As rochas milenares de Stonehenge

A primeira parada da day-trip promovida pela Uniao Estudantil de Cardiff, nao foi Bath, que contei no post anterior, mas sim as rochas milenares de Stonehenge, no sudoeste da Inglaterra.

Meu primeiro contato com Stonehenge, assim como o de muita gente, foi lá pelos meus 13-14 anos, selecionando fotos pra área de trabalho do meu computador.

Desde entao, Stonehenge me fascina.

Estudos indicam que as primeiras rochas foram colocadas lá há mais de 3 mil anos e que delas, até a construcao final do templo, foram quase mil anos, passando por várias geracoes de pessoas.

Até hoje ainda nao se sabe o porque Stonehenge foi construida. Alguns estudiosos acreditam que as rochas eram usadas como uma espécie de templo de adoracao a deuses, já outros acreditam que devido ao alinhamento perfeito com o sol, especialmente nos solsticios de verao e inverno, Stonehenge era usado como uma espécie de calendário e templo de celebracao as estacoes do ano.

Recentemente foi descoberto que Stonehenge foi também um cemitério de homens, devido a quantidade de restos humanos masculinos encontrados enterrados nas rochas menores que formam o anel de Stonehenge.

Stonehenge foi construido por um povo conhecido como neolitico, que habitavam grande parte da Gra-Bretanha. Os estudiosos afirmam que Stonehenge nao foi construida apenas pelo povo que habitava aquela regiao, mas sim por pessoas de toda a Gra-Bretanha e Irlanda. Alguns artefatos encontrados pelos estudiosos comprovam o envolvimento escoces, irlandes e gale
s na construcao de Stonehenge.

Os galeses, por exemplo, sao os responsáveis pelas grandes rochas que ficam dentro do circulo de rochas maiores, as “rochas azuis”, como sao conhecidas. Esse tipo de rocha, conhecida por seus poderes “curativos” é apenas encontrada no País de Gales, em Pemborkeshire, e foi levada pelos galeses até Stonehenge, acreditam os estudiosos, como uma forma de oferenda.

Enfim, existem diversas teorias sobre Stonehenge e seu misticismo, e se eu for falar um pouquinho de cada uma delas esse post vai ficar enorme, por isso vou parar por aqui. Se voce quiser dar uma pesquisada mais a fundo, indico esse, esse e esse link.

Agora, dá o play no video abaixo e vem conhecer Stonehenge comigo!

Anúncios

6 comentários sobre “As rochas milenares de Stonehenge

  1. Ahhhhh, que bacana! Esse é um dos lugares clááássicos pra se conhecer quando se visita o Reino Unido, né? Eu já ouvi gente dizer que ficou decepcionada porque o lugar não é tão grande quanto parece e outros (irlandeses), dizendo que Stonehenge não é nada perto de Newgrange aqui na Irlanda, que é muito maior e mais antiga e tal. Você chegou a ver Newgrange?

  2. Eu ri na parte que você diz que seu primeiro contato com Stonehenge foi escolhendo foto pra área de trabalho! hauahua… o meu foi ainda criança, assistindo TV Cultura!
    Amei a visita e vc? Ficou com os lábios ressecados por causa do vento também?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s