Casamento gay na Irlanda – YES Equality

Ser gay na Irlanda, como eu escrevi nesse texto aqui, não é tão difícil como ser é gay em alguns países africanos, asiáticos ou no oriente médio, mas está longe de ser ideal.

O ideal seria que os gays, grupo que faço parte com muito orgulho, e todas as outras minorias existentes, tivessem os mesmos direitos que a maioria tem. Mas como o mundo ideal ainda não existe, continuamos na luta pra que ele se torne real um dia.

Aqui na Irlanda, a próxima luta dessa batalha pela igualdade acontecerá no dia 22 de maio, nas urnas.

No próximo dia 22 os irlandeses irão as urnas pra decidir se o casamento entre pessoas do mesmo sexo entra ou não na Constituição Federal. A pergunta que os irlandeses irão responder com YES (sim) ou NO (não) no referendo será: “marriage may be contracted in accordance with law by two persons without distinction as to their sex”, o que em tradução literal seria algo como “o casamento deve ser um contrato de acordo com a lei entre duas pessoas independente de seu sexo”.

A campanha pelo YES, chamada de YES EQUALITY está percorrendo a Irlanda toda e, com muito amor, cores e união, pedindo nada mais, nada menos do que justiça e igualdade para os milhares de gays na Irlanda que querem ter seus direitos atendidos.

yes-equality

Já a campanha NO…nem tanto. Os militaristas do NO, em sua maioria super religiosos e de idade mais avançada, estão jogando baixo e misturando assuntos que não tem nada a ver com o referendo, como barriga de aluguel, adoção e estão até dizendo que criança feliz é criança com pai e mãe.

Situação que exclui pessoas como eu, cujo pai morreu antes dos meus 2 anos e minha mãe nunca se casou novamente. Exclui também alguém cujo um dos pais morra amanhã ou depois. Ou ainda aquela pessoa que o pai/mãe abandonou/sumiu e foi criado por apenas um deles. Sem contar os casos de pessoas criadas pelos avós…tios…dupla de irmãs.

Os jovens irlandeses, gays ou não, estão se mexendo e promovendo o YES com força total. A cada dia mais e mais vídeos pipocam na internet (como esse) conscientizando a votar YES, ações online e até quebra de recorde (vídeo abaixo)! Os estudantes da União de Estudantes Irlandeses, quebraram o recorde mundial de maior coração feito com pessoas do mundo, pra mandar a mensagem “VOTE YES“.

As pesquisas apontam que o YES vai ganhar disparado, mas independente do resultado, a Irlanda entrará para a história no dia 22 de maio. A Irlanda será o primeiro país do mundo a tomar uma decisão tão grande em um referendo, já que todos os outros países que possuem casamento igualitário o fizeram em seus congressos, não em voto popular.

E você, YES or NO?

Anúncios

6 comentários sobre “Casamento gay na Irlanda – YES Equality

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s