Saint David, o padroeiro do País de Gales

Assim como a Irlanda, o País de Gales também tem um dia inteiro dedicado ao seu santo padroeiro oficial, o Saint David. Diz a lenda que Saint David nasceu aqui, no País de Gales, numa vila hoje conhecida como Saint David’s Village, no ano de 500 DC.

O dia de Saint David é celebrado no dia 1 de marco, dia de sua morte, mas por aqui o dia nao é considerado holiday, como o dia nacional do padroeiro irlandes, apenas uma data comemorativa.

Assim como no Saint Patrick’s Day, por aqui também rolam parades e muita comemoracao nas ruas, mas nada nem parecido com a comemoracao irlandesa. Por aqui a parade é mais calma, com menos álcool envolvido, muitas músicas nacionais e muita ingestao de alho-poró, um dos símbolos nacionais do País de Gales, junto com o dragao vermelho.

O dia de Saint David também é conhecido como o dia em que os galeses saem nas ruas vestidos com a sua roupa nacional: capa vermelha, sobre-capa preta e chapéu alto preto com babados. O costume comecou no século XVIII, pois os galeses sentiam que sua identidade nacional estava sendo exterminada pela cultura inglesa e passaram a adotar o, entao muito comum, padrao de vestimenta nacional e a usá-lo como símbolo de identidade.

Desde entao, no dia de Saint David, galeses e galesas por todo país vestem-se assim e celebram o dia de seu padroeiro.

Galesas vestidas com a vestimenta nacional
Galesas vestidas com a vestimenta nacional
Anúncios

7 comentários sobre “Saint David, o padroeiro do País de Gales

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s