Vida de mestrando

Desde que me mudei pra Cardiff, o blog voltou a be busy e ter postagens regulares. Já falei de pontos turisticos de Cardiff, já falei de day-trips do País de Gales e na Inglaterra, já dei informacoes uteis, já falei de esportes e até já falei da faculdade…mas ainda nao toquei na parte mais importante de tudo isso: o mestrado.

Minhas aulas comecaram há pouco mais de um mes atrás, o que ao meu ver, já me dá o direito de falar do curso e das aulas com propriedade.

Traduzindo para o bom portugues, meu curso (MA in Graphic Communication) seria traduzido para Mestrado em Comunicacao Gráfica.

A turma de 2015/2016 tem um total de 14 alunos, divididos em duas salas: part-time e full-time. Eu sou da turma part-time, que tem tem 6 alunos, sendo eles 4 galeses, 1 suica e 1 brasileiro, eu.

A diferenca entre part-time e full-time é bem simples: nos temos dois anos academicos (Setembro-Maio 15/16 e 16/17) pra ver o conteudo que eles irao ver em um (Setembro-Maio 15/16). Ambas as turmas tem os 3 meses de verao (Junho-Agosto) para fazer o Major Project, ou Projeto Final.

Antes das aulas comecarem, eu tinha aquela ideia de que teria muita coisa pra ler, muito trabalho pra entregar, que minha vida iria virar de cabeca para baixo e que eu iria viver de miojo…o que é uma realidade para a turma full-time, que estuda 3 matérias ao mesmo tempo e vai pra faculdade 3 vezes por semana. Pra nos, o lance é um pouco mais ameno, já que vemos uma matéria de cada vez e temos aulas apenas uma vez por semana.

mestrado

Logo no dia da Induction, quando tudo isso nos foi explicado, confesso que desanimei um pouquinho e desejei estar na turma full-time, porque queria viver essa loucura. Esse desanimo foi-se embora logo nas duas primeiras aulas, pois grande parte da turma full-time acabou de sair da faculdade e nunca trabalhou com design. Já na turma part-time, todos nos trabalhamos na área há muito mais tempo e consequentemente, temos mais experiencia e somos mais maduros.

O que faz uma super diferenca na sala de aula.

Nossas aulas sao uma mistura de mesa de bate-papo, workshop e palestra. O professor, mestre em design e professional com mais de 25 anos de carreira, nos manda diversos artigos, links e PDFs no sistema da faculdade e, no dia da aula, discutimos os temas mais a fundo, debatemos e nos ajudamos.

Paralelo as aulas, temos os trabalhos, que sao dois por materia: um escrito e um prático. Usamos as aulas pra desenvolver melhor as ideias e buscar orientacao do professor e criticas construtivas do restante da turma.

O que eu estou achando mais interessante do curso sao exatamente essas discussoes mais aprofundadas e essa constante busca de respostas e perguntas através de livros, artigos e claro, cases reais. Além de também poder desenvolver em sala, nao apenas de casa, os trabalhos práticos.

Em novembro tenho que entregar o primeiro trabalho escrito, um branding case de uma marca local, que eu escolhi Shells, de Sligo, porque adoro a marca deles e a filosofia do café. Já o trabalho prático, para dezembro, é um projeto de branding, envolvendo logo, guia de identidade visual e materiais publicitários…esse ainda está em fase de sketching.

Por falar em sketching, somos aconselhados a manter todas as folhas que utilizarmos em nossos projetos, pois elas valem até 50% da nota. O motivo é simples, o professor nao quer avaliar apenas o trabalho final, mas sim o trajeto que percorremos até chegar nele.

Resumindo a opera toda, estou muito feliz e super empolgado com o que está por vir!

Anúncios

8 comentários sobre “Vida de mestrando

  1. Ai, Rick, sinta inveja de vida corrida de full time, não! Eu tenho pesadelo toda vez que penso no tanto de coisa que tenho que ler! hahaha…
    E no fim, realmente é melhor pra vc estar com pessoas que têm o mesmo perfil que o seu, até pra trocar figurinha, né?

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Livin' La Vida…Rick!

  3. Pingback: Fim do primeiro ano de mestrado e viagem de verão | Livin' La Vida…Rick!

  4. Pingback: Fim do segundo ano de mestrado | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s