10 motivos para não deixar a Irlanda de fora do seu mochilão na Europa

Escrevi esse texto originalmente pra ser publicado na seção ‘Brasileiros Viajantes‘ do blog Nômades Digitais, mas meu texto não foi aceito…rá! Bora publicar ele aqui então, né?

1. Riqueza cultural
Antes de sua independência, em 1919, a Irlanda, assim como Escócia e País de Gales, fazia parte do Reino Unido, chefiado pela Inglaterra. O domínio britânico por aqui durou quase mil anos, mas e antes dos britânicos, o que era a Irlanda?

A Irlanda é um país celta e a cultura dos celtas e druidas está em todo lugar por aqui. Eles influenciaram o idioma local, o irlandês (sim, eles tem um idioma próprio), a arte, a música e a religião. Além deles, temos os Vikings, que dominaram o país por alguns séculos também. Hoje, a Irlanda é um reflexo de tudo isso e por isso vale a pena ser conhecida.

2. O povo irlandês
Um erro muito comum é comparar o irlandês com o inglês. À parte o idioma, eles não tem nada a ver. Enquanto o inglês é reservado, nariz empinado e cheio de si, o irlandês é aberto, prestativo e muito simpático. Do norte europeu, o irlandês é o povo que mais se parece com os brasileiros. Estão sempre prontos pra ajudar, pra reunir os amigos e pra festejar. Com irlandês não tem tempo ruim – literalmente!

3. Os parques
Não é a toa que a Irlanda é conhecida como a ilha verde, por aqui, o verde está em todos os lugares. Os parques de Dublin são um charme à parte da cidade. Quando estiver por lá, não esqueça de dar uma passadinha no Saint Setephen’s Green, um dos parques mais românticos da cidade e no Phoenix Park, o maior parque aberto da Europa. Isso mesmo, da Europa. Se o dia estiver aberto e ensolarado, você vai poder ver os irlandeses lagarteando e aproveitando o sol.

4. Os cafés ou coffee houses
Eu sou aquele tipo de pessoa que troca fácil um pub por um café aconchegante com os amigos. Adoro um papo longo regado a hot chocolate e um pedaço de bolo. Se você é como eu, a Irlanda é o paraíso! Devido ao clima, que é constantemente frio, os “coffee houses” fazem o maior sucesso por aqui. Ao invés de ir aos gigantes (Starbucks, Costa, McCafé) eu te aconselho a ir naquele pequeninho, na esquina, escondinho de tudo. Eles reservam os melhores cafés da ilha!

5. As belas paisagens do interior
A maioria dos brasileiros que vem pra Irlanda cometem o mesmo erro: ficam todos os dias em Dublin. Dublin, a capital, é um destino maravilhoso, mas que pode ser facilmente feito em 2 dias. O mais belo da Irlanda está no interior! Os castelos, os rios, as montanhas, a imensidão verde, as estradas cercadas de ovelhas e vacas.

Eu poderia fazer uma lista enorme de lugares maravilhosos que você tem que conhecer, mas vou me conter em dizer só apenas alguns: Cliffs of Moher, Giant’s Causeway, Howth, Glendalough, Aaran Islands, Clare.

6. As cidades do interior
Esse tópico está um pouco ligado com o tópico anterior, mas resolvi separar porque as cidades do interior não necessariamente têm paisagens de tirar o fôlego, mas possuem o seu charme e valem muito a pena de serem desbravadas. Eu moro em Sligo, uma cidade de 20 mil habitantes, na costa oeste da Irlanda e posso dizer com prioridade, o interior da Irlanda é totalmente diferente de Dublin.

O irlandês do interior é ainda mais amigável, prestativo e festeiro do que o irlandês da capital. As cidades do interior preservam o melhor da Irlanda em todos os sentidos: comida, música, cultura, diversão. Quando você visita uma cidade do interior, você de fato se sente na Irlanda, fora que elas são sempre lindas!

7. A música irlandesa
A música tradicional irlandesa é deliciosa de ouvir e dançar. É aquele tipo de música que você pode ouvir por horas que você não vai cansar. Sabe aquela cena de Titanic, em que o Jack leva a Rose na base do navio e eles dançam loucamente? Então, eles estão dançando música tradicional irlandesa. O melhor lugar pra encontrar música irlandesa é no interior, naqueles pubs bem locais.

8. Os pubs
Ah, os pubs! Pra quem curte tomar “umazinha” ou “algumazinha” de vez em quando, a Irlanda é um prato, ops, um pint cheio! Não tem pra ninguém, o irlandês sabe o que faz em relação aos pubs. Na Irlanda, o pub não é apenas um lugar para ir e beber, o pub faz parte da cultura e da identidade irlandesa. É super comum ver famílias, crianças e até vovôs e vovós se divertindo nos pubs. No pub, todo mundo é igual!

9. O “craic”
O inglês do irlandês possui forte influência e um monte de expressões derivadas do irlandês gaélico, o idioma local (que já não é falado mais nas ruas) e uma das palavras mais ditas por eles é essa, craic. Não, não tem nada a ver com a droga. “Craic” significa algo como diversão, farra, animação, mas o irlandês usa pra tudo.

Aqui, tudo é o craic e eles fazem tudo pelo tal do craic.

Se você estiver por aqui e ouvir um “hey mate, what’s the craic?”, não se assuste, eles apenas estão dizendo “hey mate, how are you?” em um estilo mais irlandês.
Sair na Irlanda e não “have the craic”, não é sair na Irlanda! Anota na sua listinha: I need to have the craic!

10. O café-da-manhã
Depois de uma noite em pub, “having the craic”, o café-da-manhã irlandês é tudo que você precisa pra enfrentar o dia que está começando (ou já começou faz tempo dependendo da hora que você acordar). Ovos fritos, bacon, salsicha irlandesa, toast, feijão, cogumelos, tomates assados e black pudding.

É praticamente um levanta defunto!

Depois de um café-da-manhã irlandês, você nunca mais olhará o seu cereal Kellogg’s com os mesmos olhos, acredite.

Anúncios

6 comentários sobre “10 motivos para não deixar a Irlanda de fora do seu mochilão na Europa

    • Faça uma coisa nos primeiros meses…convença a si esmo a nao repetir café…depois de uns 6 meses, nao adianta..vc tem seu favorito e é dificil trocar, rs.

  1. Acompanho seu blog a muito tempo e é a primeira vez que comento, vi o post no site do Nomades sobre a Irlanda, e particularmente achei o seu melhor rsrsrsrs……

    • Oi, Luciana!!! Ai que delícia receber um primeiro comentário de alguém! Obrigado!!! Eu tb adorei escrever esse post, então nem liguei de que ele não tenha saído. Beijão!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s