Fim do mestrado

Em junho, quando escrevi sobre o fim do segundo ano de mestrado, prometi que voltaria aqui pra falar sobre o tema do meu projeto final e sobre o fim do mestrado em si, e cá estou, cumprindo minha promessa.

Minha opiniao sobre o curso nao mudou, continuo achando que foi um pouco ‘fraco’ e deixou a desejar em muitas áreas. Porém, trabalhando no meu projeto final, notei que aprendi muito mais do que achei que aprendi, e que pude colocar praticamente um pouquinho de cada módulo no meu projeto, o que embrulhou o curso em um pacote legal.

Quando falei do mestrado pela última vez por aqui, eu nao fazia ideia do que faria no meu projeto final. E foi bom que eu nao falei nada mesmo, porque eu mudei de ideia 3 vezes ao longo dos quase 4 meses de projeto.

Comecei com uma ideia de promover a cultura de ‘road trip’ americana no Reino Unido, mas ao invés de carros, usar trens, como se faz no restante do continente europeu. Essa ideia nao sobreviveu muito, pois os trens britanicos sao tao ruins e caros, que viajar de trem apareceu em último lugar na minha pesquisa.

Daí mudei a ideia de novo, resolvi reimaginar o sistema ferroviário britanico como se fosse nacionalizado, como em Portugal, Espanha, Franca e Itália, países por onde eu estava viajando de trem na viagem. Algumas semanas nisso e mudei de ideia de novo, porque eu estava promovendo ainda mais isolamento pra um povo numa ilha que acabou de votar em algo isolador, o Brexit.

E foi aí que o eureka moment aconteceu.

Meu projeto final, bem resumido, é um sistema promovido pela Uniao Européia, sem vínculo com o Governo Britanico, permitindo que cidadaos britanicos que nao estejam felizes com o Brexit, possam manter suas cidadanias européias em um nível pessoal, nao nacional. O projeto se chama ‘EUK48 Associated Citizenship Programme‘ e contou com branding, website, responsive website, advertising campaign, passport sticker, e animated video.

Mas aí voce me pergunta: é possível?
É.

Vários MPs Europeus já disseram que é possível, porém, tudo depende de como as negocioes vao caminhar e, infelizmente, é muito improvável. Mas como eu nao precisava de nada concreto ou real, meu projeto foi aprovado e foi nele que trabalhei por pelo menos dois meses.

O resultado final ficou bem interessante (na minha opiniao pelo menos) e no dia 3 de outubro, eu e o restante da turma, exibimos o nosso projeto em uma exposicao em uma galeria aqui em Cardiff. A noite foi um sucesso! Muita gente deu as caras, meu projeto final foi muito elogiado e foi uma forma incrível de fechar o curso.

Agora, só esperar até o dia 14 de dezembro, onde iremos graduar e aí sim, serei mestre!

Anúncios

12 comentários sobre “Fim do mestrado

  1. Eu que acompanhei esse mestrado antes mesmo dele ter começado tô me sentindo uma mãe véia orgulhosa do filho, hahaha. Sério! Você teve ideias incríveis, executou com maestria (tudum, tssss) e agora o mundo é seu, Rick! Parabéns demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s