Em 2017, quando visitei Pompei, não deu tempo de visitar o Monte Vesúvio ou Ercolano, a outra cidade fantasma que foi destruída pelo vulcão.
Dessa vez, fiz questão de visitar os dois.
Chegar no Vesúvio de Nápoles é super fácil, é so pegar o trem da rede Circumvesuviana que saí de Napoli Centrale em direção a Sorrento e descer em Ercolano. De lá, pega o shuttle bus (€10) bem na frente da estação e desce na ‘boca’ do vulcão. A entrada para o vulcão é €12 e vale muito a pena.



Como estava um calor infernal (37-38c), eu fui logo de manhã. Cheguei em Ercolano por volta das 10h e comecei a subir pro vulcão pouco antes das 11h.
A caminhada em si é super fácil, um pouco inclinada, porém de boa.
A vista lá de cima é incrível!!! A cratera do vulcão em si não é tão impressionante assim, porque o vulcão está adormecido, mas é legal mesmo assim.
Depois de visitar o Vesúvio, parei pra almoçar, usei a praia local de Ercolano e então segui pra ver as ruínas de Ercolano, que ficam bem próximas da estação.
Enquanto Pompei era a cidade grande, a metrópole da área, Ercolano era os Jardins. Os ricos, burgueses e mercadores moravam lá, o que faz Ercolano ser até mais interessante do que Pompei. Por ser menor, é bem possível de sentir o peso do desastre também.




Foi um dia incrível, que com certeza ficou pra estória como uma das viagens mais interessantes que já fiz.