Minha primeira palestra

Todos mes, Cardiff e Bristol (Inglaterra), recebem o Design Stuff, um evento de design foccado em trocar ideias, dividir informacao, compartilhar cases e aproximar os designers locais. A primeira vez que fui ao Design Stuff Cardiff foi em setembro, no meu primeiro mes na cidade e lá já fiz meus primeiros contatos no meio.

Em novembro, conversando com o fundador do evento, fui convidado para dar uma mini-palestra, ou talk, como eles falam aqui, contando um pouco sobre a minha experiencia como designer gráfico em um país estrangeiro. Aceitei e tive quase dois meses pra me preparar, já que minha palestra foi marcada para janeiro.

Trabalhei bastante na palestra e mudei o foco dela umas duzentas vezes, tentando sempre melhorará-la. Quando chegou o grande dia, cheguei no pub onde o evento aconteceria por volta das 18:30, crente que seria o segundo palestrante, que comecaria as 20:30, mas acabei sendo informado que eu era o primeiro, as 19:00.

Respirei fundo, peguei o microfone e falei. A palestra foi gravada e voce pode conferir no vídeo abaixo, que está em ingles e sem legenda. Sorry.

Caso voce nao tenha entendido o conteúdo, eu falei sobre as dificuldades que enfrentei sendo um estrangeiro na empresa onde trabalho e também sobre o que eu acredito ser essencial para se conseguir um trabalho na área de design em outro país, assunto que já abordei aqui no blog e no vlog. Finalizei falando um pouquinho sobre o que viajar representa pra mim e sobre como estou me adaptando `a vida de nomade digital.

O feedback das pessoas foi ótimo! Fiz a galera rir bastante, recebi inúmeras perguntas no final (tantas que nao deu pra responder todas), conheci muita gente interessante, ganheri um monte de seguidores novos no Twitter e no Behance…tipo uns 15 minutos de fama. Enquanto eu falava, mesmo escorregando no ingles algumas (váááárias vezes), pude ver a cara de aprovacao da maioria e sentir que, mesmo que só por um pouquinho, eu consegui tocar e inspirar aquela galera.

Foi uma experiencia incrível e eu quero bis!

Anúncios

6 comentários sobre “Minha primeira palestra

  1. Oi Rick!
    Eu assisti a seu vídeo quando postou no FB, mas acabei não comentando porque achei que todo mundo já tinha meio que falado o que eu queria. Mas eu sou doido e resolvi comentar aqui, kkk.
    Cara, achei sua palestra SUPER legal. Primeiro porque, talvez por te acompanhar aqui há um bom tempo, eu tinha uma imagem “preestabelecida” de você completamente diferente do que percebi ao assisti-la. Pode parecer meio idiota, mas lá percebi que você é “gente como a gente”, haha! Sempre considerei que você estivesse num outro nível (sim, sei que isso soa como bobeira minha!) por estar aqui há mais tempo e ter vivido tanta coisa, mas foi legal saber todos os seus apertos, e os sentimentos em geral da sua experiência aqui na Irlanda e aí. A parte de design em si também me interessa, já que nossas áreas meio que caminham juntas normalmente (se bem que com o emprego novo não sei qual é minha área mais, haha).
    Arrasou no inglês (pare de show!), arrasou no conteúdo, na personalidade e na irreverência. Nota 10!

  2. Parabéns! Muito legal a sua palestra, a parte sobre a novela do índio foi bem engraçada e verdadeira haha. Acompanho seu blog desde que cheguei na Irlanda há 2 anos e fico feliz que coisas boas estejam acontecendo na sua vida pois quem acompanha o blog sente como se te conhecesse e torce tb por vc. Best of luck em UK sempre!

  3. Parabéns, Rick! Adorei sua palestra, foi super interessante até pra mim, que não tenho nada a ver com a área de design. Acho que você investir nessa vertente de palestras, de verdade. Tem outros tipos de eventos e conferências no UK?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s