Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC)

Quando eu estava planejando o meu intercambio para a Irlanda, uma das únicas dúvidas que eu não achei uma resposta para foi a minha dúvida em relacão a seguro de saúde para cidadão europeu. Tudo que eu encontrava na internet era que alunos internacionais tinham que pagar pelo seguro saúde governamental e também escolher um seguro de saúde privado. Para alunos europeus o seguro governamental nao se aplicava, mas nunca encontrei nada além disso.

Por receio, acabei optando por fazer um seguro saúde particular e embarquei.

Como nunca precisei ir ao hospital na Irlanda, nem em nenhum outro lugar da europa, nao pesquisei mais a respeito. Foi só aqui no País de Gales que a realidade mudou, nao por precisar de hospital, mas por ter mais acesso a informacao.

O governo britanico disponibiliza na internet, no site www.gov.uk, tudo que o cidadao precisa saber sobre o Reino Unido. Foi lá que encontrei tudo que eu precisava saber sobre o European Health Insurance Card (EHIC) ou Cartão Europeu de Seguro de Saúde.

Cada país europeu possui o seu próprio sistema de saúde, que é disponível para todas as pessoas que oficialmente residam nesse país, sejam elas do proprio país, da UE ou internacionais. No Reino Unido, por exemplo, existe o NHS, que é gratuito, como o SUS brasileiro. Na Irlanda, o sistema é parecido com o NHS, mas é pago. Na Itália, o sistema de saúde também é gratuito, mas segue regras diferentes do NHS.

Deu pra entender?

European-Health-Insurance-Card

O propósito do EHIC é oferecer a seu portator, em qualquer país da europa, os benefícios que ele receberia no seu país. O EHIC nao é por nacionalidade e sim por permanencia, ou seja, um cidadao italiano (como eu) morando no Reino Unido, usufrui do sistema de saúde do Reino Unido, nao da Itália. Se por exemplo eu visitar Malta e lá ir ao hospital, serei coberto pelo NHS, nao pelo sistema italiano. O mesmo acontece com um britanico que mora na Espanha e precisou usar em Portugal. Ele é coberto pelo EHIC espanhol, nao britanico.

No caso de visitas ao próprio país, o EHIC nao é utilizado, porque a pessoa já está no sistema. O mesmo se aplica para pessoas que moram no seu país de origem, elas usam o sistema local e nao precisam de EHIC. O EHIC é para aquelas que viajam muito pela europa ou morar em outro país do bloco.

Trazendo pra realidade, caso voce esteja indo pra Irlanda com um passaporte europeu, assim que se registrar e tirar seu PPS, entre nesse site e solicite o seu EHIC. Se por acaso voce tiver alguma problema de saúde no seu mochilao pela europa, voce pode utilizar do sistema irlandes por lá. Caso voce esteja vindo pro Reino Unido, o link pra solicitar o EHIC é esse aqui.

Anúncios

19 comentários sobre “Cartão Europeu de Seguro de Saúde (EHIC)

  1. Vou tirar meu PPS com o passaporte alemão no dia 30 de novembro (agora eles só fazem por agendamento), assim que o número chegar pedirei o meu EHIC pra passar o Natal na Alemanha. Se tudo der certo com o cartão eu volto aqui e digo como foi o processo!

    • Conforme prometido, aqui vai o passo-a-passo para tirar o EHIC na Irlanda (a informação só é válida para quem tem cidadania europeia e PPSN ou visto de trabalho full time na Irlanda, não é válida para quem tem visto de estudante, mesmo que esteja trabalhando full time no período de férias):
      – Para solicitar o cartão deve-se preencher um formulário e entregar no seu Local Health Office, o cartão vem por correio
      – Caso vá viajar em poucos dias existe um formulário que substitui o cartão, mas deve ser carimbado no seu Local Health Office (sem o carimbo não vale nada)
      Todos os formulários e detalhes estão no site: http://www.hse.ie/eng/services/list/1/schemes/EHIC/
      Algumas observações:
      – O NHS, Reuno Unido, tem um site que mostra todos os direitos de quem tem o cartão EHIC nos países europeus, é interessante consultar (http://www.nhs.uk/NHSEngland/Healthcareabroad/countryguide/Pages/EEAcountries.aspx) antes de viajar – não importa o país emissor do cartão, os direitos são os mesmos
      – O EHIC não cobre transporte de helicóptero, então quem pretende viajar para fazer esportes de inverno deve contratar um seguro a parte (vale a pena, custa uns 20 euros e você não corre o risco de ter que pagar 500 mil euros depois de um resgate)

  2. Olá Rick, acabei de descobrir seu blog, e já estou adorando. E como funciona para quem está indo para a Irlanda com visto de trabalho mas não tem passaporte europeu?
    Desde já agradeço a atenção e ao seu blog por tudo.

    Abraços.

    • Oi, Fernada. Bom, nao sei ao certo MAS imagino que assim que voce pegar seu visto certinho voce pode solicitar o EHIC tb pq vc sera classificada como residente oficial (por conta do visto de trabalho). Estudantes nao sao classificados como residentes oficiais, apenas temporarios entao eles nao podem. Abraco

  3. Olá Rick, acabei de descobrir seu blog, e já estou adorando. E como funciona para quem está indo para a Roma com visto de trabalho mas não tem passaporte europeu?
    Desde já agradeço a atenção e ao seu blog por tudo.

    Parabéns Rickmartins !

    Abraços.

  4. Ola,

    Tambem tenho passaporte europeu e to com uma duvida em relacao ao EHIC. Nao vou pra UK, nem Irlanda. To indo pra Espanha ou Suecia, e to com duvidas, pois ao contrario do Reino Unido e Irlanda, parece que nesses paises so da pra pegar o EHIC sendo empregado ou ja estando la por um tempo. Voce sabe algo a respeito?

    Legal o blog.
    Abs

  5. Conforme prometido, aqui vai o passo-a-passo para tirar o EHIC na Irlanda (a informação só é válida para quem tem cidadania europeia e PPSN – mesmo assim talvez te peçam pra provar que tem residência permanente – ou visto de trabalho full time – que já implica que você tem residência permanente -, não é válida para quem tem visto de estudante, mesmo que esteja trabalhando full time no período de férias):

    – Para solicitar o cartão deve-se preencher um formulário e entregar no seu Local Health Office, o cartão vem por correio

    – Caso vá viajar em poucos dias existe um formulário que substitui o cartão, mas deve ser carimbado no seu Local Health Office (sem o carimbo não vale nada)

    Todos os formulários e detalhes estão no site: http://www.hse.ie/eng/services/list/1/schemes/EHIC/

    Algumas observações:

    – O NHS, do Reino Unido, tem um site que mostra todos os direitos de quem tem o cartão EHIC nos países europeus, é interessante consultar (http://www.nhs.uk/NHSEngland/Healthcareabroad/countryguide/Pages/EEAcountries.aspx) antes de viajar – não importa o país emissor do cartão, os direitos são os mesmos

    – O EHIC não cobre transporte de helicóptero, então quem pretende viajar para fazer esportes de inverno deve contratar um seguro a parte (vale a pena, custa uns 20 euros e você não corre o risco de ter que pagar 500 mil euros depois de um resgate)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s