Uma noite no deserto do Saara

Nunca, nem nos meus sonhos e devaneios mais non-sense, eu imaginei que um dia iria passar uma noite no deserto do Saara. Mas como a vida dá voltas, isso aconteceu e vou contar tudo pra voces nesse post.

Assim que reservei os voos pra Marrakech, a ideia de passar uma noite no deserto comecou a tomar corpo e comecei a pesquisar. Cheguei a hesitar na ideia, afinal, eu só tinha 4 dias e gastar 2 pra ir no deserto me parecia uma ideia meio maluca. No fim, me convenci e nao me arrependi nem um milésimo!

O deserto do Saara
Fica no norte da África e passa pelos territórios da Argélia, Chade, Egito, Líbia, Mali, Mauritânia, Marrocos, Níger, Saara Ocidental, Sudão e Tunísia. Para ter uma ideia de sua dimensão, o Brasil tem uma área em torno de 8.500.000 km² e o deserto 9.065.000 km².

sahara-desert-map

O tour
Existem vários tours diferentes saindo de Marrakech e indo para o deserto. Pra quem tem vários dias a disposicao, o melhor tour é o que vai para Mergouza, bem ‘dentro do Saara‘, quase na fronteira com a Algéria. Pra quem tem menos dias, como eu tinha, a melhor opcao é o tour pra Zagora, que fica no comecinho do Saara, em território marroquino. Pra nao ter problema nenhum, reservei o tour pela internet, com o GetYourGuide, parceiro do Booking e a companhia que nos levou foi a Ando Travel.

img_1293

O trajeto
Quando reservei o tour, pedi pra me buscarem no hostel (de graca) e o motorista do tour apareceu lá as 6:30 da manha em ponto. Do hostel, andamos pela medina até encontrar o restante do grupo e botamos o pé na estrada. Foram 7 longas horas de viagem, mas que valeu muito a pena pela paisagem. Eu nao fazia a menor ideia, mas o território do Marrocos nao é feito apenas de deserto ou áreas mais áridas. Tem canyons, tem floresta, tem rios e tem áreas muito verdes.

img_1333

Isso sem contar as inúmeras vilas no meio do caminho, que parecem terem parado no tempo. Vi gente carregando bode na mao e trocando por sacos de frutas! Quando chegamos na área onde, oficialmente, comeca o deserto, a van parou e montamos nos camelos – que sao enormes. Caminhamos com os camelos por cerca de 1h e finalmente, chegamos no acampamento.

img_1342

A experiência no deserto
Chegamos lá por volta das 18:00 e fomos direto para as acomodacoes. Tinham várias cabanas, com cama quentinha e tudo. O acampamento estava cheio de homens com vestes típicas (turbantes, roupas largas e etc) e eles nos recepcionaram com muita música, muita dancas e uma fogueira. Depois de muita música, jantamos uma comida típica – tajini com legumes e frango, e finalizamos com o melhor chá de menta que já tomei na vida.

Antes de irmos pra cama (sem tomar banho) saimos em direcao ao nada pra ver as estrelas e cara, nunca tinha visto um céu tao estrelado! Parecia que o céu estava muito perto de nós, como se desse pra tocar. Incrível!

img_3400

Acordamos antes do nascer-do-sol e fomos ver o sol nascer no topo de uma montanha. Tao lindo que nao dá pra explicar em palavras. Depois disso, tomamos um café da manha maravilhoso, andamos mais uma hora de camelo e seguimos de van, por mais 7 horas até Marrakech.

Gravei um vídeo pra voces.

Anúncios

3 comentários sobre “Uma noite no deserto do Saara

  1. Que incrível, Rick! Amei o vídeo e você morrendo de agonia pelo povo estar usando roupa de frio no calor! rs

    Agora, cara… o deserto é longe, hein? Você não ficou desconfortável/entendiado durante a viagem?

    Sobre os camelos e toda a experiência: muito muito demais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s