Para os amantes de história e mitologia, como eu, a Itália é um prato cheio! Cada cidade e regiao desse país esconde tesouros históricos incríveis e Rimini nao é excessao a regra. No último post sobre a cidade eu falei um pouquinho sobre a influencia romana por aqui, mas nao detalhei muito. Nesse post eu quero detalhar e explorar com voces a Rimini Romana, ou seja, os 6 monumentos romanos ainda existentes na cidade.
Rimini foi fundada em 286 A.C. e em pouco tempo se tornou uma das cidades romanas mais importantes do império e como toda cidade romana, Rimini tinha riqueza e monumentos de sobra. Hoje, apenas 6 deles ainda estao de pé e eu tive o privilégio de visitar cada um.
1. Arco d’Augusto
Portao principal da cidade, construído em 27 A.C por ordem do Imperador Augustus. É feito de pedra istra e possui forte significado mitológico, com ilustracoes dos deuses Júpiter, Apollo e Juno.

2. Porta Montanara
Segundo portao da cidade, ligando-a ao Fórum e ao ‘Cardus Maximus‘ (estrada principal). Foi construído no Séc. I A.C, mas nao se sabe exatamente quando.

3. Fórum
Nos tempos romanos, o Fórum era o espaco mais importante de uma cidade. Era ali que os governadores, generais e o próprio imperador (quando visitava as cidades) faziam seus discursos e conversava com a populacao. O Fórum de Rimini foi construído logo depois da fundacao da cidade e hoje é conhecido como Piazza Tre Martiri.

4. Ponte di Tiberio
Uma das pontes mais velhas do mundo, foi construída entre 14 e 27 A.C e foi um importantíssimo avanco na época, pois cruzava o entao rio Ariminus (Marecchia) e ligava Rimini ao restante do península.

5. Anfiteatro
Com o crescimento de Rimini, a tradicao romana do ‘pao e circo’ chegou por aqui e oferecer entretenimento ao povo tornou-se uma necessidade. Por ordem do Imperador Hadrian, o Anfiteatro foi construído no Séc. II D.C.

6. Casa do Cirugiao
Nos tempos romanos, a Casa do Cirurgiao era uma casa comum, recheada de artefatos, obras de arte e esculturars. A casa foi descoberta em uma excavacao moderna e exibe fielmente os 2 mil anos de história da cidade. Acredita-se que ali era a casa de um médico rico, devido a quantidade de instrumentos médicos encontrados, por isso o nome.

(Bonus) Museu da Cidade
O Museu da Cidade nao existia nos tempos romanos (óbvio), mas ele conta a história de Rimini desde sua fundacao e vale muito a visita. O ticket adulto custa €6 e o estudante, €4, mas se voce visitar em um quarta-feira, é gratuito.
Agora que voce já aprendeu e viu as fotos dos monumentos, vem explorar a cidade comigo em vídeo.
Um comentário sobre “6 monumentos dos tempos romanos em Rimini”