Qual é a cidade mais bike-friendly da Inglaterra?

Segundo o pessoal do Travelodge, BikeRadar, iTVThe Guardian, essa cidade é Bristol, onde moro. Quer dizer, Bristol foi considerada a mais bike-friendly da Inglaterra em 2010, hoje em dia ela fica apenas entre as Top 3.

O que nao é nada mal.

Eu uso bicicleta como meio de transporte pra ir pro trabalho desde 2013, quando morava em Sligo, na Irlanda, e ia pro trabalho todos os dias de bicicleta. Em Sligo, ter uma bicicleta era a melhor coisa porque o transporte público era péssimo e também me permitia visitar as vilas e cidades vizinhas sem problema.

Vendi a bicicleta quando me mudei pra Cardiff e só fui comprar outra depois de quase dois anos morando na cidade, isso porque eu morava tao bem que nao precisava andar mais de 10min pra chegar no centro, academia ou universidade e nunca precisei de uma. Precisei de uma bicicleta novamente quando me mudei pra uma área mais afastada e fiquei há 30min de caminhada da academia, pra onde eu ia todo dia.

activity bicycle bike biker
Nao é minha bicicleta (Photo by Pixabay on Pexels.com)

Quando me mudei pra Bristol, já um feliz proprietário de uma magrela, ter uma bicicleta foi a minha salvacao! Bristol é muito maior do que Cardiff e a casa onde aluguei um quarto fica há uns 35min de caminhada do meu antigo trabalho e eu nao queria andar isso todos os dias, especialmente em dias de chuva, sem contar que depender de onibus é pessimo. De bicicleta, chego lá em 10-15min e com um pouquinho de planejamento, nem a chuva estraga meu dia.

O meu novo trabalho e’ bem pertinho de casa, mas continuo indo de bicicleta. Chego la’ em mais ou menos 7 minutos.

Foi indo e voltando pro trabalho todos os dias que percebi o quao bike-friendly Bristol realmente é. Por aqui, muita gente anda de bicicleta mesmo, tem cycle lane na grande parte da cidade (pelo menos por onde eu ando) e também tem bicicletas públicas, como em Londres e Dublin.

Uso mais bicicleta em Bristol do que usava em Sligo, já que aqui eu vou pra qualquer lugar, a qualquer hora, de bicicleta. Enquanto em Sligo, eu só ia pro trabalho e a usava aos finais de semana.

Acredito que pela quantidade enorme de bicicletas pela cidade, os carros se acostumaram com o volume de ciclistas e raramente ficam muito perto da guia das calcadas, onde a cycle line fica. Nao tem nada pior do que ser bloqueado porque um mane esta dirigindo muito perto da guia e voce nao consegue passar!

Fez um ano que moro em Bristol semana passada e já nao consigo me imaginar vivendo na cidade sem a minha bicicleta pra ir pra cima e pra baixo – literalmente porque Bristol é extremamente hilly! Sem contar que umas pedaladas diarias nao fazem mal a ninguém.


4 comentários sobre “Qual é a cidade mais bike-friendly da Inglaterra?

  1. Que legal saber que Bristol é tão bike friendly assim! Eu gosto muito de andar, ando pra tudo quanto é canto, mas um dia ainda quero investir em uma bike também. Imagino a liberdade que é, fora que é ótimo pra nossa saúde se exercitar assim. ♥

  2. Adoro a vida na bike. Em SP depois de muitos anos, acabei trazendo minha bicicleta do interior, mas mesmo morando em PInheiros, o bairro mais bike friendly da cidade, ainda era uma coisa pro fim de semana. Aqui em Berna eu uso pra tudo, já até carreguei móvel na bike hahaha. Mas taí um negócio que eu não supero: a chuva, rs. Começou a chover um tico e eu ja paro a bicicleta, tranco ela e pego um ônibus hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.