EU Settlement Scheme

Como todos sabem, o Reino Unido votou pra sair da União Européia e hoje, três anos depois, a situação está longe de ser resolvida. Tanta incerteza tem causado um pânico enorme na comunidade de imigrantes europeus no país, o que levou Theresa May, então Primeiro Ministro, a criar o ‘EU Settlement Scheme‘, que escrevi aqui no blog sobre.

O sistema foi lançado em março de 2019 e estará aberto até dezembro de 2020. A ideia é registrar todos os cidadãos europeus morando por aqui como ‘Settled‘ (pessoas com mais de cinco anos de residência) ou ‘Pre-Settled‘ (menos de cinco anos).

900x506-Brexit-iStock-578574142-Converted-01-1024x576

Como cheguei em setembro de 2015, terei cinco anos de residência em setembro de 2020, três meses antes da data final e posso ficar despreocupado, certo?

Errado.

Como as negociações estão caminhando muito lentamente e o fantasma do ‘No Deal‘ está nos assombrando, resolvi aplicar agora pra ‘Pre-Settled‘ ao invés de esperar até setembro do ano que vem pra aplicar para ‘Settled’. O processo é o mesmo, mas como não qualifico pra ‘Settled‘, terei que pedir uma revisão de status quando completar cinco anos.

O primeiro passo pra aplicar é confirmar o documento, seja ele o passaporte ou cartão de identidade europeus. Existem três formas de confirmar a identidade:

1) Aplicativo
2) ID Centres
3) Correio

O aplicativo criado não funciona pra iPhone, apenas Android e eu não confio em enviar meu passaporte pelo correio, ou seja, tive que ir atrás de um ID Centre.

Por sorte, tem um em Bristol bem perto do trabalho. Mandei um e-mail solicitando um appointment e fui checado em menos de uma semana. O processo foi bem rápido e saí de lá verificado e com um link no meu e-mail pra continuar meu processo.

O link me direcionou pra página de registro onde preenchi algumas informações pessoais como postcode, National Insurance, antecedentes criminais e pronto, enviei.

A decisão pra quem tem mais de cinco anos de residência é automática, mas como eu não tenho, recebi uma mensagem to tipo ‘nosso sistema mostra que você ainda não possui cinco de residência pra aplicar pra Settled, mas você será considerado para Pre-Settled’.

Recebi um e-mail confirmado que meu processo foi recebido com sucesso e menos de 24h depois recebi a decisão. Fui aprovado e agora tenho ‘Pre-Settled Status‘, o que significa que posso morar, trabalhar e manter todos os direitos e privilégios que tenho agora até o dia 31 de agosto de 2024. Assim que completar cinco anos, devo pedir uma revisão de status pra ‘Settled Status‘ que significa manter esses mesmos direitos pro resto da minha vida.

A novela do Brexit está apenas começando e continuo muito triste com tudo isso, mas pelo menos estou seguro sabendo que minha vida aqui isn’t going tits up anytime soon.


4 comentários sobre “EU Settlement Scheme

  1. Tb torço que essa novala do Brexit termine bem, pq ai 😦
    Muito interessante seu post, saber mais desse processo… e espero que vc consiga sim pedir a revisão do seu status e ai não ter que se preocupar com isso mais!

  2. Nem me fale, Rick!
    Eu só queria que isso fosse resolvido logo, independente do resultado final.
    Fico preocupado com o efeito psicológico que essa incerteza tem sobre famílias de imigrante europeus com menos condiçoes ou que nem conheçam o processo direito.

    Fiz meu processo com um Android de um colega do trabalho. É bem simples e rápido também.
    Aliás, texto excelente, como sempre!
    Abraços.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.