Questões de cor e raça

Há um tempo atrás a Bárbara postou um texto maravilhoso refletindo sobre os conceitos por trás das palavras expatriado e imigrante. Palavras essas que no dicionário possuem exatamente o mesmo significado (pessoa morando fora do país de origem), mas que na prática apenas contribuem para a segregação racial.

Te aconselho muito a ler o texto dela antes de prosseguir com esse, estarei aqui quando voce voltar.

Antes de sair do Brasil eu nunca tinha experimentado nenhum tipo de discrimação racial. Sempre me considerei branco, minha certidão de nascimento diz que sou branco, venho de uma família branca, tenho antepassados italianos brancos e nunca ninguém questionou esse rótulo.

Daí eu vim pra Europa e assim, logo no primeiro dia, meu rótulo branco me foi arrancado e substituído pelo rótulo de latino. Latino, esse adjetivo que para muitos brasileiros médios, apenas não se aplica. Não falamos espanhol, não dançamos tango, não somos latinos.

Mas ué, nao pode ser latino e ser branco?

Pode, se voce ser loiro/ruivo dos olhos azuis/verdes. Qualquer outra tonalidade de pele e cor de olhos, se vindos da América Latina, é latino. Já encontrei italianos, espanhóis e portugueses considerados brancos com a mesma tonalidade de pele e mesma cor de olhos que os meus, mas eu nao sou.

Latin-America

No começo, assustou. Mas foi bom, pois foi esse choque que me abriu os olhos pra exergar o que acontece ao meu redor. De maioria branca no meu país, eu passei a fazer parte da minoria imigrante e de cor em outro. Isso mudou a minha percepção de mundo e de raças, me fez entender melhor o que são privilégios e, me fez entender igualdade de genero.

Alguns dizem que isso acontece porque o espectro da cor branca no Brasil é bem maior do que o Europeu e o Norte Americano, devido ao nosso clima, mas no fundo isso é apenas um jeito do brasileiro se agarrar ao máximo na ideia de ser branco. De ser europeu. De ser melhor.

Pouco mais de 3 anos morando fora me ensinaram muito e hoje, afirmo com todo o orgulho do mundo que sim, sou imigrante e antes de ser brasileiro, sou latino. Porque se a gente nao se unir e nao tomar posse e controle de quem somos, ninguém vai fazer por nós.

Anúncios

12 comentários sobre “Questões de cor e raça

  1. Eu li o texto dela e achei genial, isso que você disse é bem curioso, eu morando aqui sendo brasileira, sou confundida quase sempre com indiana, não sinto nenhum preconceito, mas não entendo a necessidade das pessoas de te taguearem, só sei que adoro ser latina/brasileira ou até ser comparada a indiana.

  2. Nossa, senti exatamente a mesma coisa vindo morar na França!
    Tem um texto do 360meridianos muito legal também sobre essa ideia de ser latino: http://www.360meridianos.com/2016/04/onde-esta-nossa-latinidade.html
    Como morar fora mexe com nossas concepções, né? Pois hoje em dia falo com muito mais orgulho que eu sou latina! O termo imigrante eu nunca deixei de usar, porque é isso o que eu sou tendo vindo estudar e trabalhar em outro pais, oras!
    Um abraço!

  3. Rick, excelente texto! Eu não passei muito por isso porque de modo geral, ou me confundem com espanhola pelo meu nome e aparência ou ficam confusos quando me ouvem falar pois ficam pensando que talvez eu possa ser americana… mas cara, é muito louco isso da latinidade, porque a gente se acha brasileiro, uma coisa totalmente à parte da América do Sul, o que é uma bobagem, né? Só porque não falamos a mesma língua. Eu acho que nós deveríamos ser muito mais próximos dos nossos hermanos, de verdade!

  4. Gostei muito do post , e acho muito válido falar sobre esse assunto que muitas vezes só percebemos quando vivemos a situação. Mas Rick tenho que pedir uma atenção para a parte ” De maioria branca no meu país” o Brasil é basicamente formado por negros e pardos, talvez você só não percebeu porque faz parte da minoria branca classe média. Enfim fico feliz que você viveu o outro lado da moeda e com certeza pelo texto podemos ver que mudou sua cabeça sobre o assunto. Beijos parabéns pelo seu blog !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s