10 coisas que sentirei falta da Irlanda (e de Sligo)

Estou super ansioso pra me mudar pra Cardiff, mas ao mesmo tempo super triste de deixar Sligo e a Irlanda. Por isso decidi fazer esse TOP 10 de coisas que vou sentir falta daqui, pra ter ainda mais razões pra voltar.

1. Benbulben (e o Ben)
Cardiff é uma cidade grande super privilegiada geograficamente, é cercada por montanhas e possui uma das costas mais belas do Reino Unido…mas não tem Benbulben e nem o Ben.

Benbulben é uma das montanhas mais famosas da Irlanda e fica aqui em Sligo, mas precisamente de frente para a janela do escritório onde trabalho. Ben é o unicórnio cavalo branco que mora na frente dela e que faz essa paisagem abaixo ser real TODOS OS DIAS.

Por mais bela que Cardiff seja, acho difícil eu dar essa sorte de novo.

benbulben-sligo

2. Barry’s Tea
A Irlanda é o país que mais consome chá no mundo e não é a toa, os caras sabem fazer o troço. Barry’s Tea é a marca mais famosa por aqui, é o chá da família tradicional irlandesa, o queridinho da mamãe e infelizmente, não está disponível no Reino Unido.

3. Música irlandesa
Ainda não fiz minha lição de casa na música galesa, mas aposto um pint de Guinness que não é tão legal quanto a irlandesa.

4. Usar ‘craic’ no dia-a-dia
Craic é uma palavra que aprendi na minha primeira semana na Irlanda e que desde então, faz parte do meu vocabulário diário. Não tem jeito melhor de conectar com um irlandês do que usando craic. Usar craic no meio de uma conversa com o irlandês te conecta com ele, do mesmo jeito que brasileiro se conecta com gringo quando eles aprendem a sambar ou aprendem a pronunicar “ão” corretamente.

5. Paddy’s Day
Saint Patrick’s Day ou São Patrício, como preferir. O dia de santo – que não tem nada a ver com o dito – mais celebrado do mundo. No País de Gales o Paddy’s Day não é celebrado como aqui na Irlanda, lá eles celebram o Saint David’s Day…mas que nem de longe é tão craic quanto Paddy’s Day.

6. O humor do irlandês
Não sei como é o humor do galês, mas se for um pouquinho que seja parecido com os vizinhos ingleses, sentirei muita falta do humor irlandês. Irlandês é o povo mais sarcástimo que já conheci e que tira sarro de si mesmo com uma maestria única.

7. A simplicidade do euro
A libra vale mais que o euro e isso não tem discussão, mas você já tentou contar 3,85 em moedas britânicas? O Reino Unido inventou o sistema mais confuso do mundo pra suas moedas e é tão, mas tão complicado.

8. Não ter que decorar o código postal
O único lugar na Irlanda que tem código postal é Dublin, que possui um sistema super simples. O resto do país não tem, o carteiro sabe onde a gente mora. Lá no Reino Unido tudo vem seguido de código postal e já estou sofrendo pra decorar o meu.

9. O sotaque irlandês
A Irlanda tem muitos sotaques diferentes, mas que cruzam-se entre si e formam um sotaque “padrão”. Esse sotaque “padrão”, que vai desde o “S” super arrastado de Sligo ao “U” com som de “O” com batata na boca de Dublin, foi votado o mais sexy do mundo e eu adoro.

10. Stranhill
Strandhill é uma vila que fica há 7km de Sligo town, onde moro. A vila fica de frente pro mar e tem a sua direita, a montanha Benbulben e a sua esquerda, a montanha Knocknarea. É o melhor gateaway da região e é tão…linda. Sentirei falta de dar um pulo lá depois do trabalho ou em um sábado a tarde.

strandhill_sligo

Anúncios

7 comentários sobre “10 coisas que sentirei falta da Irlanda (e de Sligo)

  1. Rick, boa noite,

    Eu estou pretendendo passar um dia, um dia e meio em Sligo, partindo de Londonderry. Vale a pena? O quê de cultural e realmente interessante a cidade tem? Estou te perguntando isso porque a viagem não é curtinha, para bate-e-volta ficaria cansativo, e provavelmente vai demandar um pernoite em Sligo. Então gostaria de ter a sua opinião sobre o custo/benefício.

    Muito obrigada,

    Lena Reis

    1. Oi, Lena. Hmm, depende. Eu acho Sligo super interessante pra quem gosta de coisas mais outdoor. Sao montanhas, praias, caminhadas, parques.. pra quem curte mais a cena cultural, museus e etc..nao tem opcao. E uma cidade pequena e muito charmosa, mas alem de cafes, pubs e restaurantes, nao tem muito o que fazer.

      abraco

  2. Oi Rick,
    Depois do seu post sobre Sligo, estou seriamente querendo mudar meu intercambio para lá rsrsrs.
    De inicio estou querendo Dublin,mas ainda tenho muitas duvidas na escolha certa.Vai ser meu primeiro intercambio e estou indo para aprender mesmo o inglês na marra e ter uma experiencia nova, de estudo e trabalho. Algum conselho para essa novata rsrsrs ? Como é a aceitação de brasileiro na cidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s