E o italiano, como vai?

Desde meados de 2012, estou estudando italiano. Já passaram-se 5 anos, mas como a jornada foi cheia de altos e baixos, eu nao consigo sair do B1. Tirando as aulas que atendi em Sligo, que eram um pouco fracas e só atendi por um ano, eu estudo italiano apenas por conta.

Comecei pelo Livemocha, que foi descontinuado em 2015, depois comprei livros de gramática e fiz vários cursinhos online, como esse da BBC, Radio Lingua e tantos outros. Além disso, ouco muita música em italiano (Laura Pausini na veia) e vira-e-mexe assisto algum filme ou desenho em italiano (legendado em ingles ou vice-versa).

Mas tem uma ferramenta que tem sido presente no meu aprendizado por uns dois anos, o Duolingo. Fiz meu cadastro em 2013, mas só comecei a usar de verdade mesmo ano passado, uns tres meses antes de ir pra Rimini. De lá pra cá, tenho usado o site pelo menos uma vez por semana.

Nao é a melhor ferramenta do mundo, mas ajuda. E digo por experiencia, porque todas as vezes que vim pra Itália, o Duolingo ajudou horrores. Nessa viagem, resolvi me dedicar mesmo e completei o curso!!!

A ideia do Duolingo é completar o curso, que em termos de gramática, abrange até B2 e re-fazer várias vezes, acumulando pontos de exposicao, chamados XP e ir subindo de nível. Estou no nível 16, com 35% de fluencia. O nível máximo é 25, com 65% de fluencia.

Nao tem como atingir 100% porque falta muita coisa, como interacao, pronúncia, writing, etc…mas é uma ajuda incrível e estou muito feliz de ter terminado a minha Italian tree. Agora o desafio é mante-la golden e chegar no nível 25!

Minha ideia era fazer um curso de italiano em Bologna por pelo menos duas semanas, mas todas as escolas estao fechadas pra férias de verao (a Itália para em agosto) e nao rolou. Entao, tive que me apegar ao Duolingo mesmo e olha, deu certo. Tenho interagido super bem com os locais, entendo tudo que me falam, sigo instrucoes no CrossFit de boa e estou até lendo um livro e entendendo quase tudo!

Quando o mestrado acabar, vou me matricular em um curso semanal em Cardiff e continuar estudando! A meta é ser tao fluente em italiano como sou em ingles. ❤

Anúncios

5 comentários sobre “E o italiano, como vai?

  1. Parabens, Rick! Nao eh facil sair do plato do intermediario, sei porque me encontro na mesmissima situacao. Nao curto do Duolingo, mas acho que tudo eh valido no aprendizado. Pra mim o que funciona eh ter o compromisso de ir pra aulas, mas mesmo assim, nesse ultimo semestre acho que nao me dediquei tanto quanto me dediquei a outros cursos no passado… da ate vergonha! Mas ok, vou continuar estudando. Acho que uma viagem pra um interiorzao italiano me ajudaria pq ai nao poderia recorrer ao ingles. Estando nos grandes centros sempre vai ter alguem que fala ingles com vc, mas se vc nao puder falar ingles, ai sim acho que desenrola! Fora que eu ainda tenho muita vergonha de falar italiano, nao sei pq. Tenho vergonha de fazer pronuncia bonita, vergonha de misturar portugues e espanhol… minhas habilidades receptivas tambem estao boas, consigo entender muita coisa, mas pra falar eh outra historia. Enfim, boa sorte nos seus estudos! 🙂

    1. Babs, eu acho que voce sabe mais do que eu!!! Sabe o que a gente podia fazer, quando nossas vidas estiverem mais calminhas? Uma sessao semanal de facetime em italiano hahhaha.. só pra se ajudar, treinar.. praticar.. o que ce acha? Boa sorte nos estudos pra voce tb! ❤

  2. Que bacana!
    Comecei a utilizar o aplicativo no passado, mas faltou manter a periodicidade.
    Estou completando 3 anos de aulas por Skype. O que sinto que precisaria melhorar são as práticas extra-classe. Ouço a Rádio Itália, tenho playlists no Spotify com cantores italiano e já entendo bem o que amigos de lá me dizem. Falta principalmente expandir o vocabulário.
    Bons estudos! 🙂
    Ci vediamo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s