemplo, o primeiro passo é traduzir o diploma brasileiro com um tradutor juramentado. Como a Irlanda reconhece a graduação brasileira, esse é o único item necessário para tentar uma vaga, além, é claro, de algum exame de proficiência (TOEFL, IELTS ou similar).

Aqui no Brasil existem vários tradutores juramentados e muitos podem ser encontrados no site da JUCESP

Eu, que não sou bobo nem nada, já estou cuidando de traduzir meu lindo diplominha e pesquisando vários cursos na terra dos Leprechauns. 

See you.

Anúncios

Um comentário sobre “Estudando na Irlanda – Parte 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s