Diferenças entre Irlanda e Reino Unido

Quando me mudei pra Irlanda, como a maioria das pessoas que lá chegam ou visitam, tinha em mente que a Ilha da Esmeralda era praticamente a mesma coisa que seu vizinho, o Reino Unido. Sempre soube que a Irlanda é independente e nunca a confundi como parte do Reino Unido, mas culturamente falando, sempre acreditei que ela era extremamente parecida com a Terra da Rainha Elizabeth.

E eu, como a maioria das pessoas, nao estava errado. As ilhas da Irlanda e da Grã-Bretanha sao realmente muito parecidas. Paisagens, clima, idioma, arquitetura, pratos típicos, estilo de vida, moda, esportes, cortes de cabelo e etc.

Irlanda e Reino Unido

Irlanda e Reino Unido

Essa semelhança cultural toda se deve ao fato de a Inglaterra ter exercido domínio sobre a Irlanda por mais de 800 anos e de ainda exercer tal domínio sobre a Irlanda do Norte, País de Gales e Escocia. Porém, mesmo com tantas semelhanças, sao nas diferenças que eles se tornam diferentes naçoes.

Como a Irlanda se tornou independente do Reino Unido há 100 anos atrás, as diferenças entre eles acabaram aumentando, por isso nesse primeiro post, vou apontar as diferencas que notei entre Irlanda e o Reino Unido como um todo. Quem sabe num proximo eu aponto as diferenças entre Irlanda e País de Gales.

Contas de casa: enquanto a galera na Irlanda está reclamando por ter que comecar a pagar a água, aqui no Reino Unido as familias pagam, além de água e energia, gás e council tax, que é uma taxa cobrada pela prefeitura para manter a cidade limpa e segura.

Pluralidade cultural: ainda é novidade na Irlanda encontrar alguém de 20 poucos anos de um etnia diferente que seja irlandes. Por aqui, nao dá saber quem é estrangeiro e quem nao é. Eu mesmo, já cai na mancada de perguntar “where are you from” pra alguém que nao parecida britânico, mas que nasceu aqui.

Negocios “reais”: aqui tem alguma coisa “real” em cada esquina.

Serviços e concorrencia: na Irlanda, geralmente existem apenas duas ou tres empresas de cada servico. As vezes, apenas uma, como é o caso dos onibus e dos trens. Por aqui, existem pelo menos umas quatro pra cada coisa. Sao várias empresas de onibus operando, quatro ou cinco de trem, muitos bancos diferentes, muitas companhias de celular, mais de duas empresas de energia elétrica e muitos supermercados e lojas.

Horário dos bancos: os bancos no Reino Unido abrem em horário comercial, das 9h as 17h. Alguns deles, inclusive, abrem aos sábados! Na Irlanda, eles abrem das 10h as 16h, como no Brasil.

Precos: pra quem ganha o salário minimo irlandes, €8.65 por hora, viver na Irlanda – nao em Dublin – nao é tao caro. Já quem ganha o minimo aqui, de £6.75, nao tem a mesma sorte, já que os precos praticamente sao bem similares com os precos irlandeses, mas ao invés de €, sao £.

Chá: aparentemente, cada regiao do Reino Unido tem o seu chá preferido e aqui no País de Gales, quem reina é o PG Tip. Nao encontro Lyons ou Barrys de jeito nenhum!

Populaçao: a Ilha da Esmeralda tem populacao total de 6 milhoes, sendo 1.5 milhao na Irlanda do Norte e 4.5 milhoes na Republica da Irlanda. O Reino Unido, no total, tem uma populacao estimada de 70 milhoes.

Supermercados: a Irlanda tem LIDL, ALDI, M&S, Dunnes Stores, Supervalu e Tesco. Aqui, além de LIDL, ALDI e M&S, também tem ASDA, Waitrose, Sainsbury’s, Morrisons, Ocado, Co-Operative e Heron.

Serviço de saude: graças ao NHS, a saude no Reino Unido é publica a todos os residentes no país. Na Irlanda, a saude é paga.

Política: no Reino Unido, a Rainha Elizabeth é oficialmente a dona de tudo. Absolutamente tudo. Do dinheiro, das casas, das fazendas, dos animais e até das árvores. Mas como nao vivemos mais na era medieval, ela nao abusa do poder e “repossessa” nada. O Parlamento Britânico funciona como se fosse o roda de conselheiros da Rainha, enquanto o Primeiro Ministro é o “mao do Rei”. A Irlanda, assim como o Brasil, é um Republica.

Por ora, essas sao as diferencas que notei. Se voce sabe de mais alguma, comente e me conte!

Anúncios

9 comentários sobre “Diferenças entre Irlanda e Reino Unido

    • Sim, bastante gente ne! Esse numero oficial conta com a Irlanda do Norte…mas laa so tem 1.5 milhao. SObre custos, to achando tudo bem parecido com a Irlanda…tirando algumas coisas em lojas que tem nos dois paises, tipo Primark, River Island e zaz…eles tem etiqueta com os dois precos e o preco em euro eh sempre menor uns 2,3 digitos.. Menos a GAP, cujos precos em libra sao mais caros! Agora nao sei se e pq eh americana e tem ~probleminha~ com US aqui… tipo, mtos videos do Yotube que eu podia ver na Irlanda, nao da aqui e aparece a mensagem q isso nao eh disponivel no meu pais. (Y)

  1. Pingback: Retrospectiva 2015 | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s