A cidade de Ouro Preto fica à cerca de 100km de Belo Horizonte, distância essa que pode ser percorrida em aproximadamente 2h de ônibus, que foi o que eu fiz. Peguei o ônibus das 10h e cheguei na minúscula rodoviária de Ouro Preto pouco depois do 12h.
De lá, segui pro Centro Histórico e fui almoçar um feijão tropeiro em um restaurante bonitinho na esquina da Praça Tiradentes.
Pra quem não sabe, Ouro Preto, além de ser uma cidade linda, é muito importante na história do Brasil, pois foi capital de Minas Gerais por muitos anos, quando ainda era conhecida como Vila Rica.
E foi como Vila Rica que Ouro Preto entrou pra história, pois foi lá que a Inconfidência Mineira tomou forma e foi lá também que um dos maiores heróis do Brasil foi enforcado e esquartejado a mando da Coroa Portuguesa.
Ele mesmo, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O local onde sua execução aconteceu é hoje uma praça muito bonita com uma estátua enorme em sua homenagem.
Além desse peso histórico, Ouro Preto também é uma cidade universitária e é cheia de Repúblicas Estudantis espalhadas pelos morros e ruas de paralelepípedo da cidade. Uma mistura muito legal de novo e velho, colonial e independente.
Eu passei apenas 5h na cidade, praticamente subindo e descendo ladeira, tirando foto de igrejinhas, entrando e saindo de museu, entrando e saindo de lojinhas e fui embora com gostinho de quero mais. Se pudesse, teria ficado mais um dia por ali, mas como não pude, tenho desculpa pra voltar.