Rio, a cidade maravilhosa

Cresci ouvindo que o Rio de Janeiro é perigoso, que pessoas morrem a torto e a direito, que balas perdidas sao coisas comuns do dia-a-dia e que ser assaltado é tao comum quanto pedir um pingado no centro de Sao Paulo. Assim como eu, meus amigos também sempre ouviram coisas horríveis a respeito da cidade cartao postal do Brasil e visitar o Rio tornou-se uma espécie de saudável obsessao com a nossa seguranca. Mesmo com medo, a gente foi. E a gente nao se arrependeu. Tínhamos apenas cinco dias no Rio de Janeiro, mas nao contamos com o nosso primeiro dia, pois chegamos acabados e só queríamos dormir e também nao contamos nosso último, pois tivemos que sair do apartamento bem cedo pra voar pra Brasília e seguir viagem. Logo, tínhamos apenas tres dias inteiros pra ver o máximo que podíamos. Ficamos hospedados em um AirBnb em Copacabana, bem de frente pra Praia, próximo do Leme e da sede do Exército Brasileiro (o que nos deu uma sensacao de seguranca um pouco maior) e por sorte, desfrutamos de cinco lindos ensolarados. Acordamos cedo todos os dias, abusamos do cambio de £1 = R$ 5 e apenas andamos de Uber, pra reduzir ainda mais os riscos de sermos assaltados. Acredito que essa pequena acao nos salvou de qualquer possível tentativa de assalto ou arrastao. Pegamos o bondino e subimos até o Pao de Acúcar, que é tao lindo quanto eu imaginava; subimos as escadarias até o Cristo Redentor e vimos muitos micos simpáticos pelo caminho; fizemos um walking tour pelo centro histórico do Rio; andamos em volta da Lagoa Rodrigo de Freitas; nos banhámos nas praias de Copacabana, Ipanema e Leme; subimos as famosas escadarias Selarón; tiramos fotos com a estátua de Carlos Drummond de Andrade; conhecemos o Museu do Amanha; e conhecemos o famoso Bairro de Santa Teresa, onde a parte mais bizarra dessa viagem aconteceu.
Meus amigos andando em Copacabana

Pra chegar em Santa Teresa, nós pegamos o famoso bondinho amarelo, que é igualzinho os de Lisboa. O bondinho sai da estacao do centro e vai até Santa Teresa, onde para em apenas tres pontos. Assim que passamos pelo primeiro, vimos uma cena que nos abalou tremendamente, mas que pareceu nao abalar o carioca: um corpo sem vida ensanguentado no chao.

Andamos um pouco pela bairro, bem abalados, paramos em um bar pra tomar algumas cervejas (eu queria ensiná-los o Brazilian way de beber cerveja) e aproxidamente uma hora e meia depois, voltamos pro ponto pra pegar o bondinho e surpresa!, o corpo ainda estava lá. Fiquei de ouvido atento e perguntei pro moco que estava contando os bilhetes do bondinho o que tinha acontecido. Ele me disse que o corpo sem vida era de um assaltante, que assaltou uma loja no centro e fugiu de moto pra Santa Teresa, pra tentar cortar pra uma das favelas por ali mas que antes de conseguir, foi morto pela polícia com tres tiros no peito. Expliquei o ocorrido pros meus amigos que estavam ainda mais em choque do que eu e com essa, nos despedimos do Rio na manha seguinte. Nao nos arrependemos de ter visitado o Rio, mas fica a dica: tome cuidado, ande de Uber e aproveite a cidade mais linda do nosso Brasil.
Publicidade

4 comentários sobre “Rio, a cidade maravilhosa

  1. Eu fui uma vez por alguns dias (inclusive ficamos hospedados em Santa Tereza), tambem fiquei com medo mas ficamos todos os dias com um colega nosso que era do Rio e conhecia tudo la. Andamos de dia e de noite, e foi tudo tranquilo. Mas agora no final do ano o meu namorado vai ficar 2 semanas em SP, e eu queria ir pro Rio com ele por uns 3 ou 4 dias. Vamos ver se planejamos direitinho pq tbm tenho muita preocupacao com assaltos etc!!

  2. Eu sou suspeitíssima. Sou paulista enlouquecida pelo Rio. Uma vez tentei fazer umas contas, e se lembrei de tudo, fui ao Rio pelo menos dezessete vezes, tamanha minha paixão rs. Passei vários carnavais, vários feriados, e segue sendo minha cidade favorita no mundo. O Rio é perigoso sim, mas muito injustiçado. Eu nunca deixei de fazer nada por lá, e em retorno nunca passei por nenhum apuro. Muito pelo contrário, quando perdi o celular num taxi, ele me achou pra me devolver. Então as vezes me corta um pouco o coração ver uma viagem para lá ser planejada e pensada em torno de se proteger. Mas eu entendo 100% seu sentimento. E fico feliz que o saldo tenha sido positivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.