Sofia, a capital da Bulgária

Aprendi, depois de muito quebrar a cara, a nao criar expectativas sobre as coisas. Quando viajo, sempre vou com as expectativas bem baixas e no geral, sempre me surpreendo e volto pra casa feliz da vida.

E foi assim que saí de Bristol e fui me aventurar em Sofia, capital da Bulgária.

Nao tem voos diretos de Bristol pra Sofia, voei de Birmingham. O aeroporto de Birmingham é conectado a uma estacao de trem e chegar lá de Bristol é bem fácil, pois tem trens diretos e o trajeto nao chega a 2h, o que é ótimo. Como o trajeto pro aeroporto foi de boa, a Ryanair teve que ferrar o role e atrasou o voo em quase 3h, o que me deixou bem grumpy.

Já em Sofia, tres horas atrasado, peguei um taxi e passei o endereco do hostel que eu tinha reservado e surpresa, o hostel nao era hostel, e sim casa de família e era bem, mas bem mesmo, mais afastado do centro do que eu imaginava. Além disso, o taxista se aproveitou de mim e me cobrou o dobro do que custaria. Tudo bem que a Bulgária é bem barata, mas mesmo assim, ser tirado proveitado na cara dura é foda!

Enfim, acordei no segundo dia já meio jururu com a vida. Estava longe do centro, infeliz com o “hostel”…mas com vontade de explorar. O problema é que a chuva nao deixou! O mundo caiu pela manha toda e só consegui sair do hostel depois do almoco.

Como eu estava longe do centro, tive que pegar um tram, que lá é conhecido como troleybus e em mais ou menos 15 minutos, cheguei no centro. O centro de Sofia é bem simpático, com um calcadao super longo que tem uma vista incrível pra montanha Vitosha, que cerca a cidade e termina no Palácio Nacional da Cultura, um dos pontos turísticos mais famosos de Sofia.

Palácio Nacional da Cultura

É no centro também que ficam os diversos prédios do governo e o restante dos pontos turísticos de Sofia. Como eu estava querendo correr atrás do tempo perdido, estava calor e o sol nao iria se por até as 9 da noite, resolvi andar e visitar tudo.

Passei pela Igreja de Sao Jorge, que foi construída no Séc XII; a Banya Mosque, que fica perto da Estátua de Sofia; visitei a famosa Catedral de Alexander Nevsky e também a Catedral Russa. Visitei também o Museu de História Nacional e o belíssimo Teatro Nacional de Sofia, o Ivan Vazoc.

Igreja de Sao Jorge

Aproveitei o resto do dia pra comer bem e pagar pouco, coisa que a Sofia oferece em abundancia!

No segundo dia, procurando o que fazer em Sofia, descobri que estava hospedada perto da regiao de Boyana, que fica no pé da montanha Vitosha e que existe uma trilha montanha adentro que passa pela Igreja de Boyana, Cachoeira de Boyana e o Lago de Boyana. Resolvi que queria fazer a tal da trilha, tomei um café da manha reforcado e fui.

A primeira parada foi a igreja, super velha e pequena, mas que aparentemente contém obras de arte incríveis dentro. Comprei o ingresso e infelizmente nao pude entrar porque a energia acabou e nao tinha hora pra voltar. Da igreja segui destino a cachoeira, que foi uma aventura e tanto!

A trilha era confusa e apertada, nao tinha uma alma fazendo a trilha também e eu acho que me perdi umas duas ou tres vezes. Demorei cerca de 2h30 pra chegar na cachoeira, mas tudo valeu a pena porque a vista era incrível!

No último dia aproveitei pra passear pelo centro de novo, revisitei alguns pontos turísticos e just chilled nos barzinhos e restaurantes até dar a hora de ir pro aeroporto, por volta das 16h da tarde.

Acredito que devido as circunstancias, nao achei Sofia incrível, nao. Foi uma viagem legal, mas nao chegou nem nos top 20.


5 comentários sobre “Sofia, a capital da Bulgária

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.