Existem muitas opções de cursos em Dublin. De cursos de inglês – como vimos no outro post – à cursos de extensão, bacharelado, licenciatura, pós-graduação e mestrados.
Claro que o sistema de ensino da Irlanda é um pouco diferente do brasileiro. Através do “Qualification Recognition Service” da Irlanda é possível “converter” o nível de estudo brasileiro para o irlandês.
No meu caso, que sou bacharel, no sistema de ensino irlandês, sou comparado ao nível: Honours Bachelor Degree (NFQ Level 8).
Com esse título, posso concorrer a vagas em universidades para cursos de pós-graduação – especialização – , os chamados Postgraduate ou a vagas nos cursos de mestrado profissionais, chamados de MA.
Pra fazer um curso de Postgraduate, por exemplo, o primeiro passo é traduzir o diploma brasileiro com um tradutor juramentado. Como a Irlanda reconhece a graduação brasileira, esse é o único item necessário para tentar uma vaga, além, é claro, de algum exame de proficiência (TOEFL, IELTS ou similar).
Aqui no Brasil existem vários tradutores juramentados e muitos podem ser encontrados no site da JUCESP.
Eu, que não sou bobo nem nada, já estou cuidando de traduzir meu lindo diplominha e pesquisando vários cursos na terra dos Leprechauns.
See you.
Um comentário sobre “Estudando na Irlanda – Parte 2”