Intercâmbio em Cardiff: vale a pena?

Faz quase 5 anos que saí do Brasil, mas nao faz 5 anos que estou fazendo intercâmbio. Quando completei 1 ano de Irlanda, decidi decretar o fim do meu intercâmbio e comecei a jornada de, de fato, imigrar. Quando tomei essa decisao, imaginei que fincaria os pés na Irlanda, mas acabei me mudando pra Cardiff, no País de Gales e cá estou.

Muita gente me pergunta como é fazer intercâmbio aqui em Cardiff e eu sempre digo a mesma coisa: nunca fiz intercâmbio aqui. Vim pra cá já falando ingles, já com trabalho e já matriculado no mestrado, que acabou há algumas semanas atrás.

Esses dias atrás a Bárbara escreveu um post sobre intercâmbio em Dublin, o que me inspirou a falar mais sobre intercâmbio aqui em Cardiff e acabar com o assunto de vez.

Mas antes de entrar no mérito, quero ressaltar que nao tenho experiência de intercâmbio aqui e que o texto abaixo é baseado na minha experiência pessoal e no que presenciei por aqui, ok?

Dividi o texto em 4 partes, que considero sejam as partes mais cruciais pra quem quer fazer intercâmbio.

1. Inglês e escolas de idiomas
Cardiff tem bem menos escolas de inglês do que Dublin, pois a capital é mais conhecida como cidade universitária, com cerca de 50 mil estudantes. Cardiff também é cheia de estudantes internacionais, que já vem pra cá falando inglês e estao estudando em uma das 4 universidades da cidade.

A oferta de escolas pode nao ser enorme, mas a experiência com certeza será melhor do que a experiencia em Dublin, por exemplo. Voce vai se deparar com bem menos brasileiros e vai trombar com praticamente a mesma quantidade de estudantes internacionais que trombaria em Dublin. Além disso, as universidades em Cardiff sao centrais, ou seja, os estudantes moram no centro e a possibilidade de interagir com galeses, principalmentes estudantes, é bem maior do que em Dublin, onde as universidades sao mais afastadas.

O sotaque do galês é bem parecido com o sotaque inglês, que vocês possivelmente conhecem como sotaque britanico, que nao vou entrar no assunto agora. É um pouco mais cantadinho e agudo, mas é bem mais fácil de entender do que o sotaque irlandês, por exemplo.

2. Trabalho
Cardiff fica no País de Gales, que é parte do Reino Unido e segue regras de imigracao do Reino Unido, ou seja, estudantes que nao sejam europeus nao podem trabalhar. Pra quem precisa de trabalho enquanto faz intercâmbio, o Reino Unido nao é a melhor opcao, mas praqueles que querem se dedicar e focar em aprender, acredito que um intercâmbio de 4 meses aqui possa ser mais aproveitoso – nesse ponto – do que um de 8 em Dublin, por exemplo.

Praqueles que possuem cidadania européia, tenha em mente que o Brexit vai acontecer logo-logo, mas que até abril de 2019, nada muda. Quanto a vagas, voce irá competir diretamente com estudantes internacionais e galeses que estejam nas universidades, entao aquelas vagas de bar/pub/restaurante podem ser mais difíceis de conseguir com nível de inglês baixo.

3. Viagens
Cardiff é super conectada com o mundo, mas nao tao conectada quanto Dublin. O aeroporto de Cardiff voa pra quase o mundo todo, mas com conexoes em Amsterdam. Os voos diretos existem, mas nao sao tantos assim. A opcao mais viável é voar de Bristol, uma hora e meia de Cardiff, ou de Londres, quatro horas de distancia. De trem, dá pra rodar o Reino Unido todo, mas os precos sao exorbitantes!

4. Clima
O clima em Cardiff é parecido com o clima de Dublin, mas um pouco mais quente. Moro aqui há dois anos e nunca vi o termometro marcar menos do que Dublin ou Sligo. Estamos sempre 1, 2 ou 3 graus mais quentes e por aqui chove-se menos também. Chove muito, nao me entenda mal, mas chove menos do que chove em Dublin. Também venta menos, mesmo ainda ventando muito.

Resumindo, a Irlanda funciona como um escudo direto protegendo o País de Gales e o sudoeste da Inglaterra. A situacao na Escócia e norte da Inglaterra, por exemplo, é bem diferente!

Conclusao
Se voce está procurando um intercâmbio mais curto, com menos brasileiros e com mais exposicao com nativos, Cardiff é uma boa opcao. Se voce quer ficar fora por mais tempo e precisa trabalhar, Dublin é melhor.

Já falei sobre custo de vida, transporte público, cultura e lazer nesse post aqui.

Anúncios

2 comentários sobre “Intercâmbio em Cardiff: vale a pena?

  1. Legal, Rick. Acho que Cardiff pode ser uma boa opção pra quem quer aprender inglês com pessoas de outras nacionalidades. Aqui em Dublin, a não ser que você se matricule numa escola caríssima, vai ter sempre muito brasileiro mesmo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s