O inverno no Reino Unido e na Irlanda nao é tao rigoroso quanto as pessoas pensam. Por aqui, neve é coisa rara e quando cai, fica apenas algumas horas, no máximo um dia, e desaparece. A excecao á regra fica com a Escócia, onde neva-se bem mais, mas ainda nao tanto como nos países nórdicos, por exemplo.
Em fevereiro de 2015, quando eu ainda morava em Sligo, a Irlanda e o Reino Unido enfrentaram uma nevoada bem forte, que cobriu quase tudo de neve. Como bom blogueiro que sou, registrei o acontecido aqui no blog.
Desde entao, os invernos tem sido amenos e quando neva, já derrete rapidinho.
Essa semana, porém, a conversa virou e ambos Reino Unido e Irlanda enfrentaram a maior nevoada dos últimos 40 anos!!!

A nevoada, batizada de “Beast from the East”, comecou lá na Sibéria Rússa, passou pelos países nórdicos, norte, leste e Europa central e finalmente chegou nas Ilhas Britanicas. Comecando pela Escócia, depois norte da Inglaterra e Irlanda do Norte, chegou em Dublin e no País de Gales ao mesmo tempo e depois atingiu o sudoeste e sul da Inglaterra.

Como quase nunca neva por aqui, e quando neva, a neve nao “fica”, o Reino Unido nao tem estrutura pra lidar com a neve a o país para. E quando digo para, eu digo para mesmo. Escolas fecham, mercados fecham, as pessoas sao enviadas pra casa do trabalho, transporte público nao funciona e alertas vermelhos sao ativados pelo governo.
Uma loucura!
Britanicos e irlandeses tem um bom humor incrível no que diz respeito ao tempo e acompanhar os memes no Twitter faz o #SNOWMAGGEDON valer muito mais a pena.
Esse ano eu nao fiz nenhum vídeo, mas tirei um fonte de fotos de Bristol coberta pela white stuff. A nevoada vai continuar até domingo e até lá, vou me manter aquecido e com cházinho na mao.