O futuro do Reino Unido fora da União Européia

Em fevereiro eu contei pra voces que o Reino Unido iria ter um referendo pra decidir se permanecia ou não um país membro da União Européia, do qual é membro desde 1975.

Pois bem, o Reino Unido votou e a decisão foi, 52% contra 48%, que o país irá deixar a União Européia.

O resultado chocou o país e chocou a política internacional. A libra atingiu o ponto mais baixo contra o euro na história (£1 = €1.23) e o então Primeiro Ministro, David Cameron, o arquiteto disso tudo, resignou essa manhã.

Como disse Dumbledore em Harry Potter, ‘scary times ahead’.

Na Escócia, o voto FICAR ganhou disparado, como voces podem ver no gráfico abaixo. O Partido Nationalista Escoces já emitiu uma nota que com a saída do Reino Unido da UE, a Escócia vai pedir outro referendo de independencia, pois a Escócia se ve um membro da UE. O País de Gales, supreendemente, assim como a Inglaterra (que já era esperado), votou SAIR em massa. O que é engracado, pois todo o dinheiro de infra-estrutura e de incentivo a língua galesa vem da UE, nao de Westminster.

Particularmente, estou muito chateado. Não sei o que acontecerá comigo nos próximos capítulos dessa história, mas existem papos de bastidores dizendo que cidadãos UE que já estejam no Reino Unido legalmente não serão afetados e terão direito a um visto de trabalho, mas isso não é oficial.

Enfim, um dia triste na história da Europa.

Anúncios

6 comentários sobre “O futuro do Reino Unido fora da União Européia

  1. Confesso que eu não acreditava que ía dar saída. Fui dormir crente que ía acordar num mundo que ainda defende o acolhimento, a união, sabe? Fiquei chocada quando acordei, e to aqui pensando ainda… Como isso vai afetar o mundo, diretamente.. Estou vendo bolsominions e trumpistas em deleite, e apavorada com essa tomada conservadora que está cada vez mais forte. Além disso, fico pensando nessas eleições e votações recentes, e o tanto que os resultados tem sido apertado (52, 48, etc) e como isso tem polarizado os países.. Enfim, tanto pra pensar, mas tanto com o que se entristecer.

  2. Fiquei muito chocada com o resultado. Confesso que parte de mim torcia por esse resultado por curiosidade, pra ver o que aconteceria no mundo. Mas aconteceu, e a gente tá meio sem saber o que vai ser de todos no futuro…. pode ser que não mude muito, pode ser que mude tudo. Vamos ficar calmos e aguardar – as mudanças meeesmo vão demorar um tempo pra começarem a aparecer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s