O futuro do Reino Unido fora da União Européia

Em fevereiro eu contei pra voces que o Reino Unido iria ter um referendo pra decidir se permanecia ou não um país membro da União Européia, do qual é membro desde 1975.

Pois bem, o Reino Unido votou e a decisão foi, 52% contra 48%, que o país irá deixar a União Européia.

O resultado chocou o país e chocou a política internacional. A libra atingiu o ponto mais baixo contra o euro na história (£1 = €1.23) e o então Primeiro Ministro, David Cameron, o arquiteto disso tudo, resignou essa manhã.

Como disse Dumbledore em Harry Potter, ‘scary times ahead’.

Na Escócia, o voto FICAR ganhou disparado, como voces podem ver no gráfico abaixo. O Partido Nationalista Escoces já emitiu uma nota que com a saída do Reino Unido da UE, a Escócia vai pedir outro referendo de independencia, pois a Escócia se ve um membro da UE. O País de Gales, supreendemente, assim como a Inglaterra (que já era esperado), votou SAIR em massa. O que é engracado, pois todo o dinheiro de infra-estrutura e de incentivo a língua galesa vem da UE, nao de Westminster.

Fonte: https://www.buzzfeed.com/jimwaterson/britain-has-voted-to-leave-the-european-union?utm_term=.kw3rB1lXk0#.cvdaxDyYjb
Fonte: https://www.buzzfeed.com/jimwaterson/britain-has-voted-to-leave-the-european-union?utm_term=.kw3rB1lXk0#.cvdaxDyYjb

Particularmente, estou muito chateado. Não sei o que acontecerá comigo nos próximos capítulos dessa história, mas existem papos de bastidores dizendo que cidadãos UE que já estejam no Reino Unido legalmente não serão afetados e terão direito a um visto de trabalho, mas isso não é oficial.

Enfim, um dia triste na história da Europa.

Anúncios

6 comentários sobre “O futuro do Reino Unido fora da União Européia

  1. Fiquei muito chocada com o resultado. Confesso que parte de mim torcia por esse resultado por curiosidade, pra ver o que aconteceria no mundo. Mas aconteceu, e a gente tá meio sem saber o que vai ser de todos no futuro…. pode ser que não mude muito, pode ser que mude tudo. Vamos ficar calmos e aguardar – as mudanças meeesmo vão demorar um tempo pra começarem a aparecer.

  2. Confesso que eu não acreditava que ía dar saída. Fui dormir crente que ía acordar num mundo que ainda defende o acolhimento, a união, sabe? Fiquei chocada quando acordei, e to aqui pensando ainda… Como isso vai afetar o mundo, diretamente.. Estou vendo bolsominions e trumpistas em deleite, e apavorada com essa tomada conservadora que está cada vez mais forte. Além disso, fico pensando nessas eleições e votações recentes, e o tanto que os resultados tem sido apertado (52, 48, etc) e como isso tem polarizado os países.. Enfim, tanto pra pensar, mas tanto com o que se entristecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s