A Irlanda disse SIM

A Irlanda entrou pra história como o primeiro país do mundo a votar por meio de referendo popular o casamento igualitário. Com 62% dos votos, os irlandeses votaram SIM e hoje o casamento é um direito de todos, seja de casais de sexo oposto ou mesmo sexo.

Um avanço extraordinário, porque diferente dos outros 15 países do mundo onde o casamento igualitário é possível, incluindo o Brasil, a Irlanda irá alterar a sua constituição e uma vez na constituição, é um direito conquistado e que nunca mais será contestado.

No Brasil hoje o casamento igualitário é possível graças ao STJ, mas pode ser derrubado pela bancada fundamentalista e religiosa a qualquer momento, o que infelizmente é uma ameaça real.

equality-irlanda

O mais interessante disso tudo é que, quando eu nasci, em 1989, a Irlanda ainda era um dos países mais católicos e intolerantes com as diferenças do mundo. Por aqui, ser gay era crime até 1993 e o divórcio só foi legalizado em 1994. Até meados da década de 80, mães solteiras tinham os seus filhos arrancados de seus braços após o parto e enviados para orfanatos, enquanto a mãe era forçada a ir morar em uma das “casas lavanderias”, de resposabilidade da igreja católica, pois “desgraçavam” suas famílias.

E esse país intolerante, frio e rígido é hoje exemplo para todos os outros países do mundo.

Parabéns Irlanda e obrigado por me incluir nessa conquista.

Anúncios

4 comentários sobre “A Irlanda disse SIM

  1. Passei a semana ansiosa por essa votação, e o sábado todo esperando resultado! Parabéns Irlanda por essa conquista linda, um país pra botar inveja e ensinar muito os outros ❤

  2. Pingback: Retrospectiva 2015 | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s