Bath, a cidade mais romana da Inglaterra

Uma das vantages de se morar em Cardiff é a proximidade da capital do País de Gales com a Inglaterra – pouco mais de 1h de carro, trem ou onibus e bum, fronteira cruzada e inumeras possibilidades de passeios no ‘big boss‘ do Reino Unido.

Stonehenge (post em breve) estava na minha lista de day-trips saindo de Cardiff desde decidi estudar aqui. Sei la porque, eu achei que Cardiff seria como Dublin e que teriam escritorios de turismos em cada esquina e que todos eles ofereceriam váááááárias opcoes de day-trips no País de Gales e na Inglaterra, mas infelizmente eu estava enganado. Nao encontrei um unico escritorio do tipo no centro de Cardiff e as poucas empresas que oferecem tal servico, apenas o fazem no País de Gales.

Por sorte, a Uniao Estudantil da Universidade de Cardiff promove day-trips, abertas a estudantes de qualquer universidade, durante todo o ano e estava oferecendo um pra Stonehenge e Bath por apenas £28. Super barato se levar em consideracao que o combo trem plus ticket pra lá saem £70.

Depois da visita `a Stonehenge, que falarei no proximo post, seguimos viagem `a cidade de Bath, em Somerset, na regiao sudoeste da Inglaterra.

Bath é uma das cidades mais velhas da Inglaterra, fundada pelos romanos no ano de 70D.C. e que recebeu o nome, Bath, que literalmente significa “banho”, devido a suas fontes de água quente e cristalina, que foram utilizadas por muitos e muitos anos pelos romanos como um spa de relaxamento e também como templo de adoracao a deusa Minerva, que segundo eles era a deusa responsável pelas águas termais de Bath.

O templo de Minerva e as banheiras de água quente, hoje preservadas e nao mais proprias para banho, ainda existem na cidade e podem ser visitadas indo até o Roman Bath Museum.

Roman baths em Bath

Roman baths em Bath

Bath é também conhecida como uma das cidades romanas mais bem preservadas do mundo, titulo que é facilmente reconhecido ao se andar na cidade. Se comparado ao restante da Inglaterra, Bath é bem diferente. A arquitetura dos prédios, as casas, as ruas, as igrejas…tudo lembra Roma.

Bath Abbey

Bath Abbey

O Bath Abbey é sem duvida uma das coisas mais romanas da cidade. Mesmo sendo, nos dias de hoje, uma igreja anglicana, o Abbey de Bath nao perdeu a sua “pompa” romana. Entrar na igreja é como entrar em uma das igrejas de Roma (linda e assustadora).

Um outro monumento super romano de Bath é o Circus, um circulo de casas bem no meio da cidade que foi construido fazendo referencia ao circos romanos.

Circus, Bath

Circus, Bath

Infelizmente eu fiquei apenas 4h na cidade e nao pude desbrava-la totalmente, mas o pouco que vi me deixou com uma vontade enorme de voltar e me aprofundar na historia de Bath.

Anúncios

9 comentários sobre “Bath, a cidade mais romana da Inglaterra

  1. Nossa, que demais! Quando fui pra Bristol a gente pensou em fazer um daytrip pra Bath, mas como já faríamos um daytrip pra Cardiff achamos melhor ficarmos quietinhos e descansar, sabe? Como temos você que mora aí pra visitar e o amigo do R. em Bristol, tenho certeza que outras oportunidades virão! Uma pena que não dá pra se banhar nas baths de Bath, né? hahaha

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s