Trabalhando no Reino Unido (País de Gales)

Nem todo mundo sabe a diferença entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Ilhas Britânicas e eu sinto que, antes de começar esse texto, eu preciso esclarecer isso. Se você sabe a diferença, pula pro terceiro parágrafo. Se você não sabe, assiste esse vídeo e leia o próximo parágrafo com muita calma.

Grã-Bretanha é uma ilha, do lado da Irlanda, que é formada por três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. Reino Unido é o nome dado ao estado soberano formado pela Ilha da Grã-Bretanha e pela Irlanda do Norte, cuja chefe de estado é a Rainha Elizabeth. As Ilhas Britânicas são Irlanda (país soberano e indepedente), Ilha do Homem (independente também), Grã-Bretanha e outras pequenas ilhas ao redor dessas.

Cada país do Reino Unido possuiu as suas próprias leis, mas no geral, o país divide tudo, incluindo as leis trabalhistas. Cidadãos britânicos e europeus, que queriam trabalhar em qualquer um dos 4 países do Reino Unido, precisam ter o NI (National Insurance), o equivalente britânico ao PPS irlandês.

O NI é um número de cadastro no sistema britânico, que permite que o empregador deduza as devidas taxas do empregado e que basicamente faz um cidadão existir no país. Sem NI, o cidadão não existe no sistema, não paga taxa e não pode receber nenhum tipo de benefício, incluindo o NHS (sistema de saúde público).

Pra tirar o NI é bem simples, é só ligar nos escritório do trabalho espalhados pelo país, marcar um horário e ir munido de passaporte e comprovante de residência.

Como eu ainda não me mudei, não tenho meu NI, mas já sei o endereço do escritório do trabalho de Cardiff e assim que estiver um endereço fixo, irei marcar meu horário e, com sorte, já entregar pro meu novo chefe.

Por que a vida é fácil assim.

Anúncios

12 comentários sobre “Trabalhando no Reino Unido (País de Gales)

  1. Só um comentário.
    Sou estudante da Cardiff University e estou terminando meu curso agora em setembro. Nós temos direito ao NHS por sermos estudantes full time e com um curso com duração superior a 6 meses. Não tenho o NI e tenho todos os direitos a assitencia médica que alguém que tem o NI. Então não se preocupe com isso, a menos que você decida trabalhar.
    Com documentação da universidade dizendo que é aluno full time você tem ainda desconto da Council tax.

    • Oi Lilly! Obrigado pelo comentario e que legaaaal! Sera que te verei por la?
      Entao, eu serei part-time e precisarei trabalhar sim…por isso precisarei do NI.

      • Infelizmente, eu acho que não. Estou terminando o meu mestrado e nós iremos trocar de países. Rsrs
        Você está vindo para o Reino Unido e eu estarei me mudando para Irlanda.
        Poderemos nos encontrar se você chegar aqui antes do final de agosto, quando me mudo.

  2. Pingback: Uma semana em Cardiff | Livin' La Vida…Rick!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s