Bristol Pounds, o dinheiro de Bristol

A moeda oficial do Reino Unido é a libra esterlina (£), que está em circulacao há 1.200 anos, dando á ela o status de moeda em circulacao mais antiga do mundo! A libra é tao importante pro Reino Unido que, em 1973, quando o Reino Unido entrou pra Uniao Européia (que já tinha planos de criar o Euro (€)) eles criaram um cláusula de opt-out e nunca entraram na zona do Euro.

Mas aqui em Bristol as coisas sao um pouco diferentes, porque além da libra esterlina, também circula uma segunda moeda, o Bristol Pound.

A ideia por trás do Bristol Pound é bem simples: promover negócios locais.

O valor do Bristol Pound é o mesmo da libra esterlina (£1 equivale a B£1) e pra trocar £ por B£, é só procurar os negócios locais que aceitam a moeda e fazer a troca.

Como os Bristol Pounds só sao aceitos em negócios locais, é garantido que o dinheiro voltará pra comunidade e nao pros bolsos das grandes corporacoes, o que faz o conceito de promover negócios locais funcionar perfeitamente.

No site deles é possível ver a lista completa de negócios participando e tem de tudo, de cafés independentes á loja de roupas e bicicletarias. Até o onibus circular aceita Bristol Pounds!

O design das notas também é super interessante, porque é inspirado nas características de Bristol, como o St. George Park e as raposas.

Bristol é a primeira cidade do Reino Unido a promover a própria moeda e é a cidade-modelo no projeto, que case de certo mesmo, pode ser ampliado para outras cidades no país.


4 comentários sobre “Bristol Pounds, o dinheiro de Bristol

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.