Split, a King’s Landing da vida real

Quando eu decidi passar uma temporada aqui em Rimini, eu já tinha em mente conhecer San Marino e a Croácia, que em uma primeira olhada no mapa, parece ser pertinho da Itália. Eu sabia que para chegar lá, era preciso pegar um ferry e no auge de minha ingenuidade, imaginei que levaria no máximo 5h pra cruzar.

Já com a ideia fixa na cabeca, comecei a pesquisar e constatei que a) infelizmente nao tem mais ferries de Rimini pra Croácia e b) o trajeto dura 11h. Nao deixei isso me abater e prossegui com minha vontade de conhecer a Croácia.

O ferry saiu de Ancona, cidade que fica a 50min de Rimini de trem ás 19h de sexta e chegou em Split, ás 07h da manha do sábado. Nao reservei cabine, entao tive que dormir no sofá, no deck. Por sorte, o sofá era bem confortável e eu cheguei em Split descansado e feliz.

split-ivan

Nao sei se pelo fato de a Croácia ser extremamente turística, ou por ser um país tao costeiro, ou por estar no auge do verao (30 graus), mas a cidade estava viva e agitada, logo de manha. Fui direto pro hostel, deixei a minha mochila e fui caminhar pela cidade. Nessa caminhada, já conheci o famoso Palácio Dálmatiano, que é  enorme e abriga todo o centro histórico da cidade.

Confesso que nao pesquisei nada sobre Split, a única coisa que eu sabia era que King’s Landing, de Game of Thrones, era lá. Minha ideia era fazer o tour oficial e aproveitar as águas cristalinas de Split. Apenas isso. Porém, ao chegar lá, fui informado que o tour oficial nao operaria até a próxima terca-feira, o que foi um puta balde de água fria nos meus planos.

Reconhece essa cena? Dica: explodiu no season finale!
Reconhece essa cena? Dica: explodiu no season finale!

Sem a possibilidade do tour, saí atrás dos locais de filmagens sozinho, já que todos ficam no centro histórico. Infelizmente, nao consegui linkar os lugares que visitei as cenas que eles apareceram, mas a foto acima, do alto da Torre da Cidade, foi fácil!

Conseguiu, reconhecer, também?

A Croácia é muito mais do que Split e 3 dias por lá nao é o suficiente pra ver nem 1/10 das coisas lindas que o país tem a oferecer, como o Parque Nacional Plitvice, onde ficam aqueles lagos de água cristalina, ou o Parque Nacional Krka, onde ficam as cachoeiras gigantes.

Mas como eu disse, eu fui sem pensar muito, com pouco planejamento e no final, acabei passando 2 dias e meio torrando nas praias maravilhosas de Split. Me arrependo? Nem um pouco, mas gostaria de ter aproveitado mais e ter visitado pelo menos um dos parques nacionais.

split-croatia

Anúncios

2 comentários sobre “Split, a King’s Landing da vida real

  1. Olá Rick, acabei de conhecer o seu blog pelos links da Barbara e gostei bastante, estou por aqui lendo os seus posts 😀
    Eu fiz quase o mesmo trajeto (entre os países), mas foi de trem, saímos de Trieste pra Liubliana e depois pra Zagreb, a viagem durou uma eternidade. Deve ser bem legal essa parte costeira da Croácia, ainda irei conhecer. Um grande abraço

    http://www.quartodeviagem.com/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s