Como é a vida em Cardiff

Um monte de gente vem me perguntar como anda a minha em Cardiff, como ‘coisa X’ funciona em Cardiff, quanto custa ‘Z’ em Cardiff, quanto custa ‘Y’ em Cardiff e por aí vai. Pra responder todo mundo, resolvi escrever esse texto.

Cultura
Cardiff, mesmo sendo pequena, é uma capital e como toda capital, tudo acontece por aqui. A cidade possui dois grandes teatros, o New Theatre e o Millennium Centre, ambos com uma agenca de atracoes bem interessantes e que vira-e-mexe contam com espetáculos do West End de Londres.

Além do teatro, sao 3 casas de show, com show de várias bandas ao longo do ano. Eu já vi Ellie Goulding e Stereophonics, e Beyoncé vai tocar aqui esse mes. A cidade também várias galerias de arte, museus nacionais e recentemente inaugurou o Royal Mint (que ainda nao conferi), uma espécie de museu da moeda.

Rolam também muitos festivais locais e tem sempre alguma coisa acontecendo nos parques, nas Arcades e claro, em Cardiff Bay.

Millennium Centre
Millennium Centre

Noite de Cardiff
Sair á noite em Cardiff é uma experiencia incrível! Nos últimos anos, Cardiff se tornou uma espécie de cidade hub para as famosas hen & stag parties. Hen party é a despedida de solteira da mulher e stag party, do homem.

Aos finais de semana a cidade é tomada por grupos de homens e mulheres fantasiados, vestindo camisetas personalisadas, cheios de acessórios e etc. Em uma night out em Cardiff é super normal trombar com Spider Man, Superman, bailarinas, vacas e canudos em formato fálicos. Sem contar que Cardiff é casa para mais de 30 mil estudantes, fazendo com que a cidade nao pare nem na segunda-feira.

Ser estrangeiro em Cardiff
Por ser a capital, Cardiff é bem cosmopolita (nao tanto quanto Dublin ou Londres) e é super normal ver gente diferente nas ruas e ouvir sotaques e idiomas variados ao andar nas ruas. Na minha universidade, sao cerca de 4 mil estudantes internacionais apenas esse ano, entao dá pra ter uma idea. Eu nunca sofri preconceito por ser estrangeiro e nunca fui mal-tratado ou recebi privilégios por isso. Totalmente normal.

Cardiff Bay
Cardiff Bay

Segurança
Nunca vi policial correndo ou viatura buzinando em Cardiff. Embora um dia eu tive que abrir a porta de casa para duas policiais que receberam uma denúncia de que um foragido estava na nossa área e elas queriam ver se do fundo da nossa casa, que é de esquina, dava pra ver as outras casas.

Turismo em Cardiff
Cardiff é bastante turística, mas apenas nos pontos ao redor do castelo. Por ali, é sempre uma muvuca e sempre lotado de gringo. Saiu daquela área, a cidade volta a ser bem local. Como um local, acho que a convivencia entre os turistas e nós é bem sossegada.

Torre Romana
Torre Romana

Custo de vida
Se comparada com o restante do País de Gales, Cardiff é cara, mas se comparada com Londres, Dublin e muitas outras capitais européias, Cardiff é uma pechinha. Distrinchei (eita palavra feia) meus gastos pra voces terem um ideia melhor.

Aluguel: pago £285 mes, mas tenho cama de casal e moro em uma área super boa e central, é possível achar quartos singles por £200-250.

Comida: meu gasto semanal é de £30 em média, um pouco caro, mas eu compro muita proteína (que é caro), suco natural, frutas e nao me prendo mais a ‘marca do mercado’.

Contas: energia, gás, água e internet gira em torno de £60 por mes para cada um de nós. Somos em 3, logo, £180 mes. O que aperta o orcamento é a council tax, que é obrigatória no Reino Unido todo. É uma taxa residencial, de aproximamdente £100 por casa, por mes. Esse ano a gente nao paga, mas ano que vem pagaremos e vamos ter que acrescentar £33 nas contas.

Telefonia celular: uso EE mobile e com £10 mes, tenho 1GB de internet, SMS ilimitado e ligacoes ilimitadas.

Lazer e baladas: aqui a coisa fica mais feia, porque beber nos pubs e bares é bem caro. Dependendo de onde voce for, cobra-se £6 por uma pint. Claro que existem lugares, como Wetherspoons, que cobra £3. Minha dica é, pre-drink em casa e beba menos no pub. A vantagem é que, tirando as baladas, pubs e bares nao cobram para entrar. Eu gasto uns £20 quando saio, na média.

Cinema: o ticket geral no VUE é £4 e no Cineworld é £9, porém o Cineworld tem desconto de estudante e sai por £3. Eu vou umas 5x por mes no Cineworld, que é mais próximo.

Transporte: eu nao uso transporte público, mas quando preciso, nunca pago mais do que £2 por um single ticket.

Total: £570 (incluindo 4 nights outs por mes, 5 idas ao cinema e 4 semanas de mercado)

Anúncios

9 comentários sobre “Como é a vida em Cardiff

  1. Eu amei esse cinema de 3 libras! hahah… Mas pra não dizer que tudo no Brasil é ruim, vi ontem que agora o Cinemark faz sessão especial: toda segunda-feira é 8 reais e estudante paga meia!
    E também acho que você está muito ryco não comprando mais marca de mercado! haha… Seus gastos não são altos para quem ganha em libras, mas se você estivesse se bancando em reais… aaaai!

  2. Rick, não compensa você fazer o cartão do Cineworld? Aqui, se não me engano, é uns 20 euros. Pelas nossas contas, se você for pelo menos duas vezes ao cinema já paga o cartão, e indo mais vezes, sai no lucro. Como agora moramos perto do centro até pensei em fazer, mas não acho que moramos perto o suficiente simplesmente pra ir no cinema toda hora, sabe? E não se prende mais à marca do mercado, seu RHYCO! hahahaha

    1. Oi, Babs! Nao compensa nao, eu pago apenas £3 pq sou estudante…o membership é £16.90 aqui.. eu teria que ir mais de 5x por mes no cinema e nao vou, nao. Vou 5 qdo tem mto filme legal (tipo maio, junho, julho)..o resto do ano eu vou 2 ou 3 vezes..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s