A Irlanda entrou pra história como o primeiro país do mundo a votar por meio de referendo popular o casamento igualitário. Com 62% dos votos, os irlandeses votaram SIM e hoje o casamento é um direito de todos, seja de casais de sexo oposto ou mesmo sexo.
Um avanço extraordinário, porque diferente dos outros 15 países do mundo onde o casamento igualitário é possível, incluindo o Brasil, a Irlanda irá alterar a sua constituição e uma vez na constituição, é um direito conquistado e que nunca mais será contestado.
No Brasil hoje o casamento igualitário é possível graças ao STJ, mas pode ser derrubado pela bancada fundamentalista e religiosa a qualquer momento, o que infelizmente é uma ameaça real.
O mais interessante disso tudo é que, quando eu nasci, em 1989, a Irlanda ainda era um dos países mais católicos e intolerantes com as diferenças do mundo. Por aqui, ser gay era crime até 1993 e o divórcio só foi legalizado em 1994. Até meados da década de 80, mães solteiras tinham os seus filhos arrancados de seus braços após o parto e enviados para orfanatos, enquanto a mãe era forçada a ir morar em uma das “casas lavanderias”, de resposabilidade da igreja católica, pois “desgraçavam” suas famílias.
E esse país intolerante, frio e rígido é hoje exemplo para todos os outros países do mundo.
Parabéns Irlanda e obrigado por me incluir nessa conquista.
O que achei mais legal é que, ao contrário do que muita gente que não está aqui possa pensar, esse foi um assunto discutido e levantado em todos os cantos (o que também refletiu na quantidade de participantes na votação). Não foi algo como “ah, eu não ligo”, mesmo pra quem votou no não.
“Direito à igualdade”, acho que isso soa bonito demais! 😀
http://galwayhereicome.blogspot.com.br/
Eu não esperava outra coisa! Estou muito orgulhosa!
Passei a semana ansiosa por essa votação, e o sábado todo esperando resultado! Parabéns Irlanda por essa conquista linda, um país pra botar inveja e ensinar muito os outros ❤