Faz quase 5 anos que saí do Brasil, mas nao faz 5 anos que estou fazendo intercâmbio. Quando completei 1 ano de Irlanda, decidi decretar o fim do meu intercâmbio e comecei a jornada de, de fato, imigrar. Quando tomei essa decisao, imaginei que fincaria os pés na Irlanda, mas acabei me mudando pra Cardiff, no País de Gales e cá estou.
Muita gente me pergunta como é fazer intercâmbio aqui em Cardiff e eu sempre digo a mesma coisa: nunca fiz intercâmbio aqui. Vim pra cá já falando ingles, já com trabalho e já matriculado no mestrado, que acabou há algumas semanas atrás.
Esses dias atrás a Bárbara escreveu um post sobre intercâmbio em Dublin, o que me inspirou a falar mais sobre intercâmbio aqui em Cardiff e acabar com o assunto de vez.
Mas antes de entrar no mérito, quero ressaltar que nao tenho experiência de intercâmbio aqui e que o texto abaixo é baseado na minha experiência pessoal e no que presenciei por aqui, ok?
Dividi o texto em 4 partes, que considero sejam as partes mais cruciais pra quem quer fazer intercâmbio.
1. Inglês e escolas de idiomas
Cardiff tem bem menos escolas de inglês do que Dublin, pois a capital é mais conhecida como cidade universitária, com cerca de 50 mil estudantes. Cardiff também é cheia de estudantes internacionais, que já vem pra cá falando inglês e estao estudando em uma das 4 universidades da cidade.
A oferta de escolas pode nao ser enorme, mas a experiência com certeza será melhor do que a experiencia em Dublin, por exemplo. Voce vai se deparar com bem menos brasileiros e vai trombar com praticamente a mesma quantidade de estudantes internacionais que trombaria em Dublin. Além disso, as universidades em Cardiff sao centrais, ou seja, os estudantes moram no centro e a possibilidade de interagir com galeses, principalmentes estudantes, é bem maior do que em Dublin, onde as universidades sao mais afastadas.
O sotaque do galês é bem parecido com o sotaque inglês, que vocês possivelmente conhecem como sotaque britanico, que nao vou entrar no assunto agora. É um pouco mais cantadinho e agudo, mas é bem mais fácil de entender do que o sotaque irlandês, por exemplo.
2. Trabalho
Cardiff fica no País de Gales, que é parte do Reino Unido e segue regras de imigracao do Reino Unido, ou seja, estudantes que nao sejam europeus nao podem trabalhar. Pra quem precisa de trabalho enquanto faz intercâmbio, o Reino Unido nao é a melhor opcao, mas praqueles que querem se dedicar e focar em aprender, acredito que um intercâmbio de 4 meses aqui possa ser mais aproveitoso – nesse ponto – do que um de 8 em Dublin, por exemplo.
Praqueles que possuem cidadania européia, tenha em mente que o Brexit vai acontecer logo-logo, mas que até abril de 2019, nada muda. Quanto a vagas, voce irá competir diretamente com estudantes internacionais e galeses que estejam nas universidades, entao aquelas vagas de bar/pub/restaurante podem ser mais difíceis de conseguir com nível de inglês baixo.
3. Viagens
Cardiff é super conectada com o mundo, mas nao tao conectada quanto Dublin. O aeroporto de Cardiff voa pra quase o mundo todo, mas com conexoes em Amsterdam. Os voos diretos existem, mas nao sao tantos assim. A opcao mais viável é voar de Bristol, uma hora e meia de Cardiff, ou de Londres, quatro horas de distancia. De trem, dá pra rodar o Reino Unido todo, mas os precos sao exorbitantes!
4. Clima
O clima em Cardiff é parecido com o clima de Dublin, mas um pouco mais quente. Moro aqui há dois anos e nunca vi o termometro marcar menos do que Dublin ou Sligo. Estamos sempre 1, 2 ou 3 graus mais quentes e por aqui chove-se menos também. Chove muito, nao me entenda mal, mas chove menos do que chove em Dublin. Também venta menos, mesmo ainda ventando muito.
Resumindo, a Irlanda funciona como um escudo direto protegendo o País de Gales e o sudoeste da Inglaterra. A situacao na Escócia e norte da Inglaterra, por exemplo, é bem diferente!
Conclusao
Se voce está procurando um intercâmbio mais curto, com menos brasileiros e com mais exposicao com nativos, Cardiff é uma boa opcao. Se voce quer ficar fora por mais tempo e precisa trabalhar, Dublin é melhor.
Já falei sobre custo de vida, transporte público, cultura e lazer nesse post aqui.
Legal, Rick. Acho que Cardiff pode ser uma boa opção pra quem quer aprender inglês com pessoas de outras nacionalidades. Aqui em Dublin, a não ser que você se matricule numa escola caríssima, vai ter sempre muito brasileiro mesmo.
Exato!